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Luciola Licinio de C P SantosMaria do Carmo de Lacerda PeixotoJosé Rubens RebellatoLigia de Loiola CisnerosAna Maria Chagas Sette Camara Ribeiro2019-08-11T09:12:41Z2019-08-11T09:12:41Z2006-12-12http://hdl.handle.net/1843/HJPB-55Y5FTNesta pesquisa, buscou-se contribuir para melhor clareza e maior aprofundamento das discussões sobre o processo de formação e profissionalização do fisioterapeuta formado na UFMG. Para tanto, analisou-se a avaliação que os egressos do Curso de Graduação de Fisioterapia da UFMG fazem dele, bem como de seus percursos profissionais e as relações que possam ser estabelecidas entre ambos. Optou-se por um estudo transversal tipo survey, com questionário auto-aplicável em egressos selecionados pelo método de amostragem estratificada. A amostra foi calculada com base na população total de 828 ex-alunos, graduados entre dezembro de 1982 a janeiro de 2005, subdivididos em três estratos. Considerando o processo histórico do curso na UFMG, essa população foi dividida em três estratos para facilitar a análise das respostas desses egressos de acordo com o contexto curricular do curso: a criação, a reestruturação e o amadurecimento do curso. Dessa forma, para a população total de 828 egressos, o número total da amostra calculada neste estudo foi de 92 egressos, sendo 27 no Estrato 1, 31 no Estrato 2 e 34 no Estrato 3. Na coleta de dados deste estudo, foram abordados os seguintes aspectos: identificação e contatos; estudos após a graduação; atividades profissionais; mercado de trabalho; avaliação do curso de graduação. Os questionários foram auto-administrados, enviados por e-mail e pelo correio. Os dados obtidos foram armazenados em um banco de dados e organizados com o aplicativo estatístico SPSS, de uso corrente nas ciências sociais. Estudos no campo da sociologia das profissões e na área de currículo fundamentam este trabalho e constituem a referência para a análise dos dados. Os resultados obtidos mostram, por um lado, que o Curso de Graduação em Fisioterapia da UFMG não só alcançou seu objetivo inicial de atender à demanda de formar profissionais para atuar na reabilitação, como teve importante participação na construção da identidade da profissão em Minas Gerais, tendo impacto nas representações interna e externa ao grupo, ampliando e delimitando fronteiras do campo de atuação. Por outro lado, constatou- se que, segundo a avaliação dos ex-alunos, é um curso de práticas pedagógicas tradicionais, estruturado no modelo da racionalidade técnica, sem um espaço mais amplo de inserção dos estudantes na realidade da futura prática profissional. Os dados mostram, ainda, que a maioria dos profissionais formados na UFMG é do sexo feminino, com idade média de 34 anos, tendo cursado a pós-graduação em níveis de especialização e/ou mestrado, trabalhando grande parte em instituições de ensino superior e em funções de gestão no serviço público e no setor privado. A maioria está inserida no mercado de trabalho, satisfeita com sua atividade profissional e reconhece que introduz novas técnicas e formas de atuação no mercado de trabalho. Praticamente, todos os ex-alunos disseram estar em atividades relacionadas com a fisioterapia e avaliam que vale a pena ser fisioterapeuta. Os dados sugerem também que as possibilidades de trabalho para os graduados em Fisioterapia pela UFMG são bastante amplas.In this researches, sought itself contribute for better clarity and bigger deepening of the arguments about the trial of formation and professionalization of the formed physiotherapist in the UFMG. For so much, it analyzed itself the evaluation that the graduate of the Physiotherapy Graduation course of the UFMG do of the course, as well like of his professional journeys and the relations that can be established between both. It opted by a cross study kind survey, with self-applicable questionnaire in graduate selected by the approach of sample stratified. The sample was calculated from the total population of 828 ex- students, graduate between December of 1982 to January of 2005. The total size of the sample calculated in this I study was of 92 graduate, being 27 in the Stratum 1, 31 in the Stratum 2 and 34 in the Stratum 3. In the fact-gathering of this I study were approached the following aspects: identification and contacts; studies after graduation; professional activities; labor market; evaluation of the course of graduation. The questionnaires were car-administered, envoys by email and by the mail. The facts obtained were stored in a database and organized with the statistical application SPSS, of current use in the social sciences. Studies in the field of the sociology of the professions and in the area of curriculum substantiate this work and constitute the reference for the analysis of the facts. The results obtained show, by a side, that the course of graduation in Physiotherapy of the UFMG not alone achieved his initial objective of attend to the demand of form professionals for act in the rehabilitation, as had important participation in the construction of the identity of the profession in General Mines, having impact in the external and internal representation to the group, extending and delimiting borders of the field of. On the other hand, establishes-itself that, second the evaluation of the ex-students, is a course of traditional pedagogical practices, structured in the model of the technical rationality, without a broader space of insertion of the students in the reality of the future professional practice. The facts show, still, that the majority of the formed professionals in the UFMG is of the female sex, with medium age of 34 years, having studied the postgraduation in levels of specialization and/or master, working big part in institutions of higher education and in functions of management in the public service and in the private sector. It is inserted in the labor market, satisfied with his professional activity and recognizes that introduces technical news and forms of action in the labor market. Practically all of the ex students said to be in activities related with the physiotherapy and evaluate that is worth hardly be a physiotherapist. The facts suggest also that the possibilities of work for the graduate in Physiotherapy by the UFMG are enough broad.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFisioterapeutas Formação profissionalEducaçãoHistória da fisioterapiaAvaliaçãoFisioterapeutaEgressosSociologia das profissõesCurrículoProfissionalizaçãoA formação e a atuação do profissional fisioterapeuta: um estudo com egressos da UFMG - 1982-2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_ana_maria_12_1_.12.2007_com_ficha.pdfapplication/pdf2248515https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-55Y5FT/1/dissertacao_ana_maria_12_1_.12.2007_com_ficha.pdf6601e2ff360214aa85e6acb1b4d77f1dMD51TEXTdissertacao_ana_maria_12_1_.12.2007_com_ficha.pdf.txtdissertacao_ana_maria_12_1_.12.2007_com_ficha.pdf.txtExtracted texttext/plain328360https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-55Y5FT/2/dissertacao_ana_maria_12_1_.12.2007_com_ficha.pdf.txtec281d53ecb81427cfc190f216ecbb08MD521843/HJPB-55Y5FT2019-11-14 09:50:17.007oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-55Y5FTRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:50:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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