Motivação no trabalho: um estudo de caso em uma empresa do ramo de cobrança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B8FS7 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo principal investigar os fatores de motivação no trabalho dos profissionais de uma empresa de cobrança sediada em Belo Horizonte. Caracteriza-se como um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Como método de investigação foi utilizado oestudo de caso. Tendo como referencial teórico a teoria dos dois fatores de Hezberg, foi elaborado um instrumento de coleta de dados que incluiu os fatores motivacionais intrínsecos e os fatores higiênicos extrínsecos. Os dados foram coletados junto a uma população da qualfoi extraída uma amostra de 21 casos válidos, com uma taxa de retorno de 60%. A análise dos resultados, revelou entre, os principais achados, que a maioria dos profissionais do setor de cobrança sente-se motivada para o trabalho, mostrando-se satisfeita quanto ao relacionamento com seus superiores e equipes de trabalho, realização profissional, remuneração e desafios, incentivos recebidos da empresa para aplicar seus conhecimentos e habilidades, visando obter resultados satisfatórios, reconhecimento pelo trabalho bem feito, além da atenção dada às suas idéias e sugestões. |
id |
UFMG_f153a4f2d47cad8f921bfdc05945f963 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9B8FS7 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Devanir Vieira DiasVictor Natanael S. SilveiraRoniz Silva Santos2019-08-14T17:39:05Z2019-08-14T17:39:05Z2011-03-02http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B8FS7Este trabalho teve como objetivo principal investigar os fatores de motivação no trabalho dos profissionais de uma empresa de cobrança sediada em Belo Horizonte. Caracteriza-se como um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Como método de investigação foi utilizado oestudo de caso. Tendo como referencial teórico a teoria dos dois fatores de Hezberg, foi elaborado um instrumento de coleta de dados que incluiu os fatores motivacionais intrínsecos e os fatores higiênicos extrínsecos. Os dados foram coletados junto a uma população da qualfoi extraída uma amostra de 21 casos válidos, com uma taxa de retorno de 60%. A análise dos resultados, revelou entre, os principais achados, que a maioria dos profissionais do setor de cobrança sente-se motivada para o trabalho, mostrando-se satisfeita quanto ao relacionamento com seus superiores e equipes de trabalho, realização profissional, remuneração e desafios, incentivos recebidos da empresa para aplicar seus conhecimentos e habilidades, visando obter resultados satisfatórios, reconhecimento pelo trabalho bem feito, além da atenção dada às suas idéias e sugestões.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoComportamento organizacional e motivaçãoGestão de pessoas e relações de trabalhoMotivação no trabalho: um estudo de caso em uma empresa do ramo de cobrançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc__vers_o_final_roniz_silva_santos.pdfapplication/pdf647639https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B8FS7/1/tcc__vers_o_final_roniz_silva_santos.pdf363c2015fa3f8c4e15dfbc771ae6391bMD51TEXTtcc__vers_o_final_roniz_silva_santos.pdf.txttcc__vers_o_final_roniz_silva_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain102959https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B8FS7/2/tcc__vers_o_final_roniz_silva_santos.pdf.txtdc769b36b7a7e74e80eb87c1838f9bafMD521843/BUOS-9B8FS72019-11-14 14:54:01.744oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9B8FS7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:54:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Motivação no trabalho: um estudo de caso em uma empresa do ramo de cobrança |
title |
Motivação no trabalho: um estudo de caso em uma empresa do ramo de cobrança |
spellingShingle |
Motivação no trabalho: um estudo de caso em uma empresa do ramo de cobrança Roniz Silva Santos Comportamento organizacional e motivação Gestão de pessoas e relações de trabalho Administração |
title_short |
Motivação no trabalho: um estudo de caso em uma empresa do ramo de cobrança |
title_full |
Motivação no trabalho: um estudo de caso em uma empresa do ramo de cobrança |
title_fullStr |
Motivação no trabalho: um estudo de caso em uma empresa do ramo de cobrança |
title_full_unstemmed |
Motivação no trabalho: um estudo de caso em uma empresa do ramo de cobrança |
title_sort |
Motivação no trabalho: um estudo de caso em uma empresa do ramo de cobrança |
author |
Roniz Silva Santos |
author_facet |
Roniz Silva Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Devanir Vieira Dias |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Victor Natanael S. Silveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roniz Silva Santos |
contributor_str_mv |
Devanir Vieira Dias Victor Natanael S. Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento organizacional e motivação Gestão de pessoas e relações de trabalho |
topic |
Comportamento organizacional e motivação Gestão de pessoas e relações de trabalho Administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Administração |
description |
Este trabalho teve como objetivo principal investigar os fatores de motivação no trabalho dos profissionais de uma empresa de cobrança sediada em Belo Horizonte. Caracteriza-se como um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Como método de investigação foi utilizado oestudo de caso. Tendo como referencial teórico a teoria dos dois fatores de Hezberg, foi elaborado um instrumento de coleta de dados que incluiu os fatores motivacionais intrínsecos e os fatores higiênicos extrínsecos. Os dados foram coletados junto a uma população da qualfoi extraída uma amostra de 21 casos válidos, com uma taxa de retorno de 60%. A análise dos resultados, revelou entre, os principais achados, que a maioria dos profissionais do setor de cobrança sente-se motivada para o trabalho, mostrando-se satisfeita quanto ao relacionamento com seus superiores e equipes de trabalho, realização profissional, remuneração e desafios, incentivos recebidos da empresa para aplicar seus conhecimentos e habilidades, visando obter resultados satisfatórios, reconhecimento pelo trabalho bem feito, além da atenção dada às suas idéias e sugestões. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T17:39:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T17:39:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B8FS7 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B8FS7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B8FS7/1/tcc__vers_o_final_roniz_silva_santos.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B8FS7/2/tcc__vers_o_final_roniz_silva_santos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
363c2015fa3f8c4e15dfbc771ae6391b dc769b36b7a7e74e80eb87c1838f9baf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589178533871616 |