Ensino de arte e a educação especial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GJ4M |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar alguns apontamentos teóricos sobre a prática do ensino da Arte, na tentativa de investigar as possibilidades deste ensino para crianças com necessidades especiais, inseridas no ensino regular. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e aplicação de questionário para duas professoras da rede Estadual de ensino que possuem em sua turma alunos com necessidades especiais, o que possibilitou verificar sobre a importância do ensino da Arte na educação formal, atendendo a todas as crianças, consideradas de inclusão ou não. Considera-se importante a presença de um profissional capacitado, no caso o professor, que entenda as dificuldades ou facilidades dos alunos e respeite suas limitações. Contata-se que a educação especial passou por profundas transformações impulsionadas pelos movimentos sociais, que reivindicavam mais igualdade entre todos os cidadãos e a superação de qualquer tipo de discriminação, incorporando aos poucos ao sistema educacional regular a integração dos alunos com alguma necessidade especial. Ao final deste estudo foram apresentadas algumas considerações, apontando que existe a possibilidade do ensino da Arte ser ensinado e aprendido por todos os alunos, inclusive os considerados de inclusão. Consideraram-se importantes novas discussões sobre o assunto, para que o ensino da Arte possa contribuir de modo significativo neste contexto da educação especial. |
id |
UFMG_f0d27b5b4f296fef56952e09b8dbeb9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9GJ4M |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Eliette Aparecida AleixoWilli de Barros GoncalvesEvandro Jose Lemos da CunhaLuciana Aparecida de Souza2019-08-12T02:38:08Z2019-08-12T02:38:08Z2015-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GJ4MEste trabalho tem por objetivo apresentar alguns apontamentos teóricos sobre a prática do ensino da Arte, na tentativa de investigar as possibilidades deste ensino para crianças com necessidades especiais, inseridas no ensino regular. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e aplicação de questionário para duas professoras da rede Estadual de ensino que possuem em sua turma alunos com necessidades especiais, o que possibilitou verificar sobre a importância do ensino da Arte na educação formal, atendendo a todas as crianças, consideradas de inclusão ou não. Considera-se importante a presença de um profissional capacitado, no caso o professor, que entenda as dificuldades ou facilidades dos alunos e respeite suas limitações. Contata-se que a educação especial passou por profundas transformações impulsionadas pelos movimentos sociais, que reivindicavam mais igualdade entre todos os cidadãos e a superação de qualquer tipo de discriminação, incorporando aos poucos ao sistema educacional regular a integração dos alunos com alguma necessidade especial. Ao final deste estudo foram apresentadas algumas considerações, apontando que existe a possibilidade do ensino da Arte ser ensinado e aprendido por todos os alunos, inclusive os considerados de inclusão. Consideraram-se importantes novas discussões sobre o assunto, para que o ensino da Arte possa contribuir de modo significativo neste contexto da educação especial.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação especialArte Estudo e ensinoEducação especialEnsino fundamentalArtes VisuaisEnsino de arte e a educação especialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALo_ensino_de_arte_e_a_educa__o_especial____monografia___luciana_aparecida_de__souza.pdfapplication/pdf402722https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GJ4M/1/o_ensino_de_arte_e_a_educa__o_especial____monografia___luciana_aparecida_de__souza.pdfd92f84578d96612030889846e28727baMD51TEXTo_ensino_de_arte_e_a_educa__o_especial____monografia___luciana_aparecida_de__souza.pdf.txto_ensino_de_arte_e_a_educa__o_especial____monografia___luciana_aparecida_de__souza.pdf.txtExtracted texttext/plain43252https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GJ4M/2/o_ensino_de_arte_e_a_educa__o_especial____monografia___luciana_aparecida_de__souza.pdf.txtfe38382c5a78591c8676747b4b0743e3MD521843/BUBD-A9GJ4M2019-11-14 05:04:44.752oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9GJ4MRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:04:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de arte e a educação especial |
title |
Ensino de arte e a educação especial |
spellingShingle |
Ensino de arte e a educação especial Luciana Aparecida de Souza Educação especial Ensino fundamental Artes Visuais Educação especial Arte Estudo e ensino |
title_short |
Ensino de arte e a educação especial |
title_full |
Ensino de arte e a educação especial |
title_fullStr |
Ensino de arte e a educação especial |
title_full_unstemmed |
Ensino de arte e a educação especial |
title_sort |
Ensino de arte e a educação especial |
author |
Luciana Aparecida de Souza |
author_facet |
Luciana Aparecida de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Eliette Aparecida Aleixo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Willi de Barros Goncalves |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciana Aparecida de Souza |
contributor_str_mv |
Eliette Aparecida Aleixo Willi de Barros Goncalves Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Ensino fundamental Artes Visuais |
topic |
Educação especial Ensino fundamental Artes Visuais Educação especial Arte Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação especial Arte Estudo e ensino |
description |
Este trabalho tem por objetivo apresentar alguns apontamentos teóricos sobre a prática do ensino da Arte, na tentativa de investigar as possibilidades deste ensino para crianças com necessidades especiais, inseridas no ensino regular. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e aplicação de questionário para duas professoras da rede Estadual de ensino que possuem em sua turma alunos com necessidades especiais, o que possibilitou verificar sobre a importância do ensino da Arte na educação formal, atendendo a todas as crianças, consideradas de inclusão ou não. Considera-se importante a presença de um profissional capacitado, no caso o professor, que entenda as dificuldades ou facilidades dos alunos e respeite suas limitações. Contata-se que a educação especial passou por profundas transformações impulsionadas pelos movimentos sociais, que reivindicavam mais igualdade entre todos os cidadãos e a superação de qualquer tipo de discriminação, incorporando aos poucos ao sistema educacional regular a integração dos alunos com alguma necessidade especial. Ao final deste estudo foram apresentadas algumas considerações, apontando que existe a possibilidade do ensino da Arte ser ensinado e aprendido por todos os alunos, inclusive os considerados de inclusão. Consideraram-se importantes novas discussões sobre o assunto, para que o ensino da Arte possa contribuir de modo significativo neste contexto da educação especial. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T02:38:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T02:38:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GJ4M |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GJ4M |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GJ4M/1/o_ensino_de_arte_e_a_educa__o_especial____monografia___luciana_aparecida_de__souza.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GJ4M/2/o_ensino_de_arte_e_a_educa__o_especial____monografia___luciana_aparecida_de__souza.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d92f84578d96612030889846e28727ba fe38382c5a78591c8676747b4b0743e3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589263482159104 |