Representações da natureza e des-figuração dos conflitos socioambientais: a publicidade dos setores elétrico, químico e petroquímico entre 1982 e 2002
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VCSA-BEQDR5 |
Resumo: | A presente dissertação objetiva demonstrar que a publicidade veiculada por segmentos degradadores do meio ambiente atua em duas frentes: de um lado, compõe uma imagem enaltecedora das empresas que exploram a natureza, e de outro, circula noções em disputa no interior do campo ambiental. O argumento utilizado busca realçar que a apropriação econômica da natureza é consubstanciada por significações simbólicas, que procuram hierarquizar os olhares sob a natureza, bem como legitimar iniqüidades na distribuição do espaço ambiental. Desse modo, intentamos através da análise de anúncios publicitários dos setores elétrico, químico e petroquímico, veiculados nas revistas Veja e Exame entre os anos de 1982 e 2002, evidenciar como a visão econômica dominante dentro e fora do campo ambiental emprega as noções de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social para legitimar o processo de exploração da natureza. A partir de uma perspectiva que concebe a publicidade como instrumento heurístico que auxilia na compreensão dos imaginários sociais (BRETON & PROULX, 2002; RIAL, 1999; SOULAGES, 1996), procuraremos elucidar as estratégias discursivas, imagens, cores e enquadramentos que se entretecem na consolidação desse processo. Destarte, constatamos um ocultamento dos impactos sociais e ambientais e uma racionalização da natureza como lugar da geração de riquezas |
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Andrea Luisa Zhouri LaschefskiWendell Ficher Teixeira Assis2019-08-11T11:24:06Z2019-08-11T11:24:06Z2005-12-20http://hdl.handle.net/1843/VCSA-BEQDR5A presente dissertação objetiva demonstrar que a publicidade veiculada por segmentos degradadores do meio ambiente atua em duas frentes: de um lado, compõe uma imagem enaltecedora das empresas que exploram a natureza, e de outro, circula noções em disputa no interior do campo ambiental. O argumento utilizado busca realçar que a apropriação econômica da natureza é consubstanciada por significações simbólicas, que procuram hierarquizar os olhares sob a natureza, bem como legitimar iniqüidades na distribuição do espaço ambiental. Desse modo, intentamos através da análise de anúncios publicitários dos setores elétrico, químico e petroquímico, veiculados nas revistas Veja e Exame entre os anos de 1982 e 2002, evidenciar como a visão econômica dominante dentro e fora do campo ambiental emprega as noções de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social para legitimar o processo de exploração da natureza. A partir de uma perspectiva que concebe a publicidade como instrumento heurístico que auxilia na compreensão dos imaginários sociais (BRETON & PROULX, 2002; RIAL, 1999; SOULAGES, 1996), procuraremos elucidar as estratégias discursivas, imagens, cores e enquadramentos que se entretecem na consolidação desse processo. Destarte, constatamos um ocultamento dos impactos sociais e ambientais e uma racionalização da natureza como lugar da geração de riquezasThe main of this dissertation is demonstrate that the advertising propagated by destroyers segments of environment acts in two different ways: First, composing a positive image of the companies, which explore nature, in the other hand it, circulates notions in dispute in theenvironmental field. The argument used goes for to emphasize that the economic appropriation of nature is affirmed by symbolic meanings which wants to hierarchize the views of nature and legitimize inequalities in the environmental space distribution. In that way we intend through the examination of the publicity advertisements made by the electric, chemical and petrochemical sectors published in the Veja and Exame magazines between the years of 1982 and 2002 show how the dominant economic view of nature use the notions of sustainable development and social response in and outside the environmental field to legitimize the process of nature' s exploration. Using the perspective which conceives the publicity as an heuristic instrument that helps in the appreciation of social imaginaries (BRETON & PROULX, 2002; RIAL, 1999; SOULAGES, 1996) we intend to elucidate the discourse strategies, images, colors and framings which if they mix in the consolidation of this process. Then we realise an attempt to keep in dark the social and environmental impacts and a rationalization of nature as the place for production of wealthUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGPublicidadeSociologiaMeio ambienteIndustria quimicaIndustria petroquimicaUsinas hidrelétricasDesenvolvimento sustentávelPublicidadePetroquímicaMeio ambienteIndústria químicaSetor elétricoDesenvolvimento sustentávelRepresentações da natureza e des-figuração dos conflitos socioambientais: a publicidade dos setores elétrico, químico e petroquímico entre 1982 e 2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_wendell_ficher_teixeira_assis.pdfapplication/pdf2464080https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-BEQDR5/1/disserta__o_wendell_ficher_teixeira_assis.pdf01adeb6e185e8335cba0f317c2dc64b6MD51TEXTdisserta__o_wendell_ficher_teixeira_assis.pdf.txtdisserta__o_wendell_ficher_teixeira_assis.pdf.txtExtracted texttext/plain378302https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-BEQDR5/2/disserta__o_wendell_ficher_teixeira_assis.pdf.txt95b1c2951b14e5975cc591ff938e085eMD521843/VCSA-BEQDR52019-11-14 07:05:17.412oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-BEQDR5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:05:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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