Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Ana Flavia MachadoSueli MoroFREDERICO AUGUSTO BARBOSA DA SILVASibelle Cornelio Diniz2019-08-12T02:28:46Z2019-08-12T02:28:46Z2009-05-04http://hdl.handle.net/1843/AMSA-7SMPR9O presente trabalho se propõe a avaliar os determinantes do consumo de bens e serviços artístico-culturais no Brasil, concebendo tal consumo como uma atividade geradora de efeitos positivos tanto para o consumidor como para a sociedade em geral. Parte-se da abordagem microeconômica do capital humano e de abordagens complementares advindas do pensamento institucionalista e da sociologia, segundo as quais o consumo presente desses bens e serviços é em grande parte determinado pela exposição prévia a eles. Assumindo essa premissa, busca-se identificar as características individuais que influenciariam tal exposição. É estimado um modelo em que o dispêndio artístico-cultural domiciliar é determinado por variáveis sócio-econômicas, educacionais e sócio-demográficas do chefe do domicílio, além de variáveis indicadoras da localização do domicílio. São analisadas as nove principais regiões metropolitanas do Brasil e o Distrito Federal, utilizando dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003 e da Pesquisa de Informações Municipais 2006, ambas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados indicam que o dispêndio artístico-cultural no Brasil metropolitano é altamente determinado pela renda e pela educação do consumidor, sendo mais concentrado que o próprio rendimento domiciliar. Além disso, o dispêndio diverge regionalmente, o que pode ser associado a variações de oferta e/ou a distinções histórico-culturais entre as localidades. Conclui-se que a distribuição do dispêndio acompanha desigualdades estruturais da sociedade brasileira, indicando que as políticas públicas culturais devem pautar-se não apenas na expansão da oferta, mas também no estímulo à demanda por meio da redução das disparidades educacionais e de acesso. Por fim, constata-se a importância dos meios de comunicação de massa no suprimento das demandas culturais da sociedade brasileira, visto serem esses a fonte dos bens e serviços artístico-culturais acessados pela grande maioria dos brasileiros.This work aims to evaluate the determinants of the consumption of artistic-cultural goods and services in Brazil, conceiving this consumption as an activity with positive effects on consumer and on society as a whole. We draw on the microeconomic approach of human capital and additional approaches from the institutionalist and sociological perspectives, according to which the present consumption of these kinds of goods is strongly determined by previous exposure. Taking on this premise, we try to identify the individual characteristics that influence this exposure. We estimate a model in which the expenditure on artistic-cultural goods and services depends on socioeconomic, educational and sociodemographic characteristics of the head of the household, and on variables that indicate the location of the household. The data comes from the Household Survey of Familiar Budgets (POF) and the Survey of Municipal Information (MUNIC) from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). They cover nine metropolitan regions and the Federal District. The results indicate that the artistic-cultural expenditure is highly concentrated and strongly determined by income and education of the consumer. Furthermore, the expenditure differs regionally, what may occur due to supply variations or historic-cultural distinctions. We conclude that the distribution of the expenditure follows from structural inequalities in the Brazilian society, indicating that cultural policies should be guided not only by the expansion of the supply, but also through stimulus on the demand side by the reduction of educational and access disparities. Finally, we stress the importance of the mass media in the feed of cultural demands from the Brazilian society, since this is the source of the cultural goods and services accessed by the majority of the population.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBem estar social BrasilCultura Aspectos econômicosBrasilBem estar socialCulturaAnálise do consumo de bens e serviços artístico-culturais no Brasil metropolitanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsibelle_diniz_2009.pdfapplication/pdf565074https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-7SMPR9/1/sibelle_diniz_2009.pdf317e92d8351f1022fedcbef161fd2613MD51TEXTsibelle_diniz_2009.pdf.txtsibelle_diniz_2009.pdf.txtExtracted texttext/plain195762https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-7SMPR9/2/sibelle_diniz_2009.pdf.txta971538fa1408cf7ff1093665ecc0416MD521843/AMSA-7SMPR92019-11-14 10:31:48.695oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMSA-7SMPR9Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:31:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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