Medidas de comprimento e massa para crianças do 1º ciclo do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naia Peres Pinheiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QSGL9
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma investigação sobre a percepção das crianças de seis e sete anos de idade sobre medidas de comprimento e massa. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Tristão da Cunha, localizada na região Norte de Belo Horizonte. Foram apresentados aos alunos o aspecto histórico sobre o desenvolvimento das formas de realizar medidas de comprimento e os principais instrumentos de medição. Os alunos participaram de várias atividades que envolviam medir objetos escolares e espaços da sala de aula usando partes do corpo e instrumento como régua, trena, metro articulado, fita métrica e balança. As atividades realizadas foram elaboradas com base nas propostas de Centurón (1994); Cerquete-Alberanke (1997); Machado (1997); e Walle (2009). As Proposições curriculares do ensino fundamental de Belo Horizonte, também orientaram este trabalho. Os resultados mostraram que o estudo de medidas com criança pode ampliar o universo dos conhecimentos matemáticos que vão além de sua vivência escolar e que a abordagem histórica das medidas associadas a atividades práticas de medições em espaço de atuações das crianças, suscitou maior participação delas e contribuiu para a compreensão do conceito de medidas.
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