Literatura infantil dos kits de literatura afro-brasileira da Prefeitura de Belo Horizonte (MG): um currículo para ressignificação das relações étnico-raciais?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniela Amaral Silva Freitas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HMHL3
Resumo: Instigantes, sedutoras, divertidas, criativas, surpreendentes. Esses são alguns dos adjetivos utilizados para se referir às histórias infantis. Essas histórias voltadas para crianças, no entanto, não se constituem só de encanto e diversão, elas também produzem sentidos sobre o mundo e as coisas do mundo; ensinam sobre raça/etnia e gênero; instituem normas e governam condutas. Ensinam modos de ser, de agir, de pensar, de desejar, de olhar para si e para o outro. Disputam espaço com discursos provenientes das mais diversas esferas (familiar, escolar, religiosa, política...) para a produção de saberes e de sujeitos. Esses pressupostos foram de grande importância para a pesquisa realizada para esta tese de doutorado que tem como objetivo analisar os livros de literatura infantil que compõem os kits de literatura afro-brasileira organizados pela Prefeitura de Belo Horizonte e distribuídos a todas as escolas da rede municipal como artefatos culturais envolvidos na produção de sujeitos educados para a ressignificação das relações étnico-raciais. Isso porque tais kits fazem parte de uma política pública que visa a atender às leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 que tornam obrigatório o ensino de história e cultura africanas, afro-brasileiras e indígenas no ensino fundamental e médio, das escolas brasileiras. Inspirada pelos estudos culturais, pelos estudos pós-coloniais e pelos estudos pós-críticos de currículo, e utilizando ferramentas teórico-metodológicas retiradas sobretudo desses estudos e da obra de Michel Foucault, esta tese investiga os livros de literatura infantil, que fazem parte dos kits de literatura afro-brasileira da PBH, para analisar como o/a negro/a e o/a indígena são representados/as em meio às narrativas e ilustrações. Esta tese investiga, portanto, os significados divulgados sobre esses sujeitos e os efeitos discursivos dessas representações e significações. O argumento geral da tese é o de que os livros de literatura infantil que compõem os kits da PBH constituem um currículo que faz parte das lutas culturais por mudanças de significados e por reconfigurações das relações de poder-saber, ao concorrer para colocar, na ordem do discurso, saberes e sujeitos antes silenciados e negados, contribuindo para promover uma educação e uma ressignificação das relações étnico-raciais. Nesse sentido, as formas como os/as negros/as e os/as indígenas são apresentados/as no material investigado são analisadas como estratégias de poder que disputam sentidos com outros discursos, divulgados em outros espaços e artefatos, sobre esses sujeitos. Os livros de literatura infantil investigados pretendem, assim, regular e governar seu público-leitor para lidar de outros modos com as relações étnico-raciais. Assim, observa-se, no material analisado uma nova rede de saberes ser tecida, na qual negros/as e indígenas são produzidos por meio de discursos mais plurais, nos quais características positivas passam ser a tônica de sua composição e divulgação.
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Inspirada pelos estudos culturais, pelos estudos pós-coloniais e pelos estudos pós-críticos de currículo, e utilizando ferramentas teórico-metodológicas retiradas sobretudo desses estudos e da obra de Michel Foucault, esta tese investiga os livros de literatura infantil, que fazem parte dos kits de literatura afro-brasileira da PBH, para analisar como o/a negro/a e o/a indígena são representados/as em meio às narrativas e ilustrações. Esta tese investiga, portanto, os significados divulgados sobre esses sujeitos e os efeitos discursivos dessas representações e significações. O argumento geral da tese é o de que os livros de literatura infantil que compõem os kits da PBH constituem um currículo que faz parte das lutas culturais por mudanças de significados e por reconfigurações das relações de poder-saber, ao concorrer para colocar, na ordem do discurso, saberes e sujeitos antes silenciados e negados, contribuindo para promover uma educação e uma ressignificação das relações étnico-raciais. Nesse sentido, as formas como os/as negros/as e os/as indígenas são apresentados/as no material investigado são analisadas como estratégias de poder que disputam sentidos com outros discursos, divulgados em outros espaços e artefatos, sobre esses sujeitos. Os livros de literatura infantil investigados pretendem, assim, regular e governar seu público-leitor para lidar de outros modos com as relações étnico-raciais. Assim, observa-se, no material analisado uma nova rede de saberes ser tecida, na qual negros/as e indígenas são produzidos por meio de discursos mais plurais, nos quais características positivas passam ser a tônica de sua composição e divulgação.Provocative, seductive, fun, creative, amazing: these are some of the adjectives used to refer to children's stories. These stories aimed at children, however, are not only charming and fun, they also produce meanings about the world and the things of the world; teach about race /ethnicity and gender; establishing standards and govern behavior. Teach ways of being, to act, to think, to want, to look at themselves and each other. Jostle for space with discourses from the most diverse spheres (family, school, religious, political ...) for the production of knowledge and subjects. These assumptions were of great importance to the research conducted for this thesis aims to examine the books of children's literature that make up kits african-brazilian literature organized by the Municipality of Belo Horizonte and distributed to all municipal schools as cultural artifacts involved in producing educated for the redefinition of ethnic and race relations subjects. This is because such kits are part of a public policy to meet the Act No. 10.639/03 and 11.645/08 paragraph which make it compulsory to african-brazilian teaching of African history and culture, and indigenous in elementary and secondary education in Brazilian schools. Inspired by cultural studies, post-colonial studies by and the post-critical curriculum studies and using theoretical and methodological tools drawn from these studies and especially the work of Michel Foucault, this thesis investigates the books of children's literature, which are part of kits of african-brazilian literature at PBH, to analyze how the blacks and indigenous are represented in the narratives and illustrations. This thesis therefore investigates the meanings disclosed about these subjects and discursive effects of these representations and meanings. The general argument of the thesis is that the books of children's literature that make up the kits of PBH constitute a curriculum that is part of the cultural struggles for change of meanings and reconfigurations of the relations of power-knowledge, to compete for place in order discourse, knowledge and subjects before silenced and denied, contributing to promote education and a redefinition of ethnic-racial relations. In this sense, the ways / as black / as and / indigenous are presented / in the investigated material are analyzed as strategies of power that senses vie with other discourses, published in other spaces and artifacts on these subjects. The books of children's literature investigated thereby seeking to regulate and govern its readership in other ways to deal with the ethnic-racial relations. Thus, it is observed in the material examined a new knowledge network be woven, in which blacks and the indigenous are produced by more plural discourses in which positive features are being main in its composition and distribution.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCurriculosRelações étnicasLiteratura infanto-juvenilPoder-saberLiteratura infantilRaça/etniaCulturaCurrículoKits de literatura afro-brasileiraLiteratura infantil dos kits de literatura afro-brasileira da Prefeitura de Belo Horizonte (MG): um currículo para ressignificação das relações étnico-raciais?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdaniela_amaral_silva_freitas___tese.pdfapplication/pdf5489129https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HMHL3/1/daniela_amaral_silva_freitas___tese.pdfa3f595768b79e086c41251dbd319a949MD51TEXTdaniela_amaral_silva_freitas___tese.pdf.txtdaniela_amaral_silva_freitas___tese.pdf.txtExtracted texttext/plain662720https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HMHL3/2/daniela_amaral_silva_freitas___tese.pdf.txtb7a5f3e65c6e5d3cac5a2ee409829779MD521843/BUBD-9HMHL32019-11-14 08:13:35.077oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9HMHL3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:13:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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