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Herbert UgrinowitschGo TaniLILIAN TEREZA BUCKEN GOBBIRodolfo Novellino BendaGuilherme Menezes LageClaudio Manoel Ferreira Leite2019-08-13T23:16:43Z2019-08-13T23:16:43Z2014-03-21http://hdl.handle.net/1843/KMCM-9MNPLJMudanças no ambiente podem representar novas demandas sensóriomotoras e, às vezes, comprometer o desempenho motor. Essas mudanças, ou perturbações, podem ser previsíveis, permitindo preparação e organização prévia da ação, ou imprevisíveis, demandando que a organização ocorra somente após a sua apresentação. Independente do tipo de perturbação, a manutenção de um bom desempenho requer um comportamento motor adaptável, que está relacionado às práticas anteriores, mais especificamente à sua variação: aparentemente maiores variações levam a melhor adaptação. Entretanto, não se sabe ainda os efeitos da organização dessas variações sobre a adaptação, apesar dela influenciar tanto a detecção de mudanças no ambiente e nas tarefas, quanto a organização das ações de acordo com as mudanças. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da organização da prática variada, em blocos e aleatória, sobre o comportamento motor em contextos com perturbações previsíveis e em contextos com perturbações imprevisíveis. Dois experimentos foram realizados, e em ambos havia um grupo de prática em blocos e outro de prática aleatória, que praticaram três variações de uma tarefa de timing coincidente conforme o grupo designado. A tarefa consistia em tocar cinco sensores fotoelétricos em sequencia, e finalizar a sequencia em coincidência com um estímulo luminoso integralmente visível. Após um intervalo de 24h, os grupos foram submetidos a uma fase de exposição a perturbações (i.e. alterações de velocidade do estímulo luminoso) idêntica para ambos os grupos. No primeiro experimento, as perturbações foram apresentadas de forma previsível, e no segundo, de forma imprevisível. Foram feitas análises do desempenho e da organização da ação, e os resultados mostraram que ambas as práticas possibilitaram boa adaptação às perturbações previsíveis, mas que o desempenho do grupo de prática aleatória foi superior ao em blocos frente às perturbações imprevisíveis. Em ambas condições de perturbação houve diferenças entre os grupos na organização da ação. Foi mostrado que a prática aleatória favorece a adaptação motora, e que as formas de prática, mesmo quando possibilitam desempenho semelhante, mostram diferenças na organização da ação. Esses resultados foram atribuídos a aspectos de extração e uso de informações das diferenças de velocidade dos estímulos luminosos na organização da ação, desenvolvidos de forma diferenciada a partir de cada uma das formas de organização da prática. De acordo com a teoria de Múltiplos pares de modelos forward-inverso, usada para concatenar os resultados dos dois experimentos, a prática aleatória possibilita a formação de módulos de controle (i.e. mapas sensório-motores) mais competentes, tanto com elementos de controle capazes de produzir os comandos motores, quanto com preditores de responsabilidade capazes de identificar as condições ambientais e determinar a contribuição do módulo para a condição atual. Esses preditores foram formados e calibrados durante a prática a partir das mudanças frequentes nas características da tarefa. A prática em blocos, por outro lado, possibilita a formação dos elementos de controle, mas a formação de preditores de responsabilidade é prejudicada devido à repetição sequencial da mesma demanda da tarefa, o que resultaria em maiores dificuldades em detectar as mudanças, e, consequentemente, em desempenho inferior frente perturbações imprevisíveis.Environmental changes may impose new sensorimotor demands, which challenge motor performance. These changes, or perturbations, may be predictable, enabling previous preparation and organization of action, or unpredictable, enabling organization of action only after its presentation. Despite the kind of perturbation, maintenance of good performance requires an adaptable motor response, which is related to previous practice, noteworthy its variability: higher variability of practice appears to lead to better adaptation. However, the effects of the scheduling of such variations in a practice session upon motor adaptation are yet unknown, despite its influence on the detection of environmental and task changes, and on action planning according to these changes. Thus, the main purpose of this study was to investigate the effects of variable practice scheduling, blocked and random, on motor behavior in contexts under predictable, and in contexts under unpredictable perturbations. Two experiments were carried out, and in both of them there was a group under blocked practice and a group under random practice that practiced three variations (i.e. speed) of a coincident timing task according to the specified group. Task consisted of touching five photoelectrical sensors in sequence and finishing the sequence in coincidence to a light stimulus fully visible. After an interval of 24h, subjects practiced under perturbations (i.e. speed changes in light stimulus) common to both groups. In the first experiment perturbations were made predictable and in the second experiment they were unpredictable. Analyses were carried on performance and action organization, and results showed that both practice schedules enable adaptation to predictable perturbation, but random practice enabled better performance under unpredictable perturbations. In both perturbation conditions, groups presented differences in action organization. These results were credited to the development of different ability to extract and use information about velocity differences between light stimuli inaction organization during practice in each schedule. According to the Multiple paired inverse-forward models theory, applied to combine the results of both experiments, random practice enables the formation of more competent control modules (i.e. sensorimotor maps) with control elements more efficient at producing motor commands, as well as more efficient responsibility predictors able to identifying environmental conditions and specifying modules contribution to the actual condition. These predictors were formed and calibrated during practice through the frequent changes in task conditions. Blocked practice, on the other hand, enables the formation of control elements but restrains the formation of predictor of responsibility due to consecutive repetitions of same task demand, which results in a increased difficulty in detecting changes and, consequently, in a poorer performance under unpredictable perturbations.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagem motoraEsportesAdaptaçãoCapacidade motoraEstruturação da práticaModelo internoAdaptação motoraTiming coincidenteTarefa de interceptaçãoEfeitos da organização da prática variada sobre a adaptação motora a perturbações previsíveis e imprevisíveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcienciasesporte_claudiomanoelferreiraleite_tese.pdfapplication/pdf1128511https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/KMCM-9MNPLJ/1/cienciasesporte_claudiomanoelferreiraleite_tese.pdfc9902bd2806309ced1d2b6fd39e2cad8MD51TEXTcienciasesporte_claudiomanoelferreiraleite_tese.pdf.txtcienciasesporte_claudiomanoelferreiraleite_tese.pdf.txtExtracted texttext/plain209617https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/KMCM-9MNPLJ/2/cienciasesporte_claudiomanoelferreiraleite_tese.pdf.txt2eac1a342158bf6af908de5ce0934a51MD521843/KMCM-9MNPLJ2019-11-14 14:28:56.806oai:repositorio.ufmg.br:1843/KMCM-9MNPLJRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:28:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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