Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_ecd3402fb27b4e53de09481c579ee008
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-A2TQ4H
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Flavio Terrigno BarbeitasGuilherme PaolielloFernando de Oliveira RochaMarcos Matturro Foschiera2019-08-11T11:47:27Z2019-08-11T11:47:27Z2015-07-09http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A2TQ4HA presente dissertação tem como objetivo analisar estratégias musicais e as relações sociais e culturais que permeiam e impactam o processo de preparação de um repertório para performance, através da observação, analise e relato de diversos ensaios e apresentações do quarteto de violões Corda Nova (Belo Horizonte MG), que se dedica à música contemporânea. A metodologia utilizada na coleta de dados foi a abordagem etnográfica, que inclui três etapas: 1) observações presenciais, gravação audiovisual para registro e análise de diversos ensaios em grupo; 2) observação, gravação audiovisual para registro e análise de 2 (duas) performances ao vivo; e 3) entrevistas semiestruturadas com cada membro separadamente, a fim de entender as diferentes visões e pontos de vista do trabalho coletivo. A partir desse material coletado foi possível analisar o trabalho do grupo sob duas perspectivas. Na primeira foi detalhado o processo colaborativo dos integrantes do quarteto, onde foram constatadas diversas especificidades do trabalho do quarteto, como estratégias de ensaio, papéis desempenhados pelos integrantes e formas de produção dos seus espetáculos. Na segunda foi analisado o termo imagens sonoras, que é utilizado pelo grupo para descrever o processo de apreensão do conteúdo musical, chegando à conclusão que a criação de imagens sonoras das obras é construída a partir de múltiplos aspectos, como criação de referências auditivas, ritmos e melodias resultantes, marcações pessoais na partitura, entre outros.This thesis aims to analyze musical strategies and social and cultural relations that permeate and impact the process of preparing a repertoire for performance through observation, analysis and reporting of different rehearsals and presentations of Corda Nova guitar quartet (Belo Horizonte - MG), which is dedicated to contemporary music. The methodology used in data collection was the ethnographic approach, which includes three steps: 1) in person observations, audiovisual recording for registration and analysis of several trials group; 2) observation, audiovisual recording for registration and analysis of 2 (two) live performances; and 3) semi-structured interviews with each member separately, in order to understand the different views and perspectives of collective work. From that material collected it was possible to analyze the group's work from two perspectives. The first was detailed collaborative process of quartet members, which were found several specificities of quartet work as rehearsal strategies, roles of members and forms of production of their shows. In the second analyzed the term "sound images", which is used by the group to describe the process of apprehension of musical content, and concluded that the creation of "sound images" of works is built from multiple aspects, such as creating hearing references, rhythms and melodies resultant, personal markings in the score, among others.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusica de Camara  MusicaPerformance musical  Quartetos de cordas Análise e apreciação Quarteto de violõesEtnografiaMúsica de CâmaraProcesso de preparação de obras de câmara pelo quarteto Corda Nova: uma abordagem etnográfica.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertac_a_o_marcos_matturro_foschiera.pdfapplication/pdf2037473https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A2TQ4H/1/dissertac_a_o_marcos_matturro_foschiera.pdff6d39704e5246686d513ea2a59b8c0adMD51TEXTdissertac_a_o_marcos_matturro_foschiera.pdf.txtdissertac_a_o_marcos_matturro_foschiera.pdf.txtExtracted texttext/plain202311https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A2TQ4H/2/dissertac_a_o_marcos_matturro_foschiera.pdf.txt301d5d492c95125917079781b998a412MD521843/AAGS-A2TQ4H2019-11-14 11:44:50.674oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-A2TQ4HRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:44:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548285632184320