Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_efbb8a72713e2ceb8a978cc0219b00ac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A7GJJ6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Leoncio Jose Gomes SoaresAna Paula Ferreira Pedroso2019-08-10T10:55:54Z2019-08-10T10:55:54Z2015-07-03http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7GJJ6A Educação de Jovens e Adultos (EJA), como todo processo de escolarização, constitui-se uma modalidade educativa estruturada a partir da constatação acerca das especificidades de seus sujeitos. Nesse sentido, presume-se que o perfil do profissional que atua nessa modalidade deve também ser diferenciado. Entretanto, estudos têm revelado que a grande maioria dos educadores dessa modalidade deensino não possui uma formação específica. Em razão de tais constatações, esta pesquisa teve como objeto de estudo a formação de educadores no campo da EJA, especialmente no contexto de uma escola pertencente à Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH). De forma mais específica, respondeu-se aos seguintes questionamentos: Como se constitui a trajetória formativa doseducadores de jovens e adultos da referida escola; como se dá a inserção profissional dos educadores na EJA; em que medida a prática pedagógica contribuiu e/ou contribui para a formação como docente; quais as especificidades do trabalho docente; quais os aspectos facilitadores e dificultadores, relativos à formação, para desenvolvimento do trabalho docente? Nessa perspectiva, no intuito de investigar osprocessos formativos dos educadores de jovens e adultos da referida escola, propôs-se, para a concretização deste estudo, a realização de uma pesquisa qualitativa, utilizando pesquisa documental, observação dos encontros voltados para a formação e entrevistas semi-estruturadas com os docentes. É importante ressaltar que, nesta investigação, além de captar os caminhos percorridos por esses docentes em seus processos formativos, também se ofereceram diretrizes que possamcontribuir para o avanço das discussões acerca da problemática da formação docente na EJA.The Youth and Adult Education (EJA), like any educational process, constitutes an educational modality structured based on the findings about the specifics of their subjects. Accordingly, it is assumed that the profile of the professionals working in this area must also be different. However, studies have shown that the vast majority of teachers in this field of education has no specific training. Because of theseobservations, this research had as object of study the educational background of teachers in the field of adult education, focused in the context of a public school in the town of Belo Horizonte (RME-BH). More specifically, answering to the following questions: How is the formative trajectory of educators from that school focused in youth and adults? How is the entering of teachers in adult education? To what extent the pedagogical practice contributed and / or contributes to the training as a teacher? Which are the specifities of this teaching? Which are the enablers and inhibitors aspects of training to the development of teaching? In this perspective, in order to investigate the building processes of educators of youth and adults of that school, it was proposed, for the realization of this research, conducting a qualitative study using documentary research, observation of the meetings focused on teacher training and semi-structured interviews with those educators. Importantly, this research, in addition to collect the paths taken by these teachers in their formative processes, also offered guidelines that can contribute to the progress of discussions on the issue of teacher training in adult and youth education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores FormaçãoEducação de adultos Belo Horizonte (MG)Prática de ensinoPráticaPedagógicaEducação de Jovens e AdultosFormação DocenteTrajetórias formativas de educadores da EJA: fios e desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_anapaulaferreirapedroso.pdfapplication/pdf12133767https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A7GJJ6/1/tese_anapaulaferreirapedroso.pdf1f914706a534fca10ee6266a9a5d9973MD51TEXTtese_anapaulaferreirapedroso.pdf.txttese_anapaulaferreirapedroso.pdf.txtExtracted texttext/plain403851https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A7GJJ6/2/tese_anapaulaferreirapedroso.pdf.txt367571c24b1621eb656670ab052a6487MD521843/BUBD-A7GJJ62019-11-14 08:43:18.519oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A7GJJ6Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:43:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547971515514880