Contribuição dos sintomas do transtorno de déficit de tenção/hiperatividade para as dificuldades de aprendizagem da aritmética
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8NVFNT |
Resumo: | Os Transtornos de Aprendizagem são caracterizados por comprometimentos no aprendizado das habilidades escolares, os quais não comprometem a inteligência de modo global, restringindo-se a alguns domínios cognitivos, tais como a linguagem escrita ou a matemática. Entre outras causas, a dificuldade da aprendizagem da matemática (DAM) muitas vezes é atribuída a um transtorno específico de aprendizagem da aritmética (CID 10 F81.2) ou a própria Discalculia do Desenvolvimento (DD). A DD é estimada em 3% a 6% da população em idade escolar, sendo diagnosticada através de critérios neuropsicológicos estritos, os quais incluem uma discrepância entre o rendimento da criança e o seu potencial escolar ou nível de escolaridade. O diagnóstico da DD exige a exclusão de causas extrínsecas, tais como dificuldades emocionais, falta de estimulação ou fracasso pedagógico. A DD é considerada um transtorno de origem genética, já as crianças com DAM são identificadas apenas pelo desempenho aritmético inferior em um teste padronizado, situando-se o ponto de corte geralmente entre o percentil 35 e 25. As crianças com DAM nem sempre possuem um transtorno específico, e constituem um grupo heterogêneo quanto às manifestações, etiologia e curso evolutivo. As comorbidades para a DD e DAM são freqüentes, principalmente com a Dislexia e o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade). A associação com TDAH, por exemplo, é encontrada em cerca de 20% a 42% das crianças com DD. Assim, o presente estudo investigou a ocorrência do TDAH em um grupo de 38 crianças com DAM, comparadas a 42 crianças do grupo controle. As crianças com DAM foram selecionadas a partir dos critérios do TDE (Teste de Desempenho Escolar) e avaliadas por tarefas neuropsicológicas e matemáticas. Os responsáveis pelas crianças responderam à entrevista semi-estruturada K-SADS-PL e à lista de verificação comportamental CBCL (Child Behavior Checklist). Os resultados da análise de variância (ANOVA) mostraram que ambos os grupos com DAM possuem déficits em tarefas neuropsicológicas que avaliam função executiva, memória de trabalho e habilidades visuoespaciais. Deve-se destacar que o grupo DAM + TDAH apresentou um desempenho inferior ao grupo DAM, porém não foi possível caracterizar um perfil cognitivo diferenciado entre os grupos. Através do modelo de Regressão Multinomial foram analisadas as variáveis comportamentais em conjunto com as tarefas neuropsicológicas. Ambos os grupos DAM apresentaram comprometimentos atencionais, avaliados pelo preenchimento do CBCL, porém apenas o grupo DAM+TDAH possui prejuízos na competência social dentro da escolaridade. Os resultados alcançados demonstram que os sintomas do TDAH podem ser considerados como um agravo para a dificuldade da aprendizagem da matemática |
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Vitor Geraldi HaaseJorge Andrade PintoJosé Neander Silva AbreuRiviane Borghesi Bravo2019-08-14T00:23:44Z2019-08-14T00:23:44Z2011-02-11http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8NVFNTOs Transtornos de Aprendizagem são caracterizados por comprometimentos no aprendizado das habilidades escolares, os quais não comprometem a inteligência de modo global, restringindo-se a alguns domínios cognitivos, tais como a linguagem escrita ou a matemática. Entre outras causas, a dificuldade da aprendizagem da matemática (DAM) muitas vezes é atribuída a um transtorno específico de aprendizagem da aritmética (CID 10 F81.2) ou a própria Discalculia do Desenvolvimento (DD). A DD é estimada em 3% a 6% da população em idade escolar, sendo diagnosticada através de critérios neuropsicológicos estritos, os quais incluem uma discrepância entre o rendimento da criança e o seu potencial escolar ou nível de escolaridade. O diagnóstico da DD exige a exclusão de causas extrínsecas, tais como dificuldades emocionais, falta de estimulação ou fracasso pedagógico. A DD é considerada um transtorno de origem genética, já as crianças com DAM são identificadas apenas pelo desempenho aritmético inferior em um teste padronizado, situando-se o ponto de corte geralmente entre o percentil 35 e 25. As crianças com DAM nem sempre possuem um transtorno específico, e constituem um grupo heterogêneo quanto às manifestações, etiologia e curso evolutivo. As comorbidades para a DD e DAM são freqüentes, principalmente com a Dislexia e o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade). A associação com TDAH, por exemplo, é encontrada em cerca de 20% a 42% das crianças com DD. Assim, o presente estudo investigou a ocorrência do TDAH em um grupo de 38 crianças com DAM, comparadas a 42 crianças do grupo controle. As crianças com DAM foram selecionadas a partir dos critérios do TDE (Teste de Desempenho Escolar) e avaliadas por tarefas neuropsicológicas e matemáticas. Os responsáveis pelas crianças responderam à entrevista semi-estruturada K-SADS-PL e à lista de verificação comportamental CBCL (Child Behavior Checklist). Os resultados da análise de variância (ANOVA) mostraram que ambos os grupos com DAM possuem déficits em tarefas neuropsicológicas que avaliam função executiva, memória de trabalho e habilidades visuoespaciais. Deve-se destacar que o grupo DAM + TDAH apresentou um desempenho inferior ao grupo DAM, porém não foi possível caracterizar um perfil cognitivo diferenciado entre os grupos. Através do modelo de Regressão Multinomial foram analisadas as variáveis comportamentais em conjunto com as tarefas neuropsicológicas. Ambos os grupos DAM apresentaram comprometimentos atencionais, avaliados pelo preenchimento do CBCL, porém apenas o grupo DAM+TDAH possui prejuízos na competência social dentro da escolaridade. Os resultados alcançados demonstram que os sintomas do TDAH podem ser considerados como um agravo para a dificuldade da aprendizagem da matemáticaLearning disorders are characterized by impairment in school abilities, which do not compromise intelligence as a whole, but are rather constrained to a few domains of cognition, such as language-related skills or mathematics. Among other causes, the mathematical learning disability (MLD) is often related to a specific disability in arithmetics (CID 10 F81.2) or to Developmental Dyscalculia (DD) itself. DD is estimated to be found on an average of 3% to 6% of the population at school age, being diagnosed by means of strict neurological criteria, which include the discrepancy between a child´s performance and its full potential or school grade. The diagnoses of DD calls for the exclusion of intrinsic causes, such as emotional difficulties, lack of stimuli or pedagogic failure. DD is considered a genetic disorder, whereas children with MLD are rather identified in accordance with their low performance in arithmetics, assessed by means of a standard test to which the percentile cutting-edge is generally between 35 and 25. Children with MLD do not always present with specific disorders and are part of a group characterized by its heterogeny in terms of clinical manifestations, etiology and development. The comorbidities for DD and MLD are often found, notably Dyslexia and ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder). The association between ADHD, for instance, is found in roughly 20% to 42% of the children with DD. Thus, this study investigated the incidence of ADHD in a group of 38 children with MLD, compared to 42 children in the control group. Children with MLD were chosen based on the criteria of the TDE (Test of School Performance) and assessed from neuropsychological and mathematical tasks. The ones responsible for each participant answered to a semi-structured interview K-SADS-PL as well as to the checklist for verification of behavior CBCL (Child Behavior Checklist). The results of the variance analysis (ANOVA) showed that both groups with MLD have deficit to perform the neuropsychological tasks that measure executive functioning, working memory and visuospatial abilities. It is worth noting that the group MLD + ADHD showed a lower performance when compared to the MLD group, although it was not possible to characterize a difference in cognitive profile between the groups. The Multinomial Regression Model allowedfor the analysis of the behavior-related variables together with the neuropsychological tasks. Both MLD groups showed attention impairment, assessed through the CBCL, although only the group MLD+ADHD has the school-related social competence compromised. The results achieved show that ADHD symptoms may be regarded as a worse to the mathematical learning disabilityUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGTranstornos de aprendizagemMatemáticaNeuropsicologiaDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadeTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeComorbidadeTranstornos cognitivosNeuropsicologiaTDAHDiscalculiaAprendizagemComorbidadeContribuição dos sintomas do transtorno de déficit de tenção/hiperatividade para as dificuldades de aprendizagem da aritméticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_vers_o_final_ii_2011.pdfapplication/pdf787307https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8NVFNT/1/disserta__o_vers_o_final_ii_2011.pdf326fb7f81468f1552a73a869dfb9c29eMD51TEXTdisserta__o_vers_o_final_ii_2011.pdf.txtdisserta__o_vers_o_final_ii_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain153755https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8NVFNT/2/disserta__o_vers_o_final_ii_2011.pdf.txt469f220e31c4cfc567b2f568cdd2bd3aMD521843/BUOS-8NVFNT2019-11-14 16:03:17.678oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8NVFNTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:03:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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