A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAFI-8M5JZR |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é tentar conhecer a paisagem sonora de Vila Rica, no século XVIII, e a comparar com a música ali escrita. Partindo da ideia do compositor canadense R. Murray Schafer (2001), que considera a música como o melhor registro permanente de sons do passado, constituindo-se como uma espécie de paisagem sonora ideal que recria na imaginação algo semelhante ao que se verifica na paisagem sonora da época em que foi escrita, pretende-se ver em que medida a música composta em Vila Rica, no século XVIII, idealiza a paisagem sonora da qual faz parte. Nos dois primeiros capítulos são descritos os sons ouvidos nos espaços públicos de Vila Rica e o calendário cultual da freguesia do Pilar, o qual é tomado como parâmetro de marcação do tempo na Vila. Nos dois últimos capítulos, a paisagem sonora de Vila Rica é analisada e comparada com duas peças musicais contemporâneas. O método e as fontes usadas nos permitiram estudar apenas a estrutura da paisagem sonora da Vila e ver um reflexo dessa estrutura na música da época, a qual, apesar de todo o aparato clássico e pré-clássico que utiliza, pode ser considerada barroca. |
id |
UFMG_eaf38be45c71c302e5fa353fc40960fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAFI-8M5JZR |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Adalgisa Arantes CamposJose Newton Coelho MenesesAndre Cavazotti e SilvaFrancisco de Assis Costa TabordaFábio César MontanheiroFabio Henrique Viana2019-08-11T12:15:57Z2019-08-11T12:15:57Z2011-05-24http://hdl.handle.net/1843/FAFI-8M5JZRO objetivo deste trabalho é tentar conhecer a paisagem sonora de Vila Rica, no século XVIII, e a comparar com a música ali escrita. Partindo da ideia do compositor canadense R. Murray Schafer (2001), que considera a música como o melhor registro permanente de sons do passado, constituindo-se como uma espécie de paisagem sonora ideal que recria na imaginação algo semelhante ao que se verifica na paisagem sonora da época em que foi escrita, pretende-se ver em que medida a música composta em Vila Rica, no século XVIII, idealiza a paisagem sonora da qual faz parte. Nos dois primeiros capítulos são descritos os sons ouvidos nos espaços públicos de Vila Rica e o calendário cultual da freguesia do Pilar, o qual é tomado como parâmetro de marcação do tempo na Vila. Nos dois últimos capítulos, a paisagem sonora de Vila Rica é analisada e comparada com duas peças musicais contemporâneas. O método e as fontes usadas nos permitiram estudar apenas a estrutura da paisagem sonora da Vila e ver um reflexo dessa estrutura na música da época, a qual, apesar de todo o aparato clássico e pré-clássico que utiliza, pode ser considerada barroca.The objective of this work is to approach the soundscape of the 18th century Vila Rica and compare it with the music written there at the time. Starting from the Canadian composer R. Murray Schafers idea (2001) of music as the best permanent register of sounds from the past, constituting itself a kind of ideal soundscape that recreates in imagination something similar to the soundscape that we find in the period in which that music was written, we intend to evaluate in which way the music composed in Vila Rica, in the 18th century, idealizes the soundscape of which such music is constituent. In the first two chapters we describe the sounds heard in public spaces of Vila Rica and the worship calendar of the parish of Pilar, which is taken as a parameter of time measurement at the Vila. In the two last chapters, the soundscape of Vila Rica is analyzed and compared with two contemporary musical pieces. The method and sources utilized permitted us to study only the structure of the Vilas soundscape and to recognize a reflection of this structure in the music of this period, which, despite the classical and pre-classical display that it utilizes, may be considered baroque.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVila Rica (MG) HistóriaHistóriaMúsica Séc XVIIISomVila RicaMúsica barrocaPaisagem sonoraA paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfhviana.pdfapplication/pdf77155530https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-8M5JZR/1/fhviana.pdf22dbbd8e4669f6a40a6753ed45b2c6c5MD51TEXTfhviana.pdf.txtfhviana.pdf.txtExtracted texttext/plain503497https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-8M5JZR/2/fhviana.pdf.txtb1e011b30996a02ffab3186950e20295MD521843/FAFI-8M5JZR2019-11-14 07:42:11.01oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAFI-8M5JZRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:42:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822) |
title |
A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822) |
spellingShingle |
A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822) Fabio Henrique Viana Som Vila Rica Música barroca Paisagem sonora Vila Rica (MG) História História Música Séc XVIII |
title_short |
A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822) |
title_full |
A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822) |
title_fullStr |
A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822) |
title_full_unstemmed |
A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822) |
title_sort |
A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822) |
author |
Fabio Henrique Viana |
author_facet |
Fabio Henrique Viana |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Adalgisa Arantes Campos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jose Newton Coelho Meneses |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Andre Cavazotti e Silva |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Francisco de Assis Costa Taborda |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Fábio César Montanheiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabio Henrique Viana |
contributor_str_mv |
Adalgisa Arantes Campos Jose Newton Coelho Meneses Andre Cavazotti e Silva Francisco de Assis Costa Taborda Fábio César Montanheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Som Vila Rica Música barroca Paisagem sonora |
topic |
Som Vila Rica Música barroca Paisagem sonora Vila Rica (MG) História História Música Séc XVIII |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Vila Rica (MG) História História Música Séc XVIII |
description |
O objetivo deste trabalho é tentar conhecer a paisagem sonora de Vila Rica, no século XVIII, e a comparar com a música ali escrita. Partindo da ideia do compositor canadense R. Murray Schafer (2001), que considera a música como o melhor registro permanente de sons do passado, constituindo-se como uma espécie de paisagem sonora ideal que recria na imaginação algo semelhante ao que se verifica na paisagem sonora da época em que foi escrita, pretende-se ver em que medida a música composta em Vila Rica, no século XVIII, idealiza a paisagem sonora da qual faz parte. Nos dois primeiros capítulos são descritos os sons ouvidos nos espaços públicos de Vila Rica e o calendário cultual da freguesia do Pilar, o qual é tomado como parâmetro de marcação do tempo na Vila. Nos dois últimos capítulos, a paisagem sonora de Vila Rica é analisada e comparada com duas peças musicais contemporâneas. O método e as fontes usadas nos permitiram estudar apenas a estrutura da paisagem sonora da Vila e ver um reflexo dessa estrutura na música da época, a qual, apesar de todo o aparato clássico e pré-clássico que utiliza, pode ser considerada barroca. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-05-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T12:15:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T12:15:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAFI-8M5JZR |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAFI-8M5JZR |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-8M5JZR/1/fhviana.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-8M5JZR/2/fhviana.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
22dbbd8e4669f6a40a6753ed45b2c6c5 b1e011b30996a02ffab3186950e20295 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589201436868608 |