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Ana Luiza de QuadrosAnderson Cezar Lobato2019-08-12T01:11:00Z2019-08-12T01:11:00Z2015-02-20http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3FJEJConsiderando que a prática de muitos professores recém-formados não é ancorada por teorias de ensino e aprendizagem, estudadas durante o curso de formação inicial, esse estudo busca investigar quais os fatores que favorecem aos professores em início de carreira a praticarem um ensino diferente daquele que tiveram. Para isso, nos apoiamos nas teorias de Vygotsky, que tratam da linguagem e da formação de conceitos, convergindo com os estudos de Bakhtin que tratam da interação verbal entre os sujeitos. Também nos baseamos na abordagem comunicativa proposta por Mortimer e Scott e na metodologia que usam para a análise das interações que acontecem em sala de aula. Selecionamos, nessa pesquisa, dois professores que participavam de um projeto de iniciação à docência, que não tinham qualquer experiência em docência ao entrarem nesse projeto e que nos pareceu terem se apropriado de algumas tendências contemporâneas de ensino e aprendizagem em função dessa participação no projeto. Selecionamos, para esses professores, trechos de duas aulas correspondentes a tempos diferentes de participação no projeto (que chamamos de aula A, desenvolvvida tendo apenas oplanejamento e as orientações da coordenação e a aula B, desenvolvida após amplo processo de avaliação e reflexão sobre a ação). Dos trechos selecionados, foram transcritas as falas do professor e dos alunos, as quais foram analisadas considerando os tipos de iniciação (MEHAN, 1979) feita pelos professores, os espaços que os alunos têm em aula em termos de fala, a abordagem comunicativa e os padrões de interação (MORTIMER e SCOTT, 2002). Os trechos selecionados mostraram momentos de interações entre professor e alunos, que exemplificam o desempenho dos professores em formação inicial. Na fase inicial do projeto foram mais comuns os padrões de interação triádicos e predomínio de uma abordagem de autoridade, embora as aulas fossem interativas. Também observamos um predomínio de iniciações do tipo escolha ou produto. Na fase final de vivência no projeto, os dados nos mostraram maior presença de iniciações que demandam descrição ou explicação de processos, o que favoreceu enunciados mais completos levando a uma maior interação entre os participantes da aula. Também observamos a ocorrência de momentos nos quais as visões dos estudantes foram consideradas, valorizando o que esses tinham a dizer sobre o fenômeno ou fato em estudo. Nesses momentos, a aula foi classificada como mais interativa e dialógica. Buscando entender como os professores justificam as tomadas de decisões que tiveram nas aulas, utilizamos entrevistas semi-estruturadas que foram gravadas em vídeo e, posteriormente, transcritas. Durante a entrevista, os professores confirmaram a avaliação que fizemos sobre o trabalho dos mesmos e justificaram as mudanças nas formas de agir em sala de aula. Eles mostraram terem formado um processo reflexivo sobre a prática que estão construindo. Essa reflexão se mantém mesmo não estando mais ligados ao projeto. A percepção sobre a relação entre teoria e prática e a oportunidade de realizar aulas diferentes daquelas que tiveram, gerou nos professores um novo olhar sobre a docência e uma tomada de consciência sobre a importância de inserir os estudantes nas aulas. Eles mostraram fortes indícios de que consolidaram uma opção feita quando escolheram o curso de Licenciatura em Química. Com esse trabalho, podemos argumentar sobre a importância dos projetos de iniciação a docência, quando esses projetos constroem uma prática refletida. Ao que nos parece, durante a formação, esses professores investigados não haviam vivenciado outras possibilidades de ensino e, portanto, não instauraram um processo reflexivo que os permitisse optar por uma ou outra forma de trabalho. A experiência vivenciada por eles serviu de inspiração tanto para repensarem o trabalho do professor quanto para consolidarem o desejo de exercer a docência.Considering that the practice of many newly qualified teachers is not anchored byteaching and learning theories, studied during the initial training course, thisstudy investigated which factors favor teachers in the beginning ofcareers to practice a different teaching from that they have had.For this, we rely on Vygotsky theories, which deal with the language and concept formation, converging with Bakhtin studies that deal with the verbal interaction between subjects.Also we base on the communicative approach proposed by Mortimer& Scott and in methodology used for interactions analysis that happens in classroom.Have selected, in this study, two teachers who were attending an initiation project to teaching, had no experience as a premise to enter in this project and had appeared not appropriate some contemporary trends for teaching and learning due the project participation. Were selected for these teachers, the stretches of two lessons correspondingto timesdifferent inproject participation (which call class A, closest to the beginning of project participation and class B at the end of this participation). Of selected excerpts were transcribed the speeches of teacher and students than were analyzed considering initiation types (MEHAN, 1979) done by the teachers, the space that students have in class in terms of speech, communicative approach and interaction patterns (MORTIMER and SCOTT, 2002).The selected excerpts show interaction moments between teacher and students and exemplify teachers performance in initial training. In the initial project phase were more common the triadic interaction patterns and the predominance of an authority approach, although the lessons were interactive.Also observe predominance of an initiation type choice or product. After a time of shared experiences the data showed higher presence of initiations which demand a description or explanation of processes, which favored statementscompleted, leading to increased interaction between class participants. Also observed in this study the moments occurrence in which the views of students were considered and teachers gave more voice to students valorizing what they had to say about the phenomenon or fact being studied. At such times, the class was ranked more interactive and dialogical. In order to understand how teachers justify the decision-making that have had in class, it was utilized in this study the semi-structured interviews that were recorded on video and then transcribed. During the interview, the teachers confirmed the evaluation done on their work and justified the changes in the ways of acting in classroom. Among these reasons is the formation of a reflective process on their practice that they are building. This reflection is maintained even not being more linked to the project. The perception of the relationship between theory and practice and the opportunity to carry out different lessons of those that had generated the teachers a new perspective on teaching and creating awareness importance of including students in class. They showed strong evidence that consolidated a choice made when they chose the Degree in Chemistry. With this study, can been argue about the importance of projects for initiating's teaching, when these projects build a reflected practice. To what seems, during graduation these teachers investigated had not experienced other educational opportunities and therefore not undertaken a reflective process that would enable them to choose one or other form of work. The experience lived by them served to inspire to rethink the teacher's work as to consolidate the desire to work as teachers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComunicação na educaçãoEducaçãoAmbiente de sala de aulaProfessores FormaçãoPrática de ensinoProfessores de quimicaAnalise de interacao em educacaoEducação: Conhecimento e Inclusão SocialComo se constitui o discurso em sala de aula em professores em início de carreirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_anderson_cezar_lobato.pdfapplication/pdf982993https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3FJEJ/1/disserta__o_anderson_cezar_lobato.pdfe5226c069027c857440376135fd439c5MD51TEXTdisserta__o_anderson_cezar_lobato.pdf.txtdisserta__o_anderson_cezar_lobato.pdf.txtExtracted texttext/plain327089https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3FJEJ/2/disserta__o_anderson_cezar_lobato.pdf.txt073a62267c3829cf93c7b5d405ba23cbMD521843/BUBD-A3FJEJ2019-11-14 07:46:54.164oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A3FJEJRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:46:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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