Avaliação do efeito dos surfactantes na tensão superficial no processo de flotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André Luiz Alvarenga Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fabiano Rodrigues Tavares, Ana Cláudia Franca Gomes, Paulo Roberto de Magalhaes Viana
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/44392
Resumo: A redução da tensão superficial é necessária para manter a espuma estável durante o processo de transporte de partículas minerais da polpa. Embora os estudos de flotação tenham sido feitos com reagentes comerciais que atuam na tensão superficial, pouca ou nenhuma informação sobre estes reagentes está disponível publicamente. A obtenção de dados e estudos aprofundados sobre Concentração Crítica de Micelas (CMC) e Concentração Crítica de Hemi-Micelas (CHMC) poderiam melhorar a aplicação de surfactantes. O objetivo deste trabalho é compreender a influência de aminas com diferentes comprimentos de cadeias hidrocarbônicas (C6, C12 e C16), sulfonatos (C8 e C12), CTAB, oleato de sódio e Flotigan EDA na tensão superficial e no CHMC do sistema reagente/quartzo. Soluções diluídas destes reagentes foram preparadas em concentrações de 1x10-6mol/L a 1mol/L. A tensão superficial foi medida pelo método do anel no tensiômetro K10ST Kruss e o CHMC foi obtido a partir de micro-flotação de quartzo em tubo de Hallimond. As medidas de tensão superficial indicaram que a região polar do surfactante é a principal responsável por reduzir os níveis de tensão superficial de 76mN/m para 37 ou 27mN/m, uma vez que não houve diferenças significativas nos valores de tensão superficial na CMC para uma dada classe de coletores (grupo hidrofílico). O aumento da cadeia hidrocarbônica no surfatante contribui positivamente para diminuir a tensão da interface líquido-gás, atingindo a CMC em concentrações mais baixas. Além disso, há uma correlação direta entre CMC e CHMC para o sistema reagente/quartzo.
id UFMG_e553d3dde1339f312b15d4596b94fbd3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/44392
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Avaliação do efeito dos surfactantes na tensão superficial no processo de flotaçãoEvaluación del efecto de los surfactantes en la tensión superficial en el proceso de flotaciónConcentração Micelar CríticaSurfatantesMicroflotaçãoTensão SuperficialA redução da tensão superficial é necessária para manter a espuma estável durante o processo de transporte de partículas minerais da polpa. Embora os estudos de flotação tenham sido feitos com reagentes comerciais que atuam na tensão superficial, pouca ou nenhuma informação sobre estes reagentes está disponível publicamente. A obtenção de dados e estudos aprofundados sobre Concentração Crítica de Micelas (CMC) e Concentração Crítica de Hemi-Micelas (CHMC) poderiam melhorar a aplicação de surfactantes. O objetivo deste trabalho é compreender a influência de aminas com diferentes comprimentos de cadeias hidrocarbônicas (C6, C12 e C16), sulfonatos (C8 e C12), CTAB, oleato de sódio e Flotigan EDA na tensão superficial e no CHMC do sistema reagente/quartzo. Soluções diluídas destes reagentes foram preparadas em concentrações de 1x10-6mol/L a 1mol/L. A tensão superficial foi medida pelo método do anel no tensiômetro K10ST Kruss e o CHMC foi obtido a partir de micro-flotação de quartzo em tubo de Hallimond. As medidas de tensão superficial indicaram que a região polar do surfactante é a principal responsável por reduzir os níveis de tensão superficial de 76mN/m para 37 ou 27mN/m, uma vez que não houve diferenças significativas nos valores de tensão superficial na CMC para uma dada classe de coletores (grupo hidrofílico). O aumento da cadeia hidrocarbônica no surfatante contribui positivamente para diminuir a tensão da interface líquido-gás, atingindo a CMC em concentrações mais baixas. Além disso, há uma correlação direta entre CMC e CHMC para o sistema reagente/quartzo.Universidade Federal de Minas GeraisArgentinaIGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIASUFMG2022-08-19T17:17:36Z2022-08-19T17:17:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdf9789876612890http://hdl.handle.net/1843/44392porJornadas Argentinas de Tratamiento de MineralesAndré Luiz Alvarenga SantosFabiano Rodrigues TavaresAna Cláudia Franca GomesPaulo Roberto de Magalhaes Vianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-08-19T17:17:36Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/44392Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-08-19T17:17:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do efeito dos surfactantes na tensão superficial no processo de flotação
Evaluación del efecto de los surfactantes en la tensión superficial en el proceso de flotación
title Avaliação do efeito dos surfactantes na tensão superficial no processo de flotação
spellingShingle Avaliação do efeito dos surfactantes na tensão superficial no processo de flotação
André Luiz Alvarenga Santos
Concentração Micelar Crítica
Surfatantes
Microflotação
Tensão Superficial
title_short Avaliação do efeito dos surfactantes na tensão superficial no processo de flotação
title_full Avaliação do efeito dos surfactantes na tensão superficial no processo de flotação
title_fullStr Avaliação do efeito dos surfactantes na tensão superficial no processo de flotação
title_full_unstemmed Avaliação do efeito dos surfactantes na tensão superficial no processo de flotação
title_sort Avaliação do efeito dos surfactantes na tensão superficial no processo de flotação
author André Luiz Alvarenga Santos
author_facet André Luiz Alvarenga Santos
Fabiano Rodrigues Tavares
Ana Cláudia Franca Gomes
Paulo Roberto de Magalhaes Viana
author_role author
author2 Fabiano Rodrigues Tavares
Ana Cláudia Franca Gomes
Paulo Roberto de Magalhaes Viana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv André Luiz Alvarenga Santos
Fabiano Rodrigues Tavares
Ana Cláudia Franca Gomes
Paulo Roberto de Magalhaes Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Concentração Micelar Crítica
Surfatantes
Microflotação
Tensão Superficial
topic Concentração Micelar Crítica
Surfatantes
Microflotação
Tensão Superficial
description A redução da tensão superficial é necessária para manter a espuma estável durante o processo de transporte de partículas minerais da polpa. Embora os estudos de flotação tenham sido feitos com reagentes comerciais que atuam na tensão superficial, pouca ou nenhuma informação sobre estes reagentes está disponível publicamente. A obtenção de dados e estudos aprofundados sobre Concentração Crítica de Micelas (CMC) e Concentração Crítica de Hemi-Micelas (CHMC) poderiam melhorar a aplicação de surfactantes. O objetivo deste trabalho é compreender a influência de aminas com diferentes comprimentos de cadeias hidrocarbônicas (C6, C12 e C16), sulfonatos (C8 e C12), CTAB, oleato de sódio e Flotigan EDA na tensão superficial e no CHMC do sistema reagente/quartzo. Soluções diluídas destes reagentes foram preparadas em concentrações de 1x10-6mol/L a 1mol/L. A tensão superficial foi medida pelo método do anel no tensiômetro K10ST Kruss e o CHMC foi obtido a partir de micro-flotação de quartzo em tubo de Hallimond. As medidas de tensão superficial indicaram que a região polar do surfactante é a principal responsável por reduzir os níveis de tensão superficial de 76mN/m para 37 ou 27mN/m, uma vez que não houve diferenças significativas nos valores de tensão superficial na CMC para uma dada classe de coletores (grupo hidrofílico). O aumento da cadeia hidrocarbônica no surfatante contribui positivamente para diminuir a tensão da interface líquido-gás, atingindo a CMC em concentrações mais baixas. Além disso, há uma correlação direta entre CMC e CHMC para o sistema reagente/quartzo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2022-08-19T17:17:36Z
2022-08-19T17:17:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9789876612890
http://hdl.handle.net/1843/44392
identifier_str_mv 9789876612890
url http://hdl.handle.net/1843/44392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jornadas Argentinas de Tratamiento de Minerales
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Argentina
IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Argentina
IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829824358940672