Representações da natureza e des-figuração dos conflitos socioambientais: a publicidade dos setores elétrico, químico e petroquímico entre 1982 e 2002

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wendell Ficher Teixeira Assis
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-BEQDR5
Resumo: A presente dissertação objetiva demonstrar que a publicidade veiculada por segmentos degradadores do meio ambiente atua em duas frentes: de um lado, compõe uma imagem enaltecedora das empresas que exploram a natureza, e de outro, circula noções em disputa no interior do campo ambiental. O argumento utilizado busca realçar que a apropriação econômica da natureza é consubstanciada por significações simbólicas, que procuram hierarquizar os olhares sob a natureza, bem como legitimar iniqüidades na distribuição do espaço ambiental. Desse modo, intentamos através da análise de anúncios publicitários dos setores elétrico, químico e petroquímico, veiculados nas revistas Veja e Exame entre os anos de 1982 e 2002, evidenciar como a visão econômica dominante dentro e fora do campo ambiental emprega as noções de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social para legitimar o processo de exploração da natureza. A partir de uma perspectiva que concebe a publicidade como instrumento heurístico que auxilia na compreensão dos imaginários sociais (BRETON & PROULX, 2002; RIAL, 1999; SOULAGES, 1996), procuraremos elucidar as estratégias discursivas, imagens, cores e enquadramentos que se entretecem na consolidação desse processo. Destarte, constatamos um ocultamento dos impactos sociais e ambientais e uma racionalização da natureza como lugar da geração de riquezas
id UFMG_ee27e55d19341c627818824c28535d07
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-BEQDR5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Andrea Luisa Zhouri LaschefskiWendell Ficher Teixeira Assis2019-08-11T11:24:06Z2019-08-11T11:24:06Z2005-12-20http://hdl.handle.net/1843/VCSA-BEQDR5A presente dissertação objetiva demonstrar que a publicidade veiculada por segmentos degradadores do meio ambiente atua em duas frentes: de um lado, compõe uma imagem enaltecedora das empresas que exploram a natureza, e de outro, circula noções em disputa no interior do campo ambiental. O argumento utilizado busca realçar que a apropriação econômica da natureza é consubstanciada por significações simbólicas, que procuram hierarquizar os olhares sob a natureza, bem como legitimar iniqüidades na distribuição do espaço ambiental. Desse modo, intentamos através da análise de anúncios publicitários dos setores elétrico, químico e petroquímico, veiculados nas revistas Veja e Exame entre os anos de 1982 e 2002, evidenciar como a visão econômica dominante dentro e fora do campo ambiental emprega as noções de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social para legitimar o processo de exploração da natureza. A partir de uma perspectiva que concebe a publicidade como instrumento heurístico que auxilia na compreensão dos imaginários sociais (BRETON & PROULX, 2002; RIAL, 1999; SOULAGES, 1996), procuraremos elucidar as estratégias discursivas, imagens, cores e enquadramentos que se entretecem na consolidação desse processo. Destarte, constatamos um ocultamento dos impactos sociais e ambientais e uma racionalização da natureza como lugar da geração de riquezasThe main of this dissertation is demonstrate that the advertising propagated by destroyers segments of environment acts in two different ways: First, composing a positive image of the companies, which explore nature, in the other hand it, circulates notions in dispute in theenvironmental field. The argument used goes for to emphasize that the economic appropriation of nature is affirmed by symbolic meanings which wants to hierarchize the views of nature and legitimize inequalities in the environmental space distribution. In that way we intend through the examination of the publicity advertisements made by the electric, chemical and petrochemical sectors published in the Veja and Exame magazines between the years of 1982 and 2002 show how the dominant economic view of nature use the notions of sustainable development and social response in and outside the environmental field to legitimize the process of nature' s exploration. Using the perspective which conceives the publicity as an heuristic instrument that helps in the appreciation of social imaginaries (BRETON & PROULX, 2002; RIAL, 1999; SOULAGES, 1996) we intend to elucidate the discourse strategies, images, colors and framings which if they mix in the consolidation of this process. Then we realise an attempt to keep in dark the social and environmental impacts and a rationalization of nature as the place for production of wealthUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGPublicidadeSociologiaMeio ambienteIndustria quimicaIndustria petroquimicaUsinas hidrelétricasDesenvolvimento sustentávelPublicidadePetroquímicaMeio ambienteIndústria químicaSetor elétricoDesenvolvimento sustentávelRepresentações da natureza e des-figuração dos conflitos socioambientais: a publicidade dos setores elétrico, químico e petroquímico entre 1982 e 2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_wendell_ficher_teixeira_assis.pdfapplication/pdf2464080https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-BEQDR5/1/disserta__o_wendell_ficher_teixeira_assis.pdf01adeb6e185e8335cba0f317c2dc64b6MD51TEXTdisserta__o_wendell_ficher_teixeira_assis.pdf.txtdisserta__o_wendell_ficher_teixeira_assis.pdf.txtExtracted texttext/plain378302https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-BEQDR5/2/disserta__o_wendell_ficher_teixeira_assis.pdf.txt95b1c2951b14e5975cc591ff938e085eMD521843/VCSA-BEQDR52019-11-14 07:05:17.412oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-BEQDR5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:05:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações da natureza e des-figuração dos conflitos socioambientais: a publicidade dos setores elétrico, químico e petroquímico entre 1982 e 2002
title Representações da natureza e des-figuração dos conflitos socioambientais: a publicidade dos setores elétrico, químico e petroquímico entre 1982 e 2002
spellingShingle Representações da natureza e des-figuração dos conflitos socioambientais: a publicidade dos setores elétrico, químico e petroquímico entre 1982 e 2002
Wendell Ficher Teixeira Assis
Publicidade
Petroquímica
Meio ambiente
Indústria química
Setor elétrico
Desenvolvimento sustentável
Publicidade
Sociologia
Meio ambiente
Industria quimica
Industria petroquimica
Usinas hidrelétricas
Desenvolvimento sustentável
title_short Representações da natureza e des-figuração dos conflitos socioambientais: a publicidade dos setores elétrico, químico e petroquímico entre 1982 e 2002
title_full Representações da natureza e des-figuração dos conflitos socioambientais: a publicidade dos setores elétrico, químico e petroquímico entre 1982 e 2002
title_fullStr Representações da natureza e des-figuração dos conflitos socioambientais: a publicidade dos setores elétrico, químico e petroquímico entre 1982 e 2002
title_full_unstemmed Representações da natureza e des-figuração dos conflitos socioambientais: a publicidade dos setores elétrico, químico e petroquímico entre 1982 e 2002
title_sort Representações da natureza e des-figuração dos conflitos socioambientais: a publicidade dos setores elétrico, químico e petroquímico entre 1982 e 2002
author Wendell Ficher Teixeira Assis
author_facet Wendell Ficher Teixeira Assis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrea Luisa Zhouri Laschefski
dc.contributor.author.fl_str_mv Wendell Ficher Teixeira Assis
contributor_str_mv Andrea Luisa Zhouri Laschefski
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Petroquímica
Meio ambiente
Indústria química
Setor elétrico
Desenvolvimento sustentável
topic Publicidade
Petroquímica
Meio ambiente
Indústria química
Setor elétrico
Desenvolvimento sustentável
Publicidade
Sociologia
Meio ambiente
Industria quimica
Industria petroquimica
Usinas hidrelétricas
Desenvolvimento sustentável
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Publicidade
Sociologia
Meio ambiente
Industria quimica
Industria petroquimica
Usinas hidrelétricas
Desenvolvimento sustentável
description A presente dissertação objetiva demonstrar que a publicidade veiculada por segmentos degradadores do meio ambiente atua em duas frentes: de um lado, compõe uma imagem enaltecedora das empresas que exploram a natureza, e de outro, circula noções em disputa no interior do campo ambiental. O argumento utilizado busca realçar que a apropriação econômica da natureza é consubstanciada por significações simbólicas, que procuram hierarquizar os olhares sob a natureza, bem como legitimar iniqüidades na distribuição do espaço ambiental. Desse modo, intentamos através da análise de anúncios publicitários dos setores elétrico, químico e petroquímico, veiculados nas revistas Veja e Exame entre os anos de 1982 e 2002, evidenciar como a visão econômica dominante dentro e fora do campo ambiental emprega as noções de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social para legitimar o processo de exploração da natureza. A partir de uma perspectiva que concebe a publicidade como instrumento heurístico que auxilia na compreensão dos imaginários sociais (BRETON & PROULX, 2002; RIAL, 1999; SOULAGES, 1996), procuraremos elucidar as estratégias discursivas, imagens, cores e enquadramentos que se entretecem na consolidação desse processo. Destarte, constatamos um ocultamento dos impactos sociais e ambientais e uma racionalização da natureza como lugar da geração de riquezas
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T11:24:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T11:24:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VCSA-BEQDR5
url http://hdl.handle.net/1843/VCSA-BEQDR5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-BEQDR5/1/disserta__o_wendell_ficher_teixeira_assis.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-BEQDR5/2/disserta__o_wendell_ficher_teixeira_assis.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 01adeb6e185e8335cba0f317c2dc64b6
95b1c2951b14e5975cc591ff938e085e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589431992516608