O que informam as cartas de leitores e leitoras enviadas a jornais impressos: os casos do Estado de Minas e do Le Monde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patricia Espirito Santo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECID-8XNKCT
Resumo: Analisa o que informam as cartas de leitores e leitoras de jornais impressos, sob o enfoque da ciência da informação, linha de pesquisa Informação, Cultura e Sociedade. Discorre sobre a produção da informação jornalística, em especial nas colunas dedicadas à publicação da opinião do leitorado. Ao considerar os meios decomunicação mediadores de informações, além de produtores e reprodutores de padrões culturais e sociais, procurou identificar o que leitores e leitoras escrevem aos jornais e como problematizam as temáticas abordadas em suas páginas; se haveria diferenças nos argumentos utilizados por cada gênero; que argumentos utilizam para chamar a atenção dos/as editores/as e de seus/suas futuros/asleitores/as; o que realmente os/as editores/as acham relevante publicar e como o fazem. Para tanto, foi elaborada uma base conceitual de ideias defendidas por teóricos da Ciência da Informação, Comunicação, Análise do Discurso e Gênero. As cartas enviadas em caráter espontâneo por e-mail aos jornais Estado de Minas e Le Monde foram coletadas no período de 30 dias consecutivos e separadas portemática; após serem contabilizadas as publicadas, foi feita análise do discurso de 60 cartas enviadas ao Estado de Minas e 92 enviadas ao Le Monde, o que tornou possível conhecer a que valores recorrem leitores e leitoras, sobre quais hierarquias fundam os valores e em que lugares situam suas argumentações. Foi comparada a íntegra com o texto publicado de 16 cartas do primeiro e cinco do segundo. Os resultados permitem concluir que os homens assinam quase 80% das cartasenviadas aos dois jornais, porém os valores, hierarquias e lugares apresentados nas cartas de ambos os sexos reproduzem a formação ideológica e discursiva de cada indivíduo, muito mais que denunciam a que gênero pertence. Já a comparação entre a íntegra das cartas com o texto publicado nas colunas mostra que os jornais interferem nas palavras de seus/suas leitores/as seja acrescentando ideias aostextos originais, como fez o Estado de Minas, seja privilegiando temas pouco discutidos por seus/suas leitores/as, como fez o Le Monde.
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Ao considerar os meios decomunicação mediadores de informações, além de produtores e reprodutores de padrões culturais e sociais, procurou identificar o que leitores e leitoras escrevem aos jornais e como problematizam as temáticas abordadas em suas páginas; se haveria diferenças nos argumentos utilizados por cada gênero; que argumentos utilizam para chamar a atenção dos/as editores/as e de seus/suas futuros/asleitores/as; o que realmente os/as editores/as acham relevante publicar e como o fazem. Para tanto, foi elaborada uma base conceitual de ideias defendidas por teóricos da Ciência da Informação, Comunicação, Análise do Discurso e Gênero. As cartas enviadas em caráter espontâneo por e-mail aos jornais Estado de Minas e Le Monde foram coletadas no período de 30 dias consecutivos e separadas portemática; após serem contabilizadas as publicadas, foi feita análise do discurso de 60 cartas enviadas ao Estado de Minas e 92 enviadas ao Le Monde, o que tornou possível conhecer a que valores recorrem leitores e leitoras, sobre quais hierarquias fundam os valores e em que lugares situam suas argumentações. Foi comparada a íntegra com o texto publicado de 16 cartas do primeiro e cinco do segundo. Os resultados permitem concluir que os homens assinam quase 80% das cartasenviadas aos dois jornais, porém os valores, hierarquias e lugares apresentados nas cartas de ambos os sexos reproduzem a formação ideológica e discursiva de cada indivíduo, muito mais que denunciam a que gênero pertence. Já a comparação entre a íntegra das cartas com o texto publicado nas colunas mostra que os jornais interferem nas palavras de seus/suas leitores/as seja acrescentando ideias aostextos originais, como fez o Estado de Minas, seja privilegiando temas pouco discutidos por seus/suas leitores/as, como fez o Le Monde.This study analyzes what kind of information is contained in letters sent to printed media by readers of both sexes in the light of Information Sciences with a research line focusing on Information, Culture and Society. It describes the production of newspaper information, especially in sections publishing the readers opinions. In considering communication media information mediators, besides producing andreproducing cultural and social standards, the study attempted to identify what the readers, both male and female, write to newspapers and how they discuss the topics presented on their pages; and whether there would be any differences in the argumentation used by each gender; and also what argumentation the printed media uses in order to draw the attention of their current readers and also their prospect readers; and what the editors, of both genders, deem worth publishing and how theydo it. For that purpose, a conceptual basis was developed of ideas advocated by theorists of Information Sciences, Communication, Discourse Analysis and Gender. Letters spontaneously sent by e-mail to Estado de Minas and Le Monde newspapers were collected during 30 consecutive days and sorted out according to topics and issues. Once those published by the papers had been identified, an analysis of thediscourse was carried out of 60 letters sent Estado de Minas and 92 letters sent to Le Monde, which made it possible to learn the values the readers resort to, on which hierarchy levels they found their values and in which locations they place their argumentation. A comparison was made of the whole contents of 16 original letters to the texts published by the former and of 5 letters by the latter. Results found have led to the conclusion that men sign almost 80% of letters sent to both papers.However, the values, hierarchies and locations presented in the letters of both genders reproduce the ideological and discursive background of each individual person more than they do the gender of the sender. On the other hand, the comparison between the whole contents of letters sent and the texts published in the papers shows that newspapers edit their male and female readers texts by either adding ideas to the orginal texts, as did Estado de Minas, or favoring topics or issues scarcely discussed by the readers, as did Le Monde.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiência da informaçãojornais impressoscartas de leitoresEstado de MinasLe MondeO que informam as cartas de leitores e leitoras enviadas a jornais impressos: os casos do Estado de Minas e do Le Mondeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpati_1_.pdfapplication/pdf2405038https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-8XNKCT/1/pati_1_.pdf9906b932557128339051224236f7e95bMD51TEXTpati_1_.pdf.txtpati_1_.pdf.txtExtracted texttext/plain765704https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-8XNKCT/2/pati_1_.pdf.txt8e917800f34869bf924b1f95334404e5MD521843/ECID-8XNKCT2019-11-14 22:44:19.977oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-8XNKCTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:44:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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