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Oto Neri BorgesAntonio Tarciso BorgesCristiano Mauro Assis GomesAdriana Gomes DickmanDeise Miranda ViannaJosé André Peres AngottiAmanda Amantes Neiva Ribeiro2019-08-10T09:12:12Z2019-08-10T09:12:12Z2009-05-29http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YSWQA presente pesquisa tem como foco a evolução do entendimento de estudantes do primeiro e terceiro anos do Ensino Médio sobre conteúdos de natureza científico-escolar e tecnológica. O objetivo foi identificar se houve progresso de entendimento quando feita uma intervenção educacional a partir do estudo de uma Unidade Temática sobre o funcionamento da televisão. Procuramos verificar os fatores que influenciaram na aprendizagem, tais como a maturidade, familiaridade com o tema e foco de estudo. Interpretamos o progresso em termos da exposição do entendimento nas tarefas realizadas durante a aplicação do material. Utilizamos métodos qualitativos e quantitativos para análise dos nossos dados, que consistiram em gravações de áudio, anotações de caderno de bordo e relatos escritos. Verificamos que houve aprendizagem em relação aos conteúdos abordados. Os alunos que participaram da pesquisa apresentaram padrões diferenciados de aprendizagem. Verificamos ainda que o tipo de abordagem favoreceu mais o aumento do entendimento de conteúdos tecnológicos do que escolares, e a influência da hibridização foi maior também para os conceitos tecnológicos, se apresentando mais restrita para os conceitos escolares.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoFísica Estudo e ensino (Segundo grau)EducaçãoEnsino de físicaEstudantesContextualização no ensino de Física: efeitos sobre a evolução do entendimento dos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALteseamandaamantes.pdfapplication/pdf1962441https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84YSWQ/1/teseamandaamantes.pdf347fa3fee7a3e57aa59883be1d78ef5cMD51TEXTteseamandaamantes.pdf.txtteseamandaamantes.pdf.txtExtracted texttext/plain463819https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84YSWQ/2/teseamandaamantes.pdf.txtb9db08877d17f0d1ecbb159bb2e9a6daMD521843/FAEC-84YSWQ2019-11-14 07:21:16.721oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84YSWQRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:21:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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