Reelaborações musicais no Choro Ímpar de Maurício Carrilho: sugestões técnico-interpretativas para a adaptação, ao bandolim 10 cordas, de elementos idiomáticos de instrumentos de sopro presentes na gravação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pablo de Malta Campos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/41238
Resumo: O presente projeto tem por finalidade a reelaboração musical, para o Bandolim 10 cordas, de três músicas do disco Choro Ímpar, ano 2007, do compositor Maurício Carrilho. Para isso, por meio de técnicas, ornamentos e articulações de bandolim tradicionalmente utilizadas no choro, e da análise de elementos idiomáticos dos instrumentos de sopro (flauta transversal, saxofone alto e clarinete) transcritos de faixas do disco, especificamente selecionadas para este trabalho, sugeriu- se técnicas a serem utilizadas para suprir tais elementos no Bandolim 10 cordas, levando em conta as características interpretativas do instrumento no choro, do instrumentista e do compositor, e a relação de incorporação de elementos idiomáticos de diferentes instrumentos inerente à prática musical das rodas de choro e presente na própria história desse estilo. A importância do disco, tanto em razão da sua peculiaridade de conter apenas choros compostos em compassos pouco convencionais no gênero, como da maneira que as músicas foram elaboradas dentro de características do gênero, será evidenciada, assim como a importância do compositor Maurício Carrilho na música brasileira. O projeto também visa pesquisar a motivação do compositor e a contextualização do disco Choro Ímpar no universo do choro, estabelecendo a sua relação com as práticas criativas e adaptativas do processo de reelaboração musical.
id UFMG_e706cfb1eae2ff59114ddd28a6b3585a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/41238
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Clifford Hill Kormanhttp://lattes.cnpq.br/7185852622406413Pedro de Moura AragãoMarcos Flávio de Aguiar Freitashttp://lattes.cnpq.br/0551238452229796Pablo de Malta Campos2022-04-29T00:05:33Z2022-04-29T00:05:33Z2020-10-30http://hdl.handle.net/1843/41238O presente projeto tem por finalidade a reelaboração musical, para o Bandolim 10 cordas, de três músicas do disco Choro Ímpar, ano 2007, do compositor Maurício Carrilho. Para isso, por meio de técnicas, ornamentos e articulações de bandolim tradicionalmente utilizadas no choro, e da análise de elementos idiomáticos dos instrumentos de sopro (flauta transversal, saxofone alto e clarinete) transcritos de faixas do disco, especificamente selecionadas para este trabalho, sugeriu- se técnicas a serem utilizadas para suprir tais elementos no Bandolim 10 cordas, levando em conta as características interpretativas do instrumento no choro, do instrumentista e do compositor, e a relação de incorporação de elementos idiomáticos de diferentes instrumentos inerente à prática musical das rodas de choro e presente na própria história desse estilo. A importância do disco, tanto em razão da sua peculiaridade de conter apenas choros compostos em compassos pouco convencionais no gênero, como da maneira que as músicas foram elaboradas dentro de características do gênero, será evidenciada, assim como a importância do compositor Maurício Carrilho na música brasileira. O projeto também visa pesquisar a motivação do compositor e a contextualização do disco Choro Ímpar no universo do choro, estabelecendo a sua relação com as práticas criativas e adaptativas do processo de reelaboração musical.This project proposes the musical re-elaboration, for 10-string mandolin, of three songs from the recording Choro Ímpar (2007), by the composer Maurício Carrilho. For this, we will identify mandolin techniques, ornaments and articulations traditionally used in choro and, through analysis of idiomatic elements of wind instruments (transverse flute, alto saxophone and clarinet) transcribed from discs selected for this work, techniques used to furnish issues in 10 strings mandolin were suggested, taking into account the interpretive characteristics of the instrument in choro, of the instrumentalist and of the composer, and the natural relationship of incorporating idiomatic elements from different methods in the practice of choro wheels and in the story itself, make style. The importance of the disc, both because of its peculiarity that it contains only odd- meter compositions as the way the songs are elaborated within this language, will be evidenced, as well as the importance of the composer Maurício Carrilho in brazilian music. The project also aims to investigate the motivation and contextualization of the album Choro Ímpar in the universe of choro, to establish its relationship with the creative and adaptive practices of the musical re-elaboration process.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessPerformance MusicalMúsica para soprosChoro (Música)Carrilho, MaurícioBandolim 10 cordasChoroChoro ÍmparMaurício CarrilhoInterpretaçãoImprovisaçãoReelaboração musicalReelaborações musicais no Choro Ímpar de Maurício Carrilho: sugestões técnico-interpretativas para a adaptação, ao bandolim 10 cordas, de elementos idiomáticos de instrumentos de sopro presentes na gravaçãoMusical re-elaborations in Choro Ímpar by Maurício Carrilho: technical-interpretative suggestions for the adaptation, to the 10-string mandolin, of idiomatic elements of wind instruments present in the recordinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41238/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD55ORIGINALDissertação Pablo de Malta C..pdfDissertação Pablo de Malta C..pdfREELABORAÇÕES MUSICAIS NO CHORO ÍMPAR DE MAURÍCIO CARRILHO: sugestões técnico-interpretativas para a adaptação, ao bandolim 10 cordas, de elementos idiomáticos de instrumentos de sopro presentes na gravaçãoapplication/pdf30004211https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41238/4/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Pablo%20de%20Malta%20C..pdff47fd9bc4be56f4e307aa53605586860MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41238/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD521843/412382022-04-28 21:05:33.524oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-04-29T00:05:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reelaborações musicais no Choro Ímpar de Maurício Carrilho: sugestões técnico-interpretativas para a adaptação, ao bandolim 10 cordas, de elementos idiomáticos de instrumentos de sopro presentes na gravação
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Musical re-elaborations in Choro Ímpar by Maurício Carrilho: technical-interpretative suggestions for the adaptation, to the 10-string mandolin, of idiomatic elements of wind instruments present in the recording
title Reelaborações musicais no Choro Ímpar de Maurício Carrilho: sugestões técnico-interpretativas para a adaptação, ao bandolim 10 cordas, de elementos idiomáticos de instrumentos de sopro presentes na gravação
spellingShingle Reelaborações musicais no Choro Ímpar de Maurício Carrilho: sugestões técnico-interpretativas para a adaptação, ao bandolim 10 cordas, de elementos idiomáticos de instrumentos de sopro presentes na gravação
Pablo de Malta Campos
Bandolim 10 cordas
Choro
Choro Ímpar
Maurício Carrilho
Interpretação
Improvisação
Reelaboração musical
Performance Musical
Música para sopros
Choro (Música)
Carrilho, Maurício
title_short Reelaborações musicais no Choro Ímpar de Maurício Carrilho: sugestões técnico-interpretativas para a adaptação, ao bandolim 10 cordas, de elementos idiomáticos de instrumentos de sopro presentes na gravação
title_full Reelaborações musicais no Choro Ímpar de Maurício Carrilho: sugestões técnico-interpretativas para a adaptação, ao bandolim 10 cordas, de elementos idiomáticos de instrumentos de sopro presentes na gravação
title_fullStr Reelaborações musicais no Choro Ímpar de Maurício Carrilho: sugestões técnico-interpretativas para a adaptação, ao bandolim 10 cordas, de elementos idiomáticos de instrumentos de sopro presentes na gravação
title_full_unstemmed Reelaborações musicais no Choro Ímpar de Maurício Carrilho: sugestões técnico-interpretativas para a adaptação, ao bandolim 10 cordas, de elementos idiomáticos de instrumentos de sopro presentes na gravação
title_sort Reelaborações musicais no Choro Ímpar de Maurício Carrilho: sugestões técnico-interpretativas para a adaptação, ao bandolim 10 cordas, de elementos idiomáticos de instrumentos de sopro presentes na gravação
author Pablo de Malta Campos
author_facet Pablo de Malta Campos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Clifford Hill Korman
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7185852622406413
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pedro de Moura Aragão
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcos Flávio de Aguiar Freitas
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0551238452229796
dc.contributor.author.fl_str_mv Pablo de Malta Campos
contributor_str_mv Clifford Hill Korman
Pedro de Moura Aragão
Marcos Flávio de Aguiar Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Bandolim 10 cordas
Choro
Choro Ímpar
Maurício Carrilho
Interpretação
Improvisação
Reelaboração musical
topic Bandolim 10 cordas
Choro
Choro Ímpar
Maurício Carrilho
Interpretação
Improvisação
Reelaboração musical
Performance Musical
Música para sopros
Choro (Música)
Carrilho, Maurício
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Performance Musical
Música para sopros
Choro (Música)
Carrilho, Maurício
description O presente projeto tem por finalidade a reelaboração musical, para o Bandolim 10 cordas, de três músicas do disco Choro Ímpar, ano 2007, do compositor Maurício Carrilho. Para isso, por meio de técnicas, ornamentos e articulações de bandolim tradicionalmente utilizadas no choro, e da análise de elementos idiomáticos dos instrumentos de sopro (flauta transversal, saxofone alto e clarinete) transcritos de faixas do disco, especificamente selecionadas para este trabalho, sugeriu- se técnicas a serem utilizadas para suprir tais elementos no Bandolim 10 cordas, levando em conta as características interpretativas do instrumento no choro, do instrumentista e do compositor, e a relação de incorporação de elementos idiomáticos de diferentes instrumentos inerente à prática musical das rodas de choro e presente na própria história desse estilo. A importância do disco, tanto em razão da sua peculiaridade de conter apenas choros compostos em compassos pouco convencionais no gênero, como da maneira que as músicas foram elaboradas dentro de características do gênero, será evidenciada, assim como a importância do compositor Maurício Carrilho na música brasileira. O projeto também visa pesquisar a motivação do compositor e a contextualização do disco Choro Ímpar no universo do choro, estabelecendo a sua relação com as práticas criativas e adaptativas do processo de reelaboração musical.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-29T00:05:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-29T00:05:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/41238
url http://hdl.handle.net/1843/41238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41238/5/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41238/4/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Pablo%20de%20Malta%20C..pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41238/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
f47fd9bc4be56f4e307aa53605586860
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589425614028800