Algoritmos para o problema de roteamento de veículos com cross-docking
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ESBF-935P7C |
Resumo: | Esta dissertação aborda o Problema de Roteamento de Veículos com Cross-Docking. Dados um conjunto de requisições por produtos, um único centro de consolidação (CD), e múltiplos fornecedores e consumidores, o problema consiste em definir rotas de custo mínimo para uma frota homogênea de veículos que realiza o transporte de produtos dos fornecedores aos consumidores via CD. Inicialmente, os veículos partem do CD em direção aos fornecedores, coletam os produtos e retornam ao ponto inicial para realizar o processo de consolidação. Em seguida, a mesma frota de veículos transporta os produtos aos consumidores. As rotas definidas devem respeitar as restrições de capacidade dos veículos e janela de tempo de cada fornecedor e consumidor. São propostas três heurísticas construtivas, uma heurística baseada na metaheurística Iterated Local Search e uma mateheurística que integra esta última e um modelo de Programação Inteira Mista baseado em Particionamento de Conjuntos. As heurísticas propostas foram avaliadas em instâncias da literatura e comparadas com as melhores heurísticas existentes para este problema. Os resultados obtidos mostram a eficiência das soluções implementadas. |
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Geraldo Robson MateusThiago Ferreira de NoronhaThiago Ferreira de NoronhaGilberto de Miranda JuniorHaroldo Gambini SantosVinicius Wellington Coelho de Morais2019-08-13T03:45:00Z2019-08-13T03:45:00Z2012-12-18http://hdl.handle.net/1843/ESBF-935P7CEsta dissertação aborda o Problema de Roteamento de Veículos com Cross-Docking. Dados um conjunto de requisições por produtos, um único centro de consolidação (CD), e múltiplos fornecedores e consumidores, o problema consiste em definir rotas de custo mínimo para uma frota homogênea de veículos que realiza o transporte de produtos dos fornecedores aos consumidores via CD. Inicialmente, os veículos partem do CD em direção aos fornecedores, coletam os produtos e retornam ao ponto inicial para realizar o processo de consolidação. Em seguida, a mesma frota de veículos transporta os produtos aos consumidores. As rotas definidas devem respeitar as restrições de capacidade dos veículos e janela de tempo de cada fornecedor e consumidor. São propostas três heurísticas construtivas, uma heurística baseada na metaheurística Iterated Local Search e uma mateheurística que integra esta última e um modelo de Programação Inteira Mista baseado em Particionamento de Conjuntos. As heurísticas propostas foram avaliadas em instâncias da literatura e comparadas com as melhores heurísticas existentes para este problema. Os resultados obtidos mostram a eficiência das soluções implementadas.This work addresses the Vehicle Routing Problem with Cross-Docking. Given a set of goods requests, a single Cross-Dock (CD), and several suppliers and customers, the problem consists in defining a minimum cost set of routes for a fleet of homogeneous vehicles that leaves the CD towards the suppliers, pickups the goods and returns to the initial point to perform the consolidation process. Thus, the same fleet of vehicles delivers the goods to the customers. The routes designed must respect the capacity constraints of the vehicles as well as the time windows constraints. We proposed three constructive heuristics, a heuristic based on the Iterated Local Search metaheuristic, and a matheuristic that integrates the latter and a Mixed Integer Programming model based on Set Partitioning. The heuristics were evaluated on instances from the literature and compared to the best existing heuristics for this problem. The results showed the efficiency of the implemented solutions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGOtimização matemáticaAlgoritmos de computadorComputaçãoRoteamento de veículosOtimização combinatóriaCross-DockingMatheurísticaHeurísticaAlgoritmos para o problema de roteamento de veículos com cross-dockinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALviniciuswellington.pdfapplication/pdf1373124https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESBF-935P7C/1/viniciuswellington.pdfd1a6c99cedb48416bfbd6c5637eb3c89MD51TEXTviniciuswellington.pdf.txtviniciuswellington.pdf.txtExtracted texttext/plain118881https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESBF-935P7C/2/viniciuswellington.pdf.txt0245c3883a21e77a0b0749c1f0dedf8bMD521843/ESBF-935P7C2019-11-14 21:02:43.225oai:repositorio.ufmg.br:1843/ESBF-935P7CRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:02:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Esta dissertação aborda o Problema de Roteamento de Veículos com Cross-Docking. Dados um conjunto de requisições por produtos, um único centro de consolidação (CD), e múltiplos fornecedores e consumidores, o problema consiste em definir rotas de custo mínimo para uma frota homogênea de veículos que realiza o transporte de produtos dos fornecedores aos consumidores via CD. Inicialmente, os veículos partem do CD em direção aos fornecedores, coletam os produtos e retornam ao ponto inicial para realizar o processo de consolidação. Em seguida, a mesma frota de veículos transporta os produtos aos consumidores. As rotas definidas devem respeitar as restrições de capacidade dos veículos e janela de tempo de cada fornecedor e consumidor. São propostas três heurísticas construtivas, uma heurística baseada na metaheurística Iterated Local Search e uma mateheurística que integra esta última e um modelo de Programação Inteira Mista baseado em Particionamento de Conjuntos. As heurísticas propostas foram avaliadas em instâncias da literatura e comparadas com as melhores heurísticas existentes para este problema. Os resultados obtidos mostram a eficiência das soluções implementadas. |
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