Ensino de arte e a educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana Aparecida de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GJ4M
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar alguns apontamentos teóricos sobre a prática do ensino da Arte, na tentativa de investigar as possibilidades deste ensino para crianças com necessidades especiais, inseridas no ensino regular. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e aplicação de questionário para duas professoras da rede Estadual de ensino que possuem em sua turma alunos com necessidades especiais, o que possibilitou verificar sobre a importância do ensino da Arte na educação formal, atendendo a todas as crianças, consideradas de inclusão ou não. Considera-se importante a presença de um profissional capacitado, no caso o professor, que entenda as dificuldades ou facilidades dos alunos e respeite suas limitações. Contata-se que a educação especial passou por profundas transformações impulsionadas pelos movimentos sociais, que reivindicavam mais igualdade entre todos os cidadãos e a superação de qualquer tipo de discriminação, incorporando aos poucos ao sistema educacional regular a integração dos alunos com alguma necessidade especial. Ao final deste estudo foram apresentadas algumas considerações, apontando que existe a possibilidade do ensino da Arte ser ensinado e aprendido por todos os alunos, inclusive os considerados de inclusão. Consideraram-se importantes novas discussões sobre o assunto, para que o ensino da Arte possa contribuir de modo significativo neste contexto da educação especial.
id UFMG_f0d27b5b4f296fef56952e09b8dbeb9e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9GJ4M
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eliette Aparecida AleixoWilli de Barros GoncalvesEvandro Jose Lemos da CunhaLuciana Aparecida de Souza2019-08-12T02:38:08Z2019-08-12T02:38:08Z2015-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GJ4MEste trabalho tem por objetivo apresentar alguns apontamentos teóricos sobre a prática do ensino da Arte, na tentativa de investigar as possibilidades deste ensino para crianças com necessidades especiais, inseridas no ensino regular. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e aplicação de questionário para duas professoras da rede Estadual de ensino que possuem em sua turma alunos com necessidades especiais, o que possibilitou verificar sobre a importância do ensino da Arte na educação formal, atendendo a todas as crianças, consideradas de inclusão ou não. Considera-se importante a presença de um profissional capacitado, no caso o professor, que entenda as dificuldades ou facilidades dos alunos e respeite suas limitações. Contata-se que a educação especial passou por profundas transformações impulsionadas pelos movimentos sociais, que reivindicavam mais igualdade entre todos os cidadãos e a superação de qualquer tipo de discriminação, incorporando aos poucos ao sistema educacional regular a integração dos alunos com alguma necessidade especial. Ao final deste estudo foram apresentadas algumas considerações, apontando que existe a possibilidade do ensino da Arte ser ensinado e aprendido por todos os alunos, inclusive os considerados de inclusão. Consideraram-se importantes novas discussões sobre o assunto, para que o ensino da Arte possa contribuir de modo significativo neste contexto da educação especial.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação especialArte Estudo e ensinoEducação especialEnsino fundamentalArtes VisuaisEnsino de arte e a educação especialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALo_ensino_de_arte_e_a_educa__o_especial____monografia___luciana_aparecida_de__souza.pdfapplication/pdf402722https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GJ4M/1/o_ensino_de_arte_e_a_educa__o_especial____monografia___luciana_aparecida_de__souza.pdfd92f84578d96612030889846e28727baMD51TEXTo_ensino_de_arte_e_a_educa__o_especial____monografia___luciana_aparecida_de__souza.pdf.txto_ensino_de_arte_e_a_educa__o_especial____monografia___luciana_aparecida_de__souza.pdf.txtExtracted texttext/plain43252https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GJ4M/2/o_ensino_de_arte_e_a_educa__o_especial____monografia___luciana_aparecida_de__souza.pdf.txtfe38382c5a78591c8676747b4b0743e3MD521843/BUBD-A9GJ4M2019-11-14 05:04:44.752oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9GJ4MRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:04:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de arte e a educação especial
title Ensino de arte e a educação especial
spellingShingle Ensino de arte e a educação especial
Luciana Aparecida de Souza
Educação especial
Ensino fundamental
Artes Visuais
Educação especial
Arte Estudo e ensino
title_short Ensino de arte e a educação especial
title_full Ensino de arte e a educação especial
title_fullStr Ensino de arte e a educação especial
title_full_unstemmed Ensino de arte e a educação especial
title_sort Ensino de arte e a educação especial
author Luciana Aparecida de Souza
author_facet Luciana Aparecida de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eliette Aparecida Aleixo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Willi de Barros Goncalves
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciana Aparecida de Souza
contributor_str_mv Eliette Aparecida Aleixo
Willi de Barros Goncalves
Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Ensino fundamental
Artes Visuais
topic Educação especial
Ensino fundamental
Artes Visuais
Educação especial
Arte Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação especial
Arte Estudo e ensino
description Este trabalho tem por objetivo apresentar alguns apontamentos teóricos sobre a prática do ensino da Arte, na tentativa de investigar as possibilidades deste ensino para crianças com necessidades especiais, inseridas no ensino regular. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e aplicação de questionário para duas professoras da rede Estadual de ensino que possuem em sua turma alunos com necessidades especiais, o que possibilitou verificar sobre a importância do ensino da Arte na educação formal, atendendo a todas as crianças, consideradas de inclusão ou não. Considera-se importante a presença de um profissional capacitado, no caso o professor, que entenda as dificuldades ou facilidades dos alunos e respeite suas limitações. Contata-se que a educação especial passou por profundas transformações impulsionadas pelos movimentos sociais, que reivindicavam mais igualdade entre todos os cidadãos e a superação de qualquer tipo de discriminação, incorporando aos poucos ao sistema educacional regular a integração dos alunos com alguma necessidade especial. Ao final deste estudo foram apresentadas algumas considerações, apontando que existe a possibilidade do ensino da Arte ser ensinado e aprendido por todos os alunos, inclusive os considerados de inclusão. Consideraram-se importantes novas discussões sobre o assunto, para que o ensino da Arte possa contribuir de modo significativo neste contexto da educação especial.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T02:38:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T02:38:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GJ4M
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GJ4M
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GJ4M/1/o_ensino_de_arte_e_a_educa__o_especial____monografia___luciana_aparecida_de__souza.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GJ4M/2/o_ensino_de_arte_e_a_educa__o_especial____monografia___luciana_aparecida_de__souza.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d92f84578d96612030889846e28727ba
fe38382c5a78591c8676747b4b0743e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589263482159104