Sênio: o legado intelectual de José de Alencar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Vieira Ávila de Agrela
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/40418
Resumo: Em 1870, quando publicou o romance A pata da gazela, José de Alencar criou “um outro de si mesmo” e o intitulou Sênio. Com ele, anunciou uma nova fase que chamou de velhice literária. Logo em seguida, publicou O Gaúcho (1870) com uma advertência, em que fez algumas reflexões sobre o pseudônimo escolhido. A partir de então, o escritor lançava as suas “desfolhas do inverno” como parte de uma ação consciente e consistente de sistematização de seu projeto literário e cultural diante do público. Nossa proposta é apresentar algumas reflexões sobre o último Alencar, debruçando-nos sobre seu corpo paratextual publicado entre o aparecimento do subscrito Sênio e os momentos derradeiros da sua produção em 1877: prefácios, posfácios, notas, artigos, panfletos, polêmicas, entre outros. Esta tese revisita textos fundamentais para o esclarecimento do projeto de Brasil abraçado pelo escritor, alguns conhecidos amplamente pela crítica especializada – a autobiografia literária Como e porque sou romancista, escrito em 1873; o prefácio “Benção Paterna”, apensado ao romance Sonhos d’ouro (1872) – e outros quase esquecidos – “Questão filológica” (1874), “Antiguidade da América” (1877), entre outros textos. Em conformidade, este trabalho dedica-se também à análise das condições sociais da produção e da recepção dos textos críticos-literários como um modo de intensificar a experiência literária, apresentando ótica diferenciada sobre o espaço literário do século XIX. Ao realizarmos um estudo crítico-literário intertextual da obra paratextual do escritor, percebemos que a escolha do pseudônimo Sênio representou uma mudança de atuação na sua atividade intelectual.
id UFMG_f0a4627c1e28307bb96f1855a5916b6d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/40418
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Zilda Ferreira Curyhttp://lattes.cnpq.br/2977644168742883Constantino Luz de MedeirosAndréa Sirihal WerkemaDanielle Cristina Mendes Pereira RamosMarcelo Almeida PeloggioGeorg Ottehttp://lattes.cnpq.br/2565031114085511Rodrigo Vieira Ávila de Agrela2022-03-24T17:24:26Z2022-03-24T17:24:26Z2020-11-20http://hdl.handle.net/1843/40418Em 1870, quando publicou o romance A pata da gazela, José de Alencar criou “um outro de si mesmo” e o intitulou Sênio. Com ele, anunciou uma nova fase que chamou de velhice literária. Logo em seguida, publicou O Gaúcho (1870) com uma advertência, em que fez algumas reflexões sobre o pseudônimo escolhido. A partir de então, o escritor lançava as suas “desfolhas do inverno” como parte de uma ação consciente e consistente de sistematização de seu projeto literário e cultural diante do público. Nossa proposta é apresentar algumas reflexões sobre o último Alencar, debruçando-nos sobre seu corpo paratextual publicado entre o aparecimento do subscrito Sênio e os momentos derradeiros da sua produção em 1877: prefácios, posfácios, notas, artigos, panfletos, polêmicas, entre outros. Esta tese revisita textos fundamentais para o esclarecimento do projeto de Brasil abraçado pelo escritor, alguns conhecidos amplamente pela crítica especializada – a autobiografia literária Como e porque sou romancista, escrito em 1873; o prefácio “Benção Paterna”, apensado ao romance Sonhos d’ouro (1872) – e outros quase esquecidos – “Questão filológica” (1874), “Antiguidade da América” (1877), entre outros textos. Em conformidade, este trabalho dedica-se também à análise das condições sociais da produção e da recepção dos textos críticos-literários como um modo de intensificar a experiência literária, apresentando ótica diferenciada sobre o espaço literário do século XIX. Ao realizarmos um estudo crítico-literário intertextual da obra paratextual do escritor, percebemos que a escolha do pseudônimo Sênio representou uma mudança de atuação na sua atividade intelectual.In 1870, when José de Alencar publishes A pata da gazela, he creates “another one of himself” and names him Sênio. With Sênio, he begins a new phase which he named literary elderliness. Still in 1870, he publishes O Gaúcho (1870), in which he brought a warning containing some reflections about the chosen pseudonym. From then on, the writer published his “winter defoliation” as part of a conscious and consistent action to systematize his literary and cultural project to the public. Our proposal in this thesis is to present some reflections about the last Alencar, working on his paratexts that were published between the first appearance of the pseudonym Sênio and the last moments of his work in 1877: prefaces, postscripts, notes, articles, pamphlets, controversies, and others. Our thesis revisits fundamental texts of the author to explain the project of Brazil that was embraced by Alencar. Some of this texts are widely known by the specialized critics – the literary autobiography Como e porque sou romancista, writen in 1873, the preface “Benção Paterna”, which is part of the novel Sonhos d’ouro (1872) – and others that are almost forgotten – “Questão filológica” (1874), “Antiguidade da América” (1877), among other texts. In the same direction, our work analyses the social condition of the author's production and the public reception of his critical-literary texts as a way of intensifying his literary experience, showing a different view of the literary space in the 19th century. As we elaborate a critical and intertextual study of Alencar's paratexts, we find that the choice for the pseudonym Sênio represented a chance in his intellectual activities.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASAlencar, José de, 1829-1877 – Crítica e interpretaçãoFicção brasileira – História e críticaLiteratura e sociedadeCriação literáriaSênioparatextospolêmicasprojeto literárioatividade intelectualSênio: o legado intelectual de José de Alencarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese de doutorado, Rodrigo de Agrela.pdfTese de doutorado, Rodrigo de Agrela.pdfapplication/pdf2225035https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40418/1/Tese%20de%20doutorado%2c%20Rodrigo%20de%20Agrela.pdf658333b4657775222e5a1635f17beed1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40418/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/404182022-03-24 14:24:27.247oai:repositorio.ufmg.br:1843/40418TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-03-24T17:24:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sênio: o legado intelectual de José de Alencar
title Sênio: o legado intelectual de José de Alencar
spellingShingle Sênio: o legado intelectual de José de Alencar
Rodrigo Vieira Ávila de Agrela
Sênio
paratextos
polêmicas
projeto literário
atividade intelectual
Alencar, José de, 1829-1877 – Crítica e interpretação
Ficção brasileira – História e crítica
Literatura e sociedade
Criação literária
title_short Sênio: o legado intelectual de José de Alencar
title_full Sênio: o legado intelectual de José de Alencar
title_fullStr Sênio: o legado intelectual de José de Alencar
title_full_unstemmed Sênio: o legado intelectual de José de Alencar
title_sort Sênio: o legado intelectual de José de Alencar
author Rodrigo Vieira Ávila de Agrela
author_facet Rodrigo Vieira Ávila de Agrela
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Zilda Ferreira Cury
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2977644168742883
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Constantino Luz de Medeiros
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Andréa Sirihal Werkema
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marcelo Almeida Peloggio
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Georg Otte
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2565031114085511
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo Vieira Ávila de Agrela
contributor_str_mv Maria Zilda Ferreira Cury
Constantino Luz de Medeiros
Andréa Sirihal Werkema
Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos
Marcelo Almeida Peloggio
Georg Otte
dc.subject.por.fl_str_mv Sênio
paratextos
polêmicas
projeto literário
atividade intelectual
topic Sênio
paratextos
polêmicas
projeto literário
atividade intelectual
Alencar, José de, 1829-1877 – Crítica e interpretação
Ficção brasileira – História e crítica
Literatura e sociedade
Criação literária
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Alencar, José de, 1829-1877 – Crítica e interpretação
Ficção brasileira – História e crítica
Literatura e sociedade
Criação literária
description Em 1870, quando publicou o romance A pata da gazela, José de Alencar criou “um outro de si mesmo” e o intitulou Sênio. Com ele, anunciou uma nova fase que chamou de velhice literária. Logo em seguida, publicou O Gaúcho (1870) com uma advertência, em que fez algumas reflexões sobre o pseudônimo escolhido. A partir de então, o escritor lançava as suas “desfolhas do inverno” como parte de uma ação consciente e consistente de sistematização de seu projeto literário e cultural diante do público. Nossa proposta é apresentar algumas reflexões sobre o último Alencar, debruçando-nos sobre seu corpo paratextual publicado entre o aparecimento do subscrito Sênio e os momentos derradeiros da sua produção em 1877: prefácios, posfácios, notas, artigos, panfletos, polêmicas, entre outros. Esta tese revisita textos fundamentais para o esclarecimento do projeto de Brasil abraçado pelo escritor, alguns conhecidos amplamente pela crítica especializada – a autobiografia literária Como e porque sou romancista, escrito em 1873; o prefácio “Benção Paterna”, apensado ao romance Sonhos d’ouro (1872) – e outros quase esquecidos – “Questão filológica” (1874), “Antiguidade da América” (1877), entre outros textos. Em conformidade, este trabalho dedica-se também à análise das condições sociais da produção e da recepção dos textos críticos-literários como um modo de intensificar a experiência literária, apresentando ótica diferenciada sobre o espaço literário do século XIX. Ao realizarmos um estudo crítico-literário intertextual da obra paratextual do escritor, percebemos que a escolha do pseudônimo Sênio representou uma mudança de atuação na sua atividade intelectual.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-24T17:24:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-24T17:24:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/40418
url http://hdl.handle.net/1843/40418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40418/1/Tese%20de%20doutorado%2c%20Rodrigo%20de%20Agrela.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40418/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 658333b4657775222e5a1635f17beed1
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589372503654400