Desvestir-se em cena : investigações sobre figurino, nudez e representações do feminino em realizações cênicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/36654 |
Resumo: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
UFMG_ec1b6502fcf1b2916e6abcda3fb71d8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/36654 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos Magno Camargos Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/5492658161377541Denise Araújo PedronJoana Ziller de Araújo JosephsonJuarez Guimarães Diashttp://lattes.cnpq.br/8061905089057662Caroline Barbosa Manso2021-07-05T10:26:34Z2021-07-05T10:26:34Z2020-03-31http://hdl.handle.net/1843/36654CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEm um movimento derivado do interesse pela relação entre corpo e figurino, a pesquisa é composta pela proposta de análise de realizações cênicas que conferem a este trabalho a possibilidade de verificar como a identidade de gênero está prescrita no contexto social brasileiro. Assim, as análises são elaboradas a partir de Melindrosa (2014), de Ana Luisa Santos; Fuck Her (2018), de Ludmilla Ramalho; e, por fim, Rosa Púrpura (2014) e A frio (2017) de Berna Reale. A investigação leva em consideração todo o processo de escolha e preparação do corpo, a fim de perceber a potência, especialmente política, que a nudez em cena é capaz de mobilizar. A proposta metodológica abarca um levantamento bibliográfico com viés histórico sobre nudez, a fim de compreender como atualmente a noção de pudor pode contribuir na decisão de desnudar o corpo em cena. Ao compreender os limites sociais para o que é considerado obsceno, é possível buscar nessa relação as implicações políticas que o ato de desnudar representa para a constituição do feminino. Diante disso, é fundamental o aprofundamento em estudos que tratam das questões de gênero, da performance do corpo e da estética do corpo em sua exibição pública. Ademais, vale pontuar que temáticas abordadas neste estudo referentes às representações da imagem feminina, atravessam, de algum modo, todas as realizações cênicas analisadas e constituem em uma igual medida processos de violência sobre o corpo feminino. Como a própria análise pode constatar, esses elementos, na maioria das vezes, estão correlacionados e são evidenciados por meio da própria estrutura das ações performáticas. Além disso, é interessante perceber como tais expressões de violência podem ser vivenciadas de modos distintos pelos diferentes sujeitos femininos. Isso pode ser percebido pelo fato de que, mesmo abordando questões similares, as artistas o fizeram de modo bastante particular.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALCorpoNudezPerformanceFigurinoFemininoDesvestir-se em cena : investigações sobre figurino, nudez e representações do feminino em realizações cênicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALCaroline Barbosa Manso - Desvestir-se em cena.pdfCaroline Barbosa Manso - Desvestir-se em cena.pdfapplication/pdf3312035https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36654/1/Caroline%20Barbosa%20Manso%20-%20Desvestir-se%20em%20cena.pdf1955fad100e2ab0605052d99f4621731MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36654/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/366542021-07-05 07:26:34.559oai:repositorio.ufmg.br:1843/36654TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KCg==Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-07-05T10:26:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desvestir-se em cena : investigações sobre figurino, nudez e representações do feminino em realizações cênicas |
title |
Desvestir-se em cena : investigações sobre figurino, nudez e representações do feminino em realizações cênicas |
spellingShingle |
Desvestir-se em cena : investigações sobre figurino, nudez e representações do feminino em realizações cênicas Caroline Barbosa Manso Corpo Nudez Performance Figurino Feminino |
title_short |
Desvestir-se em cena : investigações sobre figurino, nudez e representações do feminino em realizações cênicas |
title_full |
Desvestir-se em cena : investigações sobre figurino, nudez e representações do feminino em realizações cênicas |
title_fullStr |
Desvestir-se em cena : investigações sobre figurino, nudez e representações do feminino em realizações cênicas |
title_full_unstemmed |
Desvestir-se em cena : investigações sobre figurino, nudez e representações do feminino em realizações cênicas |
title_sort |
Desvestir-se em cena : investigações sobre figurino, nudez e representações do feminino em realizações cênicas |
author |
Caroline Barbosa Manso |
author_facet |
Caroline Barbosa Manso |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlos Magno Camargos Mendonça |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5492658161377541 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Denise Araújo Pedron |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Joana Ziller de Araújo Josephson |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Juarez Guimarães Dias |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8061905089057662 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caroline Barbosa Manso |
contributor_str_mv |
Carlos Magno Camargos Mendonça Denise Araújo Pedron Joana Ziller de Araújo Josephson Juarez Guimarães Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Nudez Performance Figurino Feminino |
topic |
Corpo Nudez Performance Figurino Feminino |
description |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-05T10:26:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-05T10:26:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/36654 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/36654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36654/1/Caroline%20Barbosa%20Manso%20-%20Desvestir-se%20em%20cena.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36654/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1955fad100e2ab0605052d99f4621731 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971048404090880 |