Interações telemáticas: estudo sobre jovens internautas de Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/EARM-74HPK5 |
Resumo: | O estudo aborda processos comunicativos e demandas de informação, referentes a adolescentes de Belo Horizonte, usuários da Internet, com vistas a subsidiar políticas públicas na democratização das redes telemáticas. O trabalho, de natureza qualitativa, busca contribuições teórico-metodológicas em várias áreas do conhecimento, entre elas a da sociologia e a da história, na compreensão das interações sociais. Tendo o contexto como referência para a produção de sentido, são abordadas as transformações referentes às mudanças de paradigmas científicos; à transferência do espaço público para o campo mediático e à apresentação do quadro planetário de desenvolvimento humano, em que a Internet surge como fator paradoxal de inclusão e exclusão dos indivíduos. Assim, através do enfoque de problemas localizados na relação entre a escola e a tecnologia telemática, é discutida a necessidade de processos educativos que democratizem a produção cultural. O espaço virtual é examinado em analogia com o território urbano, identificando lugares de sociabilidade, para estabelecer parâmetros e categorias de classificação de lugares físicos e virtuais freqüentados pelos adolescentes1 no cotidiano. O estudo enfoca, também, a retórica dos discursos eletrônicos na constituição de uma nova linguagem própria da Internet. A pesquisa empírica, que utilizou o recorte temporal de 1996 a 1999, foi constituída por dois momentos de aproximação da realidade; o primeiro compreendeu a busca, a coleta e a análise de 30 páginas pessoais de adolescentes de Belo Horizonte, na Internet, e o segundo momento envolveu a realização de grupos focais, presenciais, com a participação de 42 adolescentes, usuários da Internet, alunos de escolas de ensino fundamental e médio da cidade. A análise dos resultados, à luz do referencial teórico, identifica nos jovens um conhecimento tácito sobre a informática; as diferentes formas de apropriação da tecnologia pelo segmento observado e os objetivos de interação social presentes no uso da Internet, entre outras constatações. |
id |
UFMG_eacb9f1e26df6241002d6a2e421850d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/EARM-74HPK5 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ana Maria Pereira CardosoRoberto ApariciVanessa Padrao de Vasconcelos PaivaAna Maria Rezende CabralBeatriz Valadares CendonMaria Beatriz Almeida Sathler Bretas2019-08-14T15:34:54Z2019-08-14T15:34:54Z2000-04-24http://hdl.handle.net/1843/EARM-74HPK5O estudo aborda processos comunicativos e demandas de informação, referentes a adolescentes de Belo Horizonte, usuários da Internet, com vistas a subsidiar políticas públicas na democratização das redes telemáticas. O trabalho, de natureza qualitativa, busca contribuições teórico-metodológicas em várias áreas do conhecimento, entre elas a da sociologia e a da história, na compreensão das interações sociais. Tendo o contexto como referência para a produção de sentido, são abordadas as transformações referentes às mudanças de paradigmas científicos; à transferência do espaço público para o campo mediático e à apresentação do quadro planetário de desenvolvimento humano, em que a Internet surge como fator paradoxal de inclusão e exclusão dos indivíduos. Assim, através do enfoque de problemas localizados na relação entre a escola e a tecnologia telemática, é discutida a necessidade de processos educativos que democratizem a produção cultural. O espaço virtual é examinado em analogia com o território urbano, identificando lugares de sociabilidade, para estabelecer parâmetros e categorias de classificação de lugares físicos e virtuais freqüentados pelos adolescentes1 no cotidiano. O estudo enfoca, também, a retórica dos discursos eletrônicos na constituição de uma nova linguagem própria da Internet. A pesquisa empírica, que utilizou o recorte temporal de 1996 a 1999, foi constituída por dois momentos de aproximação da realidade; o primeiro compreendeu a busca, a coleta e a análise de 30 páginas pessoais de adolescentes de Belo Horizonte, na Internet, e o segundo momento envolveu a realização de grupos focais, presenciais, com a participação de 42 adolescentes, usuários da Internet, alunos de escolas de ensino fundamental e médio da cidade. A análise dos resultados, à luz do referencial teórico, identifica nos jovens um conhecimento tácito sobre a informática; as diferentes formas de apropriação da tecnologia pelo segmento observado e os objetivos de interação social presentes no uso da Internet, entre outras constatações.This study focuses on the communicative processes and demands of information, by adolescents from Belo Horizonte, Brazil, aiming at subsidizing public politics for the democratization in the cyberspace. The work, of qualitative nature, looked for theoretical-methodological contributions in several areas of the knowledge, such as sociology and history, in the understanding of the social interactions. Having the context as reference for sense production, transformations were related to changes of scientific paradigms; to transferences of the public space to the media field and to presentation of the planetary picture of human development, in which Internet appears as paradoxical factor of inclusion and exclusion of individuals. Therefore, through the focus in the relationship between the school and the telematic technologies, the need of educational processes that democratize the cultural production is discussed. The virtual space is examined in analogy with the urban territory, identifying sociability places, to establish parameters and categories of classification of physical and virtual places frequented in theteenagers everyday life. The study also reviewed the rhetoric of the electronic speeches in the constitution of a new language of Internet. The empirical research, developed between 1996 and 1999, was constituted by two phases: the first was constituted of the search, collection and analysis of Internets personal pages of 30 adolescents from Belo Horizonte; the second fase involved face to face focal groups, in which 42 adolescents participated. These were users of Internet and students in elementary schools and high schools of the city. The analysis of the results, under the light of the theoretical studies, identified in that social segment a tacit knowledge about computer usage; different forms of appropriation of the technology and their objectives of social interaction in the use of Internet, in addition to other verifications.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdolescentes Aspectos sociaisInternet (Redes de computação)Ciência da informaçãoInformática Aspectos sociaisInformáticaCiência da informaçãoInternetInterações telemáticas: estudo sobre jovens internautas de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese.pdfapplication/pdf1899639https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EARM-74HPK5/1/tese.pdfae664635df64c6196b9f79e3b83e3b7dMD51TEXTtese.pdf.txttese.pdf.txtExtracted texttext/plain524295https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EARM-74HPK5/2/tese.pdf.txta58fa359be8409b59967f966336c34cbMD521843/EARM-74HPK52019-11-14 14:09:24.051oai:repositorio.ufmg.br:1843/EARM-74HPK5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:09:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interações telemáticas: estudo sobre jovens internautas de Belo Horizonte |
title |
Interações telemáticas: estudo sobre jovens internautas de Belo Horizonte |
spellingShingle |
Interações telemáticas: estudo sobre jovens internautas de Belo Horizonte Maria Beatriz Almeida Sathler Bretas Informática Ciência da informação Internet Adolescentes Aspectos sociais Internet (Redes de computação) Ciência da informação Informática Aspectos sociais |
title_short |
Interações telemáticas: estudo sobre jovens internautas de Belo Horizonte |
title_full |
Interações telemáticas: estudo sobre jovens internautas de Belo Horizonte |
title_fullStr |
Interações telemáticas: estudo sobre jovens internautas de Belo Horizonte |
title_full_unstemmed |
Interações telemáticas: estudo sobre jovens internautas de Belo Horizonte |
title_sort |
Interações telemáticas: estudo sobre jovens internautas de Belo Horizonte |
author |
Maria Beatriz Almeida Sathler Bretas |
author_facet |
Maria Beatriz Almeida Sathler Bretas |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Maria Pereira Cardoso |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Roberto Aparici |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Vanessa Padrao de Vasconcelos Paiva |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Ana Maria Rezende Cabral |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Beatriz Valadares Cendon |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Beatriz Almeida Sathler Bretas |
contributor_str_mv |
Ana Maria Pereira Cardoso Roberto Aparici Vanessa Padrao de Vasconcelos Paiva Ana Maria Rezende Cabral Beatriz Valadares Cendon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática Ciência da informação Internet |
topic |
Informática Ciência da informação Internet Adolescentes Aspectos sociais Internet (Redes de computação) Ciência da informação Informática Aspectos sociais |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Adolescentes Aspectos sociais Internet (Redes de computação) Ciência da informação Informática Aspectos sociais |
description |
O estudo aborda processos comunicativos e demandas de informação, referentes a adolescentes de Belo Horizonte, usuários da Internet, com vistas a subsidiar políticas públicas na democratização das redes telemáticas. O trabalho, de natureza qualitativa, busca contribuições teórico-metodológicas em várias áreas do conhecimento, entre elas a da sociologia e a da história, na compreensão das interações sociais. Tendo o contexto como referência para a produção de sentido, são abordadas as transformações referentes às mudanças de paradigmas científicos; à transferência do espaço público para o campo mediático e à apresentação do quadro planetário de desenvolvimento humano, em que a Internet surge como fator paradoxal de inclusão e exclusão dos indivíduos. Assim, através do enfoque de problemas localizados na relação entre a escola e a tecnologia telemática, é discutida a necessidade de processos educativos que democratizem a produção cultural. O espaço virtual é examinado em analogia com o território urbano, identificando lugares de sociabilidade, para estabelecer parâmetros e categorias de classificação de lugares físicos e virtuais freqüentados pelos adolescentes1 no cotidiano. O estudo enfoca, também, a retórica dos discursos eletrônicos na constituição de uma nova linguagem própria da Internet. A pesquisa empírica, que utilizou o recorte temporal de 1996 a 1999, foi constituída por dois momentos de aproximação da realidade; o primeiro compreendeu a busca, a coleta e a análise de 30 páginas pessoais de adolescentes de Belo Horizonte, na Internet, e o segundo momento envolveu a realização de grupos focais, presenciais, com a participação de 42 adolescentes, usuários da Internet, alunos de escolas de ensino fundamental e médio da cidade. A análise dos resultados, à luz do referencial teórico, identifica nos jovens um conhecimento tácito sobre a informática; as diferentes formas de apropriação da tecnologia pelo segmento observado e os objetivos de interação social presentes no uso da Internet, entre outras constatações. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000-04-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T15:34:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T15:34:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/EARM-74HPK5 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/EARM-74HPK5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EARM-74HPK5/1/tese.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EARM-74HPK5/2/tese.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae664635df64c6196b9f79e3b83e3b7d a58fa359be8409b59967f966336c34cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589388071862272 |