Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_ee29bc69cb75801d2733c269c1cc2916
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DNE6J
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Miguir Terezinha Vieccelli DonosoMercia Heloisa Ferreira CunhaRosimeire Fernandes de Oliveira2019-08-12T08:09:55Z2019-08-12T08:09:55Z2012-02-04http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNE6JA docência se constitui em uma área de atuação do enfermeiro que vem se expandindo muito nos últimos tempos. Exercer a docência implica em enfrentar desafios que favoreçam o crescimento do docente e do discente. Nos últimos anos houve uma ampliação das escolas de nível técnico de enfermagem no Brasil, e, paralelo a este fato, surgiu a necessidade de inserção de profissionais enfermeiros na docência. A docência em enfermagem representa um desafio, pois para exercê-la, faz se necessário superar entraves, investir em atualização e, principalmente, identificar as fragilidades do docente. Dessa reflexão, identificamos nosso problema de pesquisa: não há conhecimento suficiente dos problemas enfrentados pelo enfermeiro docente na sua prática diária. Relembra-se que quando não se reconhece as fragilidades de um grupo, torna-se difícil investir no aprimoramento do mesmo. Este estudo objetivou identificar na literatura as principais dificuldades do docente em enfermagem, visando proporcionar aos educadores dessa área a possibilidade de compartilharem suas dificuldades. Foi realizada revisão integrativa da literatura no período compreendido entre 2001 e 2011. Para a busca bibliográfica, utilizaram-se os seguintes descritores: "Docente de Enfermagem" and "Competência profissional" or "papel profissional" or problemas or dificuldades. Foram encontrados 173 artigos, após a leitura de títulos e resumos, foram selecionados quatro artigos de acordo com a relevância do tema e por corresponderem aos critérios de inclusão. Os resultados ressaltam a importância e necessidade de haverem mais estudos primários referentes ao tema em questão, uma vez que a satisfação do binômio docente / discente tem relação direta com a qualidade do ensino, e, por conseqüência, da assistência prestada aos pacientes.Teaching constitutes an area of expertise of the nurse has expanded greatly in recent times. Exercise involves teaching challenges for growth of teachers and students. Recent years have seen an expansion of technical schools of nursing in Brazil, and parallel to this, came the necessity of including nurses in teaching. Teaching in nursing is a challenge, because to do it, makes it necessary to overcome barriers, to invest in upgrading and especially to identify the weaknesses of the teacher. From this reflection, we have identified our research problem: not enough is known of the problems faced by nurses in their daily practice teaching. It is recalled that when it recognizes the shortcomings of a group, it becomes difficult to invest in improving it. This study aimed to identify the main difficulties in the literature of Nursing Lecturer, in order to provide educators in this area the opportunity to share their difficulties. We performed an integrative literature review in the period between 2001 and 2011. For the literature search, we used the following descriptors: "Nursing Lecturer" and "Professional competence" or "professional role" or "problems" or "difficulties". We found 173 articles, after reading titles and abstracts, four articles were selected according to the relevance of the issue and meet the criteria for inclusion. The results highlight the importance and necessity of having more primary studies on the subject in question, since the satisfaction of the binomial teacher / student is directly related to the quality of education, and, consequently, the care provided to patients.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalCompetência profissionalPapel profissionalProblemasDificuldadesDocente de enfermagemDesafios encontrados pelo docente no curso técnico de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_cefpepe_rosimeire.pdfapplication/pdf107947https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DNE6J/1/tcc_cefpepe_rosimeire.pdf6570f2432039698a28685a1eadb0a485MD51TEXTtcc_cefpepe_rosimeire.pdf.txttcc_cefpepe_rosimeire.pdf.txtExtracted texttext/plain34430https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DNE6J/2/tcc_cefpepe_rosimeire.pdf.txt9fdf7bfa8e3fdbae60841e29f7ddf805MD521843/BUBD-9DNE6J2019-11-14 14:03:16.607oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DNE6JRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:03:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548008310046720