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Jacqueline Veneroso Alves da CunhaGilberto Andrade MartinsSilvio Segundo Salej HigginsJoao Estevao Barbosa Neto2019-08-11T01:21:58Z2019-08-11T01:21:58Z2011-09-05http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8SLHD8O campo científico contábil passou por um desenvolvimento relevante nos últimos anos. Essa evolução é construída de forma social, onde a estrutura do relacionamento entre os pesquisadores e as práticas de pesquisa se reflete na construção do conhecimento científico na área. Tendo por base essa premissa, o objetivo deste trabalho foi identificar e analisar a dinâmica da estrutura de relacionamentos existentes entre os programas de pós-graduação stricto sensu na área de CiênciasContábeis no Brasil, sob a ótica das redes sociais. Nesse sentido, foi realizado um estudo descritivo, utilizando-se da Análise de Redes Sociais para identificar a estrutura da rede de colaboração científica e acadêmica entre os docentes dos programas de pós-graduação strictosensu em Ciências Contábeis. A estrutura relacional foi identificada por meio da colaboração dos docentes na coautoria de artigos científicos publicados em periódicos e na participação em bancas de mestrado e doutorado em Ciências Contábeis. Assim, por meio da coleta de dados nos sítios eletrônicos dos programas e nos currículos da plataforma Lattes dos docentes, foram identificados 241 professores de 18 programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis quecolaboraram entre si em 455 artigos, 1002 bancas de mestrado e 112 bancas de doutorado no período de 2002 a 2010 (divididos em três períodos, 2002-2004, 2005-2007 2 e 2008-2010). Foi testada também, a hipótese de que a rede de colaboração entre programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis apresenta estruturas do tipo Small Worlds. A análise dos resultados foi dividida em duas partes. Inicialmente, procurou-se traçar um perfil demográfico do campo científico contábil por meio de uma análise descritiva das características acadêmicas e científicas dos programas e dos docentes. Na segunda parte, foi realizada a análise da estrutura relacionalentre os docentes com base na Análise de Redes Sociais. Com relação ao perfil da área contábil, os resultados evidenciaram uma evolução no campo, tanto em número de programas quanto em quantidade de novos docentes. A incipiência do campo faz com que se verifique a presença de uma variedade relevante de docentes com formação em outras áreas do conhecimento, principalmente quando considerados os níveis de mestrado e doutorado. No que tange a produção científica e acadêmica do corpo docente dos programas, mais especificamente à publicação de artigos em periódicos, à elaboração de livros e à participação em bancas de mestrado e doutorado, verificou-se um crescimento relevante da participação dos professores nesses tipos de atividades científicas e acadêmicas. Quanto à Análise de Redes Sociais, mesmo analisados separadamente, os resultados identificaram estruturas relacionais semelhantes nos três tipos de interação. Nesse sentido, a análise longitudinal mostrou relevante evolução no período analisado, verificando o grande crescimento da rede tanto em termos do número de participantes quanto no de relacionamentos realizados entre eles, contribuindo para que a rede diminuísse sua densidade e se tornasse mais dispersa. Verificou-se que a criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis foi decisiva para o aumento da colaboração em artigos e em bancas de mestrado e doutorado, fazendo com que crescesse também a interação entre os programas. Identificou-se também que a inserção de novos docentes nos programas influenciou de forma significativa a estrutura relacional, contribuindo para a evolução do campo. A hipótese da pesquisa de que a rede de colaboração entre programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis apresenta estruturas do tipo Small Worlds foi aceita no que diz respeito a colaboração em artigos e à participação em bancas de doutorado, mas foi rejeitada na interação em bancas de mestrado. Diante de tais evidências, os resultados identificaram um perfil do campo contábil, indicando um futuro cenário de evolução da colaboração científica e acadêmica, confirmando que o conhecimento científico é criado e desenvolvido a partir das relações sociaisdos atores envolvidos na área.The scientific field of accounting has had a significant development in recent years. This evolution is built on a social structure in which the relationship among researchers and research practices is reflected on the construction of scientific knowledge. Based on this premise, this study aimed to identify and analyze the dynamics of relationships structure among the programs of stricto sensu post-graduate studies in Brazilian Accounting area under a social networks perspective. Thus, it was a descriptive study, using the Social Network Analysis to identify thenetwork structure of scientific and academic collaboration among teachers of stricto sensu postgraduate studies programs in Accounting. The relational structure was identified through teachers collaboration in co-authorship of scientific articles published in journals and participation in boards of M.Sc (Masters Degree) and PhD (Philosophy Doctor) in Accounting. Thus, by collecting data on programs from websites and in the curricula of Lattes platform for teachers, two hundred and forty-one teachers were identified from eighteen stricto sensu post-graduate studies programs on Accounting who collaborated with each other in four hundred and fifty-five articles, one thousand and two Masters stalls and one hundred and two doctoral stalls from 2002 to 2010 (divided into three periods, 2002-2004, 2005-2007, and 2008-2010) The hypothesis about the collaboration network among stricto sensu post-graduate studies programs on Accounting providing structures such as Small Worlds was also tested. Results analysis was divided into two parts. Initially, we tried to draw a demographic profile of accounting scientific field through adescriptive analysis of academic and scientific characteristics from programs and teachers. The second part was to analyze the relational structure among teachers based on Social Network Analysis. Results showed an evolution on accounting area profile, both in number of programs and in number of new teachers. The field incipient nature shows a relevant variety of teachers with training in other knowledge areas, especially when considering masters and doctoral levels.It was verified that teachers had relevant increase on scientific and academic activities, specifically with articles publication in journals, books edition, and participation in master's and doctoral stalls. As for Social Network Analysis, even analyzed separately, results showed similar relational structures in three types of interaction. Therefore, the longitudinal analysis showed significant progress during the analyzed period, verifying the great growth of the network, both in terms of number of participants and in the relationships among them, contributing to thedecreased network density and become more dispersed. It was found that the creation of new programs for stricto sensu post-graduate studies on Accounting was crucial for enhancing collaboration on articles and on newsstands of master's and doctoral degrees, causing to grow alsothe interaction among the programs. It was also found that the insertion of new teachers in the program significantly influenced the relational structure, contributing to the field evolution. The research hypothesis about the collaboration network among programs in stricto sensu postgraduate studies on Accounting providing structures such as Small Worlds was accepted as regards the collaboration and participation on articles and on newsstands for a doctorate, but was rejected in the interaction at masters newsstands. Faced with such evidences, results identified an accounting field profile, indicating a future scenario for the evolution of scientific and academic collaboration, confirming that scientific knowledge is created and developed from the social relations of the actors involved in the area.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGConhecimento científico ProduçãoUniversidades e faculdades Pos-graduaçãoContabilidadeAnálise de Redes SociaisProgramas de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências ContábeisPesquisa em ContabilidadeConstrução do conhecimento científico nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis sob a ótica das redes sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_jo_o_estev_o_barbosa_neto.pdfapplication/pdf5929599https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8SLHD8/1/disserta__o_jo_o_estev_o_barbosa_neto.pdfaa082f29f2c1e189d8f31a5b8ee8b4b7MD51TEXTdisserta__o_jo_o_estev_o_barbosa_neto.pdf.txtdisserta__o_jo_o_estev_o_barbosa_neto.pdf.txtExtracted texttext/plain528004https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8SLHD8/2/disserta__o_jo_o_estev_o_barbosa_neto.pdf.txtd3c39fcaff92ec773952c787d59aa1a7MD521843/BUOS-8SLHD82019-11-14 04:13:59.546oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8SLHD8Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:13:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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