Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Sandra Maria Glória da SilvaCharles Moreira CunhaFlorecena de Melo Oliveira Nogueira2019-08-13T13:36:32Z2019-08-13T13:36:32Z2015-08-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGW6Este trabalho é o resultado de um estudo e reflexões sobre a desvalorização da escola pública na periferia. O interesse pelo tema de desvalorização da escola pública de periferia surgiu em vista de problemas constatados pela gestão no cotidiano da escola. O desenvolvimento cognitivo do aluno pode ser prejudicado por interferência de problemas trazidos para a sala de aula. O texto pretende analisar o contexto da Escola Municipal Madre Maria dos Anjos Amorim, na cidade de Cláudio, estado de Minas Gerais, que é uma escola de periferia e vem enfrentando reflexos de sua desvalorização. Averiguando que essa desvalorização da escola de periferia afeta as decisões da escola, o estudo tem o objetivo principal de identificar os problemas que vêm ocorrendo e suas consequências no processo educativo. A análise está articulada ao Projeto Político Pedagógico (PPP), que leva em conta o meio em que se inserem as crianças, as finalidades da escola e a liderança do gestor para a tomada de decisões. A desvalorização tem levado famílias a procurarem outras escolas, no centro ou em outros bairros, com prejuízo para a escola e a comunidade. Partindo do estudo bibliográfico de autores como Barreto (2005), Dourado (2009), Ferreira (2005), Gandin (2001), Gracindo (2005), Libâneo (2001), Saviani (1986, 2011), Oliveira (2005), Paro (1997, 2007, 2015) sobre a democratização da escola pública, a gestão democrática e a qualidade de ensino na escola pública, abre-se uma discussão sobre o envolvimento dos profissionais e a participação da comunidade, para enfrentar o desafio da mudança. Percebe-se a necessidade de colocar em funcionamento o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, para garantir uma escola pública de qualidade e superar os problemas que levam à desvalorização. A partir do estudo e análise dos problemas constata-se possibilidades e iniciativas para superação, desde que ocorra a participação da comunidade e o envolvimento da equipe pedagógica.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação e EstadoEscolas Organização e administraçãoEscolas públicasEnvolvimentoda equipe pedagógicaGestão democráticaParticipação da comunidadeDesvalorização da escola pública de periferiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_turma7_florecena_de_melo_oliveira_nogueira.pdfapplication/pdf749755https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCGW6/1/tcc_turma7_florecena_de_melo_oliveira_nogueira.pdfc296ded218023210fa4eccc26c80d217MD51TEXTtcc_turma7_florecena_de_melo_oliveira_nogueira.pdf.txttcc_turma7_florecena_de_melo_oliveira_nogueira.pdf.txtExtracted texttext/plain97802https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCGW6/2/tcc_turma7_florecena_de_melo_oliveira_nogueira.pdf.txt6f073b5ef0ba38a926d5813f776b9380MD521843/BUBD-9ZCGW62019-11-14 23:16:58.985oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCGW6Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:16:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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