Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_ea144323b979890c023bea443679a0d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7YZNQB
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Luiz Otavio Carvalho Goncalves de SouzaMariana de Lima e MunizCassia Navas Alves de CastroGabriela Cordova Christofaro2019-08-14T05:49:47Z2019-08-14T05:49:47Z2008-12-12http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7YZNQBEsta dissertação investiga a confluência entre a dança e o teatro na composição do bailarino, participante da criação e da cena. Baseando-se em um estudo teórico e em depoimentos concedidos por artistas de Belo Horizonte, que participaram de processos de criação envolvendo as interfaces entre o teatro e a dança, a pesquisa se interessa pela maneira como o corpo é conduzido em função da composição coreográfica. Contemplamos o conceito de movimento, sob a perspectiva de Rudolf Von Laban, e o conceito de ação física, de acordo com Constantin Stanislavski, Gerzy Grotowski e Luis Otávio Burnier. A partir destes, estabelecemos referenciais para a reflexão proposta: o corpo, o espaço e o tempo, sob os aspectos físicos e os aspectos situacionais e relacionais.A investigação do trabalho do bailarino se desenvolveu através da identificação, no seu processo de criação, dos referenciais estabelecidos, das características apresentadas por esses referenciais e a maneira com que foram utilizados.Finalizamos nossa pesquisa com o capítulo Movimento expandido, no qual propomos uma articulação entre os conceitos de movimento e ação física, reelaborando questões dos depoimentos dos bailarinos e traçando nossas considerações sobre os potenciais de mobilidade artística do corpo.This dissertation investigates the confluence of dance and theater within the composition of the dancer, conceived herein as a participant of the creation and of the scene.The research, based upon a theoretical study and statements given by some of Belo Horizontes dancers who participated in creative processes involving the interfaces of theater and dance, is interested in the way the body is conducted when serving the choreographic composition.We contemplated the concept of movement under the perspective of Rudolf Von Laban, and the concept of physical action according to Constantin Stanislavski, Gerzy Grotowski and Luis Otávio Burnier. Starting from these, we established referential bases for the proposed reflection: body, space and time, under physical as well as situational and relational aspects.The investigation of the dancers work was developed through the identification, within their creative processes, of the references established, the characteristics presented by these references, and the way they were used.We conclude our research with the chapter Expanded Movement, in which we propose an articulation between the concepts of movement and physical action, reelaborating issues raised in the dancers statements, and providing our considerations on the artistic mobility potentials of the body.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTrans-forma Grupo Experimentel de DançaMovimento (Encenação)Dança e TeatroArtesDança Estudo e ensinoExpressão corporalCriação (Literária, artística, etc)Bailarinos Ensino profissionalBailarinos Entrevistas Belo HorizonteEncenaçãoBailarinosExpressão corporalMovimento expandido: Confluência entre a dança e o teatro na criação do bailarinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALchristofaro__gabriela_cordova.movimento_expandido.pdfapplication/pdf2063459https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7YZNQB/1/christofaro__gabriela_cordova.movimento_expandido.pdf056477c72c6cd3570fe4ac349e9a1b67MD51TEXTchristofaro__gabriela_cordova.movimento_expandido.pdf.txtchristofaro__gabriela_cordova.movimento_expandido.pdf.txtExtracted texttext/plain251698https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7YZNQB/2/christofaro__gabriela_cordova.movimento_expandido.pdf.txt1ba1e212422c80af3c4b2bdfb1104dc6MD521843/JSSS-7YZNQB2019-11-14 10:02:27.851oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7YZNQBRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:02:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548210581405696