Funcionalidade em adultos com transtorno do espectro autista: relações entre traços autísticos, variáveis psicossociais e funcionamento cognitivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Luíza Costa Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/31061
Resumo: Pessoas com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam dificuldades em relação a interação social e inflexibilidade comportamental, manifestos por prejuízos na compreensão social, comunicação e presença de comportamentos que podem ser restritos, repetitivos e/ou estereotipados. A presença desses traços varia em quantidade e intensidade, sendo assim, atualmente entende-se o transtorno dentro de uma visão dimensional. Portanto, é possível encontrar pessoas com autismo que apresentem sintomas severos e por isso necessitam de muito suporte, bem como pessoas que manifestam traços mais leves e consequentemente, menos prejuízos. Estas pessoas, consideradas pelo DSM-5 como autistas “nível 1”, foram o foco do presente estudo. Tivemos como objetivos: 1) realizar análise descritiva da Escala Quociente do Espectro do Autismo em uma amostra heterogênea brasileira, trata-se de uma escala que visa auxiliar o diagnóstico de casos com sintomatologia branda e 2) verificar sua precisão no diagnóstico de adultos; 3) caracterizar o perfil neurocognitivo de adultos com diagnóstico de TEA e com alto funcionamento; 4) além do perfil psicossocial; 5) e funcional desses indivíduos; 6) compreender as relações existentes entre sintomas de autismo, funcionamento psicossocial, cognitivo e adaptativo. Para isso, dividimos o estudo em três fases. Nas primeiras duas fases, utilizamos uma plataforma online para coleta de dados e obtivemos 1.024 voluntários. Em seguida, avaliamos via internet 157 adultos com TEA e 119 adultos com desenvolvimento neurotípico, e posteriormente 29 adultos com TEA e 19 controles presencialmente. Nossos resultados sugerem que traços de autismo e funcionalidade se correlacionam com todas as variáveis psicológicas investigadas: sintomas de depressão, ansiedade e TDAH, satisfação com a vida, falhas cognitivas, amor romântico e percepção facial/emocional. Além disso, também se correlacionam com memória operacional verbal e visuoespacial, e memória de longo prazo. Houve diferenças entre os grupos em todas as variáveis psicológicas, mas não houve em relação ao desempenho cognitivo. O estudo de autismo em adultos vem crescendo nos últimos anos e isso se faz necessário, visto que compreender as principais dificuldades e possíveis potencialidades dessa população promove melhor qualidade de vida, satisfação e quando necessário, possibilita a escolha de intervenções que sejam mais adequadas.
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Estas pessoas, consideradas pelo DSM-5 como autistas “nível 1”, foram o foco do presente estudo. Tivemos como objetivos: 1) realizar análise descritiva da Escala Quociente do Espectro do Autismo em uma amostra heterogênea brasileira, trata-se de uma escala que visa auxiliar o diagnóstico de casos com sintomatologia branda e 2) verificar sua precisão no diagnóstico de adultos; 3) caracterizar o perfil neurocognitivo de adultos com diagnóstico de TEA e com alto funcionamento; 4) além do perfil psicossocial; 5) e funcional desses indivíduos; 6) compreender as relações existentes entre sintomas de autismo, funcionamento psicossocial, cognitivo e adaptativo. Para isso, dividimos o estudo em três fases. Nas primeiras duas fases, utilizamos uma plataforma online para coleta de dados e obtivemos 1.024 voluntários. Em seguida, avaliamos via internet 157 adultos com TEA e 119 adultos com desenvolvimento neurotípico, e posteriormente 29 adultos com TEA e 19 controles presencialmente. Nossos resultados sugerem que traços de autismo e funcionalidade se correlacionam com todas as variáveis psicológicas investigadas: sintomas de depressão, ansiedade e TDAH, satisfação com a vida, falhas cognitivas, amor romântico e percepção facial/emocional. Além disso, também se correlacionam com memória operacional verbal e visuoespacial, e memória de longo prazo. Houve diferenças entre os grupos em todas as variáveis psicológicas, mas não houve em relação ao desempenho cognitivo. O estudo de autismo em adultos vem crescendo nos últimos anos e isso se faz necessário, visto que compreender as principais dificuldades e possíveis potencialidades dessa população promove melhor qualidade de vida, satisfação e quando necessário, possibilita a escolha de intervenções que sejam mais adequadas.People diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) present difficulties with social interaction and behavioral inflexibility, manifested by impairments in social understanding, communication and behaviors that may be restricted, repetitive and/or stereotyped. The presence of these traits varies in quantity and intensity, in this way, the disorder is now understood within a dimensional vision. Thus, it is possible to find people with autism who presents with severe symptoms and therefore needs more support, as well as people who manifest milder traits and consequently fewer impairments. These individuals, considered by DSM-5 as autistic "level 1", were the focus of the present study. We aimed to: 1) perform a descriptive analysis of the Autism Spectrum Quotient Scale in a heterogeneous Brazilian sample, it is a scale that aims to support the diagnosis of cases with mild symptoms, and 2) verify their accuracy in the diagnosis of adults; 3) to characterize the neurocognitive profile of adults diagnosed with ASD and with high functioning; 4) also the psychosocial profile; 5) and functional of these individuals; 6) understand the relationship between autism symptoms, psychosocial, cognitive and adaptive functioning. For this, we divided the study into three phases. In the first two phases, we used an online platform for data collection and obtained 1,024 volunteers. Then, we evaluated 157 adults with ASD and 119 adults with neurotypical development, and 29 adults with ASD and 19 controls personally. Our results suggest that autism traits and functionality correlate with all the psychological variables investigated: symptoms of depression, anxiety and ADHD, satisfaction with life, cognitive failures, romantic love and facial/emotional perception. They also correlate with verbal and visuospatial working memory, and long-term memory. There were differences between groups in all psychological variables, but there was no difference in cognitive performance. The study of autism in adults has been growing in recent years and this is necessary because understanding the main difficulties and possible potentialities of this population promotes a better quality of life, satisfaction and when necessary, allows the choice of interventions that are more adequate.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Medicina MolecularUFMGBrasilMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessTranstorno AutísticoCogniçãoPsicologiaImpacto PsicossocialAutismoFuncionalidadeCogniçãovariáveis psicológicasFuncionalidade em adultos com transtorno do espectro autista: relações entre traços autísticos, variáveis psicossociais e funcionamento cognitivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALFUNCIONALIDADE EM ADULTOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - relações entre traços autísticos, variáveis psicossociais e funcionamento cognitivo.pdfFUNCIONALIDADE EM ADULTOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - relações entre traços autísticos, variáveis psicossociais e funcionamento cognitivo.pdfapplication/pdf2217587https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31061/1/FUNCIONALIDADE%20EM%20ADULTOS%20COM%20TRANSTORNO%20DO%20ESPECTRO%20AUTISTA%20-%20%20rela%c3%a7%c3%b5es%20entre%20tra%c3%a7os%20aut%c3%adsticos%2c%20vari%c3%a1veis%20psicossociais%20e%20funcionamento%20cognitivo.pdf967b32e15015afe148b6a52a0e186042MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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