Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Rodney Rezende Saldanhahttp://lattes.cnpq.br/6139200689397504Braz de Jesus Cardoso FilhoIgor Amariz PiresCristiano Leite de CastroAlexandre Wagner Chagas FariaAdelino Pinheiro Silvahttp://lattes.cnpq.br/6936288171266441Marley Rosa Luciano2023-08-11T20:11:58Z2023-08-11T20:11:58Z2023-06-15http://hdl.handle.net/1843/57763Este trabalho tem a missão de compartilhar e incentivar as boas práticas de validação e verificação utilizando plataformas xIL, partindo de uma tecnologia já reconhecida e implantada porém não explorada totalmente. Esta tecnologia é a parte da utilização de ferramentas de testes automáticos, Model in the loop - Software in the Loop e Hardware in the loop ambas comentadas neste trabalho, para testar centrais automotivas, na qual será citada neste trabalho a unidade de controle eletrônica body computer module, a qual, basicamente, realiza testes componentes individuais ou sistêmicos com a integração de uma ou mais centrais. O desenvolvimento tecnológico em utilizar novos materiais faz com que o hardware sofra mudanças constantemente, com isso surgem novas criticidades para os projetistas em entregar o componente com qualidade e segurança. A eletrificação alterou a premissa do desenvolvimento de veículos, trazendo design e desempenho, mas acima de tudo, retornou a sociedade o alerta sobre os impactos causados à terra pelo excessivo consumo de combustíveis fósseis. A corrida industrial pela eficiência e segurança vem alterando a disponibilidade de veículos com menor emissão de carbono comparado aos veículos a propulsão já renomados, trazendo automatização de diversos componentes dos carros. A autonomia energética é cada vez mais requisitada pelo consumidor, impulsionando o desenvolvimento de centrais automotivas com velocidade de comunicação, baixo consumo de energia e confiabilidade. A evolução dos sistemas de iluminação veicular, onde faróis e lanternas de bulbo agora são leds, modificou o desenvolvimento que antigamente era um simples circuito de eletrônica, para drives de controle de comando rápido, mudança de intensidade e comunicação em alta velocidade entre as redes do veículo. Estas mudanças tecnológicas fizeram com que as fabricantes de veículos mudassem a forma de testar seus veículos e encontrasse soluções econômicas para evitar possíveis problemas de projeto. A validação de centrais automotivas e seus componentes é fundamental para o desenvolvimento do veículo, devido a diversas mudanças durante a fase do projeto e a integração de componentes de diferentes fornecedores, a complexibilidade de desenvolvimento de novos sistemas de luzes requer atenção e cuidado. Sendo um dos componentes mais críticos durante a prototipagem devido a sua fase de desenvolvimento e dependências de softwares compatíveis. Utilizando a ferramenta de simulação HIL, possibilita novas estratégias de testes e verificação de diagnóstico dos componentes, a integração com outras centrais para análise e desempenho, analisar a comunicação entre as redes (CAN) podem ser testadas em tempo real. Os testes em HIL tem a capacidade de reduzir problemas de desenvolvimento e evitar prejuízo de projeto, sendo a ferramenta inicial na fase de testes. Nos dias de hoje os veículos possuem diversos controladores, e troca de informação entre as (ECUs) e sensores/atuadores, o compartilhamento de mensagens entres elas requerem velocidade e segurança. A fim de atender à crescente demanda e necessidade do consumidor, atentando às legislações de emissões e criando estratégias de baixo impacto, mantendo qualidade e conforto. A caixa de carga desenvolvida neste documento demonstra suas funcionalidades, e importância dos testes realizados na fase de desenvolvimento.The technological development in using new materials constantly changes the hardware, and with this comes new criticality for designers in delivering the component with quality and safety. This work has the mission to share and encourage good validation and verification practices using xIL platforms, starting from a technology already recognized and deployed but not fully explored, where its flexibility and standardization have no limits to growth in the automotive industry, so it was thought and represented here regarding the topic of testing automotive electronic switches. This technology is part of the use of xIL tools, MIL, SIL, and HIL being applied in this work, to test automotive electronic control units, in which the ECU BCM will be cited in this work, which performs individual component or systemic tests with the integration of one or more electronic control units. Electrification changed the premise of vehicle development, bringing design and performance. Above all, it returned to society the warning about the impacts caused to the earth by excessive consumption of fossil fuels. The industrial race for efficiency and safety is changing the availability of vehicles with lower carbon emissions compared to the already renowned propulsion vehicles, bringing automation to several car components. The consumer increasingly demands energy autonomy, driving the development of automotive power plants with communication speed, low power consumption, and reliability. The evolution of vehicle bulbs, from bulb headlights and lanterns to led, has changed the simple electronics circuit to fast control drives, intensity change, and high-speed communication between vehicle networks. These technological changes have caused vehicle manufacturers to change how they test their vehicles and find cost-effective solutions to avoid potential design problems. The validation of automotive central units and their components is fundamental to vehicle development; because of the many changes during the design phase and the integration of components from different suppliers, the work is complex, e.g., the development of the headlight and tail lamp and the BCM central unit. It was one of the most critical components of the development due to its development phase and dependencies on compatible software. The hardware-in-the-loop (HIL) simulation tool enables new testing strategies, verification of component diagnostics, integration with other control panels for analysis and performance, and analysis of CAN communication can be tested in real-time. HIL testing can reduce development problems and avoid design losses, being the initial tool in the testing phase. Today's vehicles have many controllers, and exchanging information between the ECUs and sensors/actuators and sharing messages require speed and security. In order to meet the growing demand and consumer needs, paying attention to the emission legislation and creating low-impact strategies while maintaining quality and comfort. The Load Box developed in this paper demonstrates its functionalities and the importance of the tests performed in the development phase.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICAEngenharia elétricaVeículos a motorEletrônicaDispositivos eletrônicosVeículos a motorEletrônicaDispositivos eletrônicosValidação de centrais automotivas utilizando Hardware in the loop : estudo de caso do BCM e iluminaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57763/6/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD56ORIGINALDissertação Engenharia Eletrica 2023.pdfDissertação Engenharia Eletrica 2023.pdfDissertação Engenharia Elétrica 2023application/pdf66286376https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57763/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Engenharia%20Eletrica%202023.pdfcd1d3acdfa059b0a34fb418e5acbe0dcMD551843/577632023-08-11 17:11:59.152oai:repositorio.ufmg.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-08-11T20:11:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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