spelling |
Cristiane Miryam Drumond de BritoWalter Ernesto Ude MarquesLuiz Carlos Felizardo JuniorAdilson Xavier da SilvaJose Alfredo Oliveira DebortoliWalter Ernesto Ude MarquesVanessa Andrade de BarrosWalesson Gomes da Silva2019-08-12T21:00:38Z2019-08-12T21:00:38Z2018-08-10http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB6J7CEste estudo representa investigação interdisciplinar sobre os significados e sentidos atribuídos às experiências religiosas entrelaçadas às práticas de lazer de presos em um presídio configurado conforme o modelo da Associação de Proteção aos Condenados - APAC, na região metropolitana de Belo Horizonte - MG, que se diferencia do sistema comum por ter um método próprio de trabalho, denominado Método Apaqueano. Nesse sistema prisional, denominado como sistema prisional humanizado, o apenado cumpri rigorosa rotina diária, preestabelecida pela gestão da instituição prisional, balizado pelométodo APAC. Contudo, o recuperando é um cogestor da unidade prisional. A ele é atribuído funções diárias, estabelecida por outro apenado com o aval dos encarregados da APAC. Junto a essas atividades, estão determinadas vários momentos destinados a orações, que uma vez não cumpridos, o detento tem o seu as suas horas destinadas a atividades de lazer, cortadas. Diante a estas questões, por meio de estudo com espectro etnográfico, procurei eleger ossentidos e os significados produzidos em relação à religião para os jovens apenados, e suas tensões com o campo do lazer na APAC, suas formas de apropriação dos espaços dessa unidade prisional nas suas práticas religiosas atravessadas pelo lazer e os processos de socialização e sociabilidade aí estabelecidos. Assim, realizei revisão bibliográfica em 3 (três) áreas distintas: 1) o campo de estudos do lazer; 2) o campo de estudos da religião, 3) as políticas públicas destinadas ao sistema prisional. Dialoguei com produções acadêmicas na perspectiva da teoria histórico-cultural, na expectativa de captar a forma pela qual os pesquisados geravam sentidos a partir das práticas religiosas entrelaçadas por atividades de lazer vivenciadas no cárcere.Para tanto, explorei à metodologia qualitativa, amparando-me na observação participante e entrevista semiestruturada, grupo focal, oficina de fotografias e, ainda, fiz uso de análise documental. Os resultados obtidos evidenciaram que as práticas religiosas não são capazes de proporcionar uma dimensão de transcendência, contudo, são usadas pelos jovens apenados como uma possibilidade momentânea de lazer. Ainda sim, fica evidenciado o potencial educativo e formativo não explorados, tanto da atividade religiosa quanto do lazerThis study represents interdisciplinary research on the meanings and meanings attributed to religious experiences intertwined with the leisure practices of prisoners in a prison set up according to the APAC model in the metropolitan area of Belo Horizonte, MG, common system for having its own method of work, called the "Apaqueano Method". In this prison system, called as a humanized prison system, the distressed strict daily routine, pre-established by the prison institution management, was marked by the APAC method. However, the recovering is a "cogestor" of the prison unit. He is assigned daily duties, established by another distressed with the endorsement of the APAC. Along with these activities, several moments are set aside for prayers, which once missed, the detainee has his hours allocated to leisure activities, cut off. Facedwith these questions, through ethnographic speculation, I have tried to choose the meanings and meanings produced in relation to religion for the young people in distress, and their tensions with the field of leisure in APAC, their forms of appropriation of the spaces of this prison unit in their religious practices crossed by leisure and the processes of socialization and sociability established there. Thus, I carried out a bibliographic review in three (3) distinct areas: 1) the field of leisure studies; 2) the field of religion studies, 3) public policies aimed at the prison system. I spoke with academic productions from the perspective of historical-cultural theory, hoping to capture the way in which the respondents generated meanings from the religious practices intertwined by leisure activities experienced in prison. For that, I explored the qualitative methodology, supporting myself in the participant observation and semi-structured interview, focus group, photography workshop and also made use of documentary analysis. The results obtained showed that religious practices are not capable of providing a dimension of transcendence, however, they are used by the young as a momentary possibility of leisure. Even so, evidenced the educational potential and formative not explored, both religious activity and leisure.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGReligiãoJuventudePrisioneirosLazerAssociação de Proteção e Assistência ao Condenado (Minas Gerais)ReligiãoJuventudeEncarceramentoSentido e significadoLazerAPACEducação social e sistema prisional: o lazer entrelaçado às práticas religiosas de jovens encarcerados em uma unidade prisional da APACinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALwalesson_gomes_da_silva.pdfapplication/pdf19124226https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB6J7C/1/walesson_gomes_da_silva.pdfca9ed4787cbc4eae35e8fab751e7d52eMD51TEXTwalesson_gomes_da_silva.pdf.txtwalesson_gomes_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain352837https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB6J7C/2/walesson_gomes_da_silva.pdf.txt9d9c2e7d19b4908ac93aeba14a1243a1MD521843/EEFF-BB6J7C2019-11-14 19:52:18.526oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BB6J7CRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:52:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|