Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_ed9da1de9aa648f6f8925de1edc49aa7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-95AG68
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Marcos Antonio AlexandreEduardo de Assis DuarteJosé Luiz Ligiéro CoelhoSoraya Martins Patrocínio2019-08-12T19:33:40Z2019-08-12T19:33:40Z2013-02-25http://hdl.handle.net/1843/ECAP-95AG68A presente dissertação objetiva estudar, por meio dos textos dramáticos Sortilégio, de Abdias do Nascimento; Anjo Negro, de Nelson Rodrigues e Silêncio, da Cia. dos Comuns, o processo de formação das identidades dos afro-brasileiros na e pela cultura negra. Nos três textos, o interesse é investigar a enunciação dos sujeitos negros presentes nas tramas. Investigar quem são esses negros e como são ressignificados; de que lugar eles falam e como esses lugares de enunciação podem determinar, positiva ou negativamente, o processo de formação identitária desses sujeitos, enquanto negros pertencentes ao sistema de valores e padrões culturais afro-brasileiros.The present work aims to study the formation process of the Afro-Brazilian identity in and by the black culture through the dramatic texts Sortilégio of Abdias do Nascimento, Anjo Negro of Nelson Rodrigues and Silencio from the Cia. dos Comuns. In these three texts the focus is the investigation of the black individual enunciation present in the plot. This examination will analyse who these black people are and how their representation is built. It will inspect what their standpoint is and howthese places of enunciation can determine positively or negatively their identity formation process, as black individuals inserted in the Afro-Brazilian system of cultural values.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatro brasileiro História e críticaIdentidade (Psicologia) na literaturaNascimento, Abdias do, 1914- Sortilégio Crítica e interpretaçãoCia dos Comuns (Grupo teatral)Negros na literaturaEnunciaçãoRodrigues, Nelson, 1912-1980 Anjo negro Crítica e interpretaçãoNegros Identidade racial BrasilRacismo na literaturaSilêncioIdentidade(s) negraCultura negra e teatro negroIdentidades afro-brasileiras: Sortilégio, Anjo Negro e Silêncioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALidentidades_afro_brasileiras.pdfapplication/pdf555453https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-95AG68/1/identidades_afro_brasileiras.pdfd81a19b173a465e8ab99af6c2576c000MD51TEXTidentidades_afro_brasileiras.pdf.txtidentidades_afro_brasileiras.pdf.txtExtracted texttext/plain256943https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-95AG68/2/identidades_afro_brasileiras.pdf.txt6d0b254306a9d539ab1777eef3f1cdf1MD521843/ECAP-95AG682019-11-14 19:38:19.5oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-95AG68Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:38:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548065247723520