Os Aranã e sua indianidade: disputas internas por legitimidade e o reconhecimento oficial como grupo indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas Carneiro de Carvalho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7EDT5Y
Resumo: Este trabalho se debruça sobre o processo de construção da identidade étnica do grupo indígena Aranã. A dissertação investiga como o grupo, ao se relacionar com diferentes agentes externos, construiu uma concepção própria da sua indianidade Aranã, utilizando, entretanto, informações e dados que eram desconhecidos anteriormente. Um dos pontos centrais desse trabalho é argu-mentar que a utilização de dados e informações externos, anteriormente desconhecidos pelo grupo, não invalida nem sua etnicidade sem seu processo de recuperação de suas tradições e de sua etnohistória. No caso Aranã, a comunidade sempre afirmava que era descendente de indíge-nas da região, que seus antepassados foram pegos no laço. Entretanto, eles desconheciam o no-me de seu grupo étnico. Foi buscando na historiografia ocidental que o grupo conseguiu (re)descobrir seu nome indígena. Dois grupos familiares distintos compunham os Aranã: a família Caboclo e a família Índio. O trabalho investiga como se deu essa cooperação entre as diferentes famílias e quais características comuns levaram a construção de uma identidade coletiva. Porém, as relações entre os dois grupos familiares acabaram tornando-se tensas o suficiente para provo-car uma divisão interna. A dissertação usa tanto entrevistas com documentos produzidos pelos Aranã para investigar como aconteceu a união entre as famílias, o desentendimento e, posteri-ormente, a divisão do grupo. Ao analisar as entrevistas e os documentos, pode-se perceber que existem várias questões por detrás daquilo que é explicitado. O trabalho utiliza teorias e metodo-logias sobre etnicidade e identidade para melhor abordar a o caso Aranã e acaba por fazer algu-mas sugestões sobre como abordar casos semelhantes de construção de uma identidade étnica.
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