Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_ec4538de0c24bb2cd3e290eebdde6b58
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AYKWM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Lucia Maria Porto de PaulaMaria Paula Prizon Theodoro dos Santos2019-08-12T09:58:24Z2019-08-12T09:58:24Z2011-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYKWMEmbora as tendências atuais sugiram mudanças nas práticas de Ensino de Ciências e Biologia durante a Educação Básica, evidenciando a necessidade de que os estudos sejam desenvolvidos de modo significativo e contextualizado, isso não ocorre na prática cotidiana.Muitos conceitos e atividades são oferecidos segundo o modelo da aprendizagem tradicional e mecânica, sem que suas implicações mais relevantes sejam evidenciadas pelos professores e, muito menos, assimiladas pelos alunos de modo efetivo. Com o ensino do tema Divisão Celular no Ensino Médio, parte considerável dos materiais didáticos disponíveis dispende explicações com alguns aspectos em detrimento de outros, discutindo apenas superficialmente aspectos expressivos dos pontos de vista genético, patológico e evolutivo.Sendo assim, o presente trabalho procurou pautar alguns aspectos do tema Divisão Celular que poderiam ser abordados de modo mais sutil, e, ao mesmo tempo, enumerar itens, pertinentes ao mesmo conteúdo, que possam ser realçados. Para tal, foram analisados três materiais didáticos com relação a cinco aspectos relacionados ao tema: descrição de suas fases, relação com a reprodução, com o desenvolvimento de tumores, com a genética e atividades relacionadas, tais como exercícios. Os resultados mostraram que o tema ainda é abordado pelos materiais didáticos privilegiando a fixação de conceitos e a compreensão de pequenos detalhes. Portanto, sugerese alterações nas abordagens teórica e prática, focando o ensino significativo e contextualizado capaz de permitir que os educandos relacionem as Ciências ao mundo em que vivem, apropriando-se de saberes e de capacidades que os permitam lidar com situações reais e atuaisUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBiologia  Estudo e ensinoEducaçãoMaterial didáticoEnsino de Ciências por InvestigaçãoPropostas para a elaboração de material didático voltado ao ensino de "divisão celular" no Ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia__maria_paula_santos_capa.pdfapplication/pdf50186https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AYKWM/1/monografia__maria_paula_santos_capa.pdf5b519cc509bae542297602710caf6ff6MD51monografia_maria_paula_santos.pdfapplication/pdf118938https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AYKWM/2/monografia_maria_paula_santos.pdf2a5075a46c9df41a74d733a65378cc5fMD52TEXTmonografia__maria_paula_santos_capa.pdf.txtmonografia__maria_paula_santos_capa.pdf.txtExtracted texttext/plain2349https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AYKWM/3/monografia__maria_paula_santos_capa.pdf.txt13fc80dfbd36b0d460acf50d3dff8731MD53monografia_maria_paula_santos.pdf.txtmonografia_maria_paula_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain45166https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AYKWM/4/monografia_maria_paula_santos.pdf.txt8ea1327361691d28b33cb18b10e4e756MD541843/BUBD-9AYKWM2019-11-14 16:41:34.624oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AYKWMRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:41:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547908238147584