Sênio: o legado intelectual de José de Alencar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/40418 |
Resumo: | Em 1870, quando publicou o romance A pata da gazela, José de Alencar criou “um outro de si mesmo” e o intitulou Sênio. Com ele, anunciou uma nova fase que chamou de velhice literária. Logo em seguida, publicou O Gaúcho (1870) com uma advertência, em que fez algumas reflexões sobre o pseudônimo escolhido. A partir de então, o escritor lançava as suas “desfolhas do inverno” como parte de uma ação consciente e consistente de sistematização de seu projeto literário e cultural diante do público. Nossa proposta é apresentar algumas reflexões sobre o último Alencar, debruçando-nos sobre seu corpo paratextual publicado entre o aparecimento do subscrito Sênio e os momentos derradeiros da sua produção em 1877: prefácios, posfácios, notas, artigos, panfletos, polêmicas, entre outros. Esta tese revisita textos fundamentais para o esclarecimento do projeto de Brasil abraçado pelo escritor, alguns conhecidos amplamente pela crítica especializada – a autobiografia literária Como e porque sou romancista, escrito em 1873; o prefácio “Benção Paterna”, apensado ao romance Sonhos d’ouro (1872) – e outros quase esquecidos – “Questão filológica” (1874), “Antiguidade da América” (1877), entre outros textos. Em conformidade, este trabalho dedica-se também à análise das condições sociais da produção e da recepção dos textos críticos-literários como um modo de intensificar a experiência literária, apresentando ótica diferenciada sobre o espaço literário do século XIX. Ao realizarmos um estudo crítico-literário intertextual da obra paratextual do escritor, percebemos que a escolha do pseudônimo Sênio representou uma mudança de atuação na sua atividade intelectual. |
id |
UFMG_f0a4627c1e28307bb96f1855a5916b6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/40418 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Zilda Ferreira Curyhttp://lattes.cnpq.br/2977644168742883Constantino Luz de MedeirosAndréa Sirihal WerkemaDanielle Cristina Mendes Pereira RamosMarcelo Almeida PeloggioGeorg Ottehttp://lattes.cnpq.br/2565031114085511Rodrigo Vieira Ávila de Agrela2022-03-24T17:24:26Z2022-03-24T17:24:26Z2020-11-20http://hdl.handle.net/1843/40418Em 1870, quando publicou o romance A pata da gazela, José de Alencar criou “um outro de si mesmo” e o intitulou Sênio. Com ele, anunciou uma nova fase que chamou de velhice literária. Logo em seguida, publicou O Gaúcho (1870) com uma advertência, em que fez algumas reflexões sobre o pseudônimo escolhido. A partir de então, o escritor lançava as suas “desfolhas do inverno” como parte de uma ação consciente e consistente de sistematização de seu projeto literário e cultural diante do público. Nossa proposta é apresentar algumas reflexões sobre o último Alencar, debruçando-nos sobre seu corpo paratextual publicado entre o aparecimento do subscrito Sênio e os momentos derradeiros da sua produção em 1877: prefácios, posfácios, notas, artigos, panfletos, polêmicas, entre outros. Esta tese revisita textos fundamentais para o esclarecimento do projeto de Brasil abraçado pelo escritor, alguns conhecidos amplamente pela crítica especializada – a autobiografia literária Como e porque sou romancista, escrito em 1873; o prefácio “Benção Paterna”, apensado ao romance Sonhos d’ouro (1872) – e outros quase esquecidos – “Questão filológica” (1874), “Antiguidade da América” (1877), entre outros textos. Em conformidade, este trabalho dedica-se também à análise das condições sociais da produção e da recepção dos textos críticos-literários como um modo de intensificar a experiência literária, apresentando ótica diferenciada sobre o espaço literário do século XIX. Ao realizarmos um estudo crítico-literário intertextual da obra paratextual do escritor, percebemos que a escolha do pseudônimo Sênio representou uma mudança de atuação na sua atividade intelectual.In 1870, when José de Alencar publishes A pata da gazela, he creates “another one of himself” and names him Sênio. With Sênio, he begins a new phase which he named literary elderliness. Still in 1870, he publishes O Gaúcho (1870), in which he brought a warning containing some reflections about the chosen pseudonym. From then on, the writer published his “winter defoliation” as part of a conscious and consistent action to systematize his literary and cultural project to the public. Our proposal in this thesis is to present some reflections about the last Alencar, working on his paratexts that were published between the first appearance of the pseudonym Sênio and the last moments of his work in 1877: prefaces, postscripts, notes, articles, pamphlets, controversies, and others. Our thesis revisits fundamental texts of the author to explain the project of Brazil that was embraced by Alencar. Some of this texts are widely known by the specialized critics – the literary autobiography Como e porque sou romancista, writen in 1873, the preface “Benção Paterna”, which is part of the novel Sonhos d’ouro (1872) – and others that are almost forgotten – “Questão filológica” (1874), “Antiguidade da América” (1877), among other texts. In the same direction, our work analyses the social condition of the author's production and the public reception of his critical-literary texts as a way of intensifying his literary experience, showing a different view of the literary space in the 19th century. As we elaborate a critical and intertextual study of Alencar's paratexts, we find that the choice for the pseudonym Sênio represented a chance in his intellectual activities.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASAlencar, José de, 1829-1877 – Crítica e interpretaçãoFicção brasileira – História e críticaLiteratura e sociedadeCriação literáriaSênioparatextospolêmicasprojeto literárioatividade intelectualSênio: o legado intelectual de José de Alencarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese de doutorado, Rodrigo de Agrela.pdfTese de doutorado, Rodrigo de Agrela.pdfapplication/pdf2225035https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40418/1/Tese%20de%20doutorado%2c%20Rodrigo%20de%20Agrela.pdf658333b4657775222e5a1635f17beed1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40418/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/404182022-03-24 14:24:27.247oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-03-24T17:24:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sênio: o legado intelectual de José de Alencar |
title |
Sênio: o legado intelectual de José de Alencar |
spellingShingle |
Sênio: o legado intelectual de José de Alencar Rodrigo Vieira Ávila de Agrela Sênio paratextos polêmicas projeto literário atividade intelectual Alencar, José de, 1829-1877 – Crítica e interpretação Ficção brasileira – História e crítica Literatura e sociedade Criação literária |
title_short |
Sênio: o legado intelectual de José de Alencar |
title_full |
Sênio: o legado intelectual de José de Alencar |
title_fullStr |
Sênio: o legado intelectual de José de Alencar |
title_full_unstemmed |
Sênio: o legado intelectual de José de Alencar |
title_sort |
Sênio: o legado intelectual de José de Alencar |
author |
Rodrigo Vieira Ávila de Agrela |
author_facet |
Rodrigo Vieira Ávila de Agrela |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Zilda Ferreira Cury |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2977644168742883 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Constantino Luz de Medeiros |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Andréa Sirihal Werkema |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Marcelo Almeida Peloggio |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Georg Otte |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2565031114085511 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigo Vieira Ávila de Agrela |
contributor_str_mv |
Maria Zilda Ferreira Cury Constantino Luz de Medeiros Andréa Sirihal Werkema Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos Marcelo Almeida Peloggio Georg Otte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sênio paratextos polêmicas projeto literário atividade intelectual |
topic |
Sênio paratextos polêmicas projeto literário atividade intelectual Alencar, José de, 1829-1877 – Crítica e interpretação Ficção brasileira – História e crítica Literatura e sociedade Criação literária |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Alencar, José de, 1829-1877 – Crítica e interpretação Ficção brasileira – História e crítica Literatura e sociedade Criação literária |
description |
Em 1870, quando publicou o romance A pata da gazela, José de Alencar criou “um outro de si mesmo” e o intitulou Sênio. Com ele, anunciou uma nova fase que chamou de velhice literária. Logo em seguida, publicou O Gaúcho (1870) com uma advertência, em que fez algumas reflexões sobre o pseudônimo escolhido. A partir de então, o escritor lançava as suas “desfolhas do inverno” como parte de uma ação consciente e consistente de sistematização de seu projeto literário e cultural diante do público. Nossa proposta é apresentar algumas reflexões sobre o último Alencar, debruçando-nos sobre seu corpo paratextual publicado entre o aparecimento do subscrito Sênio e os momentos derradeiros da sua produção em 1877: prefácios, posfácios, notas, artigos, panfletos, polêmicas, entre outros. Esta tese revisita textos fundamentais para o esclarecimento do projeto de Brasil abraçado pelo escritor, alguns conhecidos amplamente pela crítica especializada – a autobiografia literária Como e porque sou romancista, escrito em 1873; o prefácio “Benção Paterna”, apensado ao romance Sonhos d’ouro (1872) – e outros quase esquecidos – “Questão filológica” (1874), “Antiguidade da América” (1877), entre outros textos. Em conformidade, este trabalho dedica-se também à análise das condições sociais da produção e da recepção dos textos críticos-literários como um modo de intensificar a experiência literária, apresentando ótica diferenciada sobre o espaço literário do século XIX. Ao realizarmos um estudo crítico-literário intertextual da obra paratextual do escritor, percebemos que a escolha do pseudônimo Sênio representou uma mudança de atuação na sua atividade intelectual. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-11-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-24T17:24:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-24T17:24:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/40418 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/40418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40418/1/Tese%20de%20doutorado%2c%20Rodrigo%20de%20Agrela.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40418/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
658333b4657775222e5a1635f17beed1 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589372503654400 |