spelling |
Beatriz Valadares CendonLuiz Claudio Gomes MaiaJorge Alexandre Barbosa NevesRicardo Rodrigues BarbosaNadia Ameno Ribeiro2019-08-10T18:40:43Z2019-08-10T18:40:43Z2013-11-29http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5HBTA presente investigação teve como foco estudar o comportamento de busca dos docentes usuários do Portal Periódicos CAPES. Os docentes selecionados para a realização dessa pesquisa estavam distribuídos por 17 universidades federais brasileiras. A dissertação utilizou dados secundários coletados em um web-survey que usou uma metodologia principalmente quantitativa, com alguns dados qualitativos. Os dados foram coletados através de questionários eletrônicos enviados aos usuários por e-mail via internet. A análise das estratégias de busca utilizadas no Portal CAPES nos revelou que dos 5176 respondentes, 80% (4100 respondentes), ao efetuarem uma busca por assunto, inicialmente pesquisam em base de dados, identificam as referências dos artigos ou revistas, e somente depois acessam o Portal CAPES para obter o texto completo. A análise dos três tipos de estratégias de busca utilizadas pelos usuários no Portal nos revelou que 44% dos respondentes efetuam a busca por título do periódico, 38% realizam a busca por áreas do conhecimento, e somente 18% recorrem à busca por editores para encontrar o artigo.A pesquisa também analisou dados qualitativos sobre as principais barreiras e problemas de uso do Portal. Os comentários foram divididos em nove categorias iniciais, que foram agrupados em três categorias principais de acordo com sua semelhança de conteúdo: (1) Aspectos Pessoais, (2) Aspectos do Sistema e (3) Aspectos Institucionais. A análise revelou que Categoria 3, Aspectos Institucionais, concentrou a maior parte dos comentários (48%), enquanto a categoria 2, Aspectos do Sistema obteve 42% dos comentários, e a Categoria 1, Aspectos Pessoais teve o menor número de observações, com 10 % dos comentários. Em virtude disso, constatou-se que Portal poderia ser mais utilizado se os fatores da categoria 3 (Aspectos Institucionais) e da categoria 2 (aspectos do sistema) fossem reduzidos ou solucionados, principalmente, porque a maioria dos comentários pertencem a essas categorias. Os resultados mostram que o Portal CAPES não é utilizado em todo o seu potencial.The present research evaluated the information behavior faculty have when searching for information in the Capes Portal of E-Journals. The Capes Portal of E-Journals offers more than 35 thousand scientific journals and is considered the largest of its type in Latin America. The faculty selected for carrying out this research were distributed throughout 17 federal Brazilian universities from the 5 geographic regions of the country. The data was collected by means of a web-survey which used a mainly quantitative methodology, with some qualitative data. The analysis of the search strategies used in the CAPES Portal revealed that 80% (4100) of the respondents), when searching for a subject, initially search a reference database in the Portal to identify articles or periodicals, and only after that access the full text journal databases . The results show that 44 % of respondents used the search by journal title; 38 % used the option of searching by area of knowledge and 18 % chose to search by publisher. The research also analyzed qualitative data about main barriers and problems to use the Portal. The comments were subdivided into nine initial categories, which were regrouped into three main categories according to their content similarity: (1) Personal Aspects; (2) Aspects of the System and (3) Institutional Aspects. The analysis revealed that Category 3, Institutional Aspects, concentrated the greatest part of the comments (48%), while Category 2, Aspects of the System obtained 42% of the comments, and Category 1, Personal Aspects, had the smallest number of the comments, 10%. The Portal could be more utilized if factors in Categories 3 (Institutional Aspects) and 2 (Aspects of the System), where most of the comments fall, were addressed. The results show that the Capes Portal is not used in its full potential.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComportamento informacionalCiência da informaçãoPeriódicos eletrônicosEstudo de usuáriosPeriódicos eletrônicosComportamento de busca da informaçãoPortal Periódicos CAPESEstudo do comportamento de busca dos usuários do Portal Periódicos Capesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALribeiro__n_dia_ameno._estudo_do_comportamento_de_busca_dos_usu_rios_do__portal_peri_dicos_capes._2.pdfapplication/pdf4426758https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q5HBT/1/ribeiro__n_dia_ameno._estudo_do_comportamento_de_busca_dos_usu_rios_do__portal_peri_dicos_capes._2.pdfa29b55d37d758fe3cde4edd34756dbcdMD51TEXTribeiro__n_dia_ameno._estudo_do_comportamento_de_busca_dos_usu_rios_do__portal_peri_dicos_capes._2.pdf.txtribeiro__n_dia_ameno._estudo_do_comportamento_de_busca_dos_usu_rios_do__portal_peri_dicos_capes._2.pdf.txtExtracted texttext/plain196247https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q5HBT/2/ribeiro__n_dia_ameno._estudo_do_comportamento_de_busca_dos_usu_rios_do__portal_peri_dicos_capes._2.pdf.txte0442bb62683c9ac7c292efd7514d585MD521843/BUBD-9Q5HBT2019-11-14 10:39:30.63oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9Q5HBTRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:39:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|