Jorge de Sena, o poeta exorcista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nathália de Lima Marquez Valentini
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/66858
Resumo: A pesquisa investiga como Jorge de Sena opera livramentos morais nos âmbitos estético, político e erótico, no corpus crítico e literário, realizando uma subversão irônica da noção cristã de exorcismo. São analisadas as incidências do termo “exorcismo” e suas relações com a liberdade. Levanta-se a hipótese de que a noção funciona como fundamento propulsor das suas composições literárias muito antes da publicação de Exorcismos (1972), podendo ser considerada uma espécie de operador exegético. Propõe-se, assim, a leitura de textos escritos ao longo de toda a trajetória de Jorge de Sena, explicitando como tais exorcismos se apresentam. Percebe-se então a defesa de um ethos humanístico que enfatiza a necessidade de espossessão moral para alcançar livres experimentações estéticas. Tal postura poética é capaz de demonstrar o tratamento sem censura de divergências e inquietudes políticas (em elação aos regimes fascistas de Portugal e do Brasil, que o impeliram duas vezes ao exílio) e o despudor erótico. Sena concebe, assim, a autoimagem de poeta exorcista, cuja performance participa de modo especial na consolidação da sua visão de mundo ética e libertária e na sacralização do erotismo. Compromissado com a dignidade humana e com o vigor da literatura em resistir a controles censórios e prescritivos, o poeta projeta, de forma singular, exorcismos poéticos como aberturas ao devir-liberdade do leitor.
id UFMG_f1836b438e191505a215b0862326bd1d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/66858
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sabrina Sedlmayer Pintohttp://lattes.cnpq.br/2524895991103903Jacyntho José Lins BrandãoSérgio Alcides Pereira do AmaralMônica Genelhu FagundesRafael Climent-Espinohttp://lattes.cnpq.br/7293971821561537Nathália de Lima Marquez Valentini2024-04-04T23:11:12Z2024-04-04T23:11:12Z2023-03-03http://hdl.handle.net/1843/66858A pesquisa investiga como Jorge de Sena opera livramentos morais nos âmbitos estético, político e erótico, no corpus crítico e literário, realizando uma subversão irônica da noção cristã de exorcismo. São analisadas as incidências do termo “exorcismo” e suas relações com a liberdade. Levanta-se a hipótese de que a noção funciona como fundamento propulsor das suas composições literárias muito antes da publicação de Exorcismos (1972), podendo ser considerada uma espécie de operador exegético. Propõe-se, assim, a leitura de textos escritos ao longo de toda a trajetória de Jorge de Sena, explicitando como tais exorcismos se apresentam. Percebe-se então a defesa de um ethos humanístico que enfatiza a necessidade de espossessão moral para alcançar livres experimentações estéticas. Tal postura poética é capaz de demonstrar o tratamento sem censura de divergências e inquietudes políticas (em elação aos regimes fascistas de Portugal e do Brasil, que o impeliram duas vezes ao exílio) e o despudor erótico. Sena concebe, assim, a autoimagem de poeta exorcista, cuja performance participa de modo especial na consolidação da sua visão de mundo ética e libertária e na sacralização do erotismo. Compromissado com a dignidade humana e com o vigor da literatura em resistir a controles censórios e prescritivos, o poeta projeta, de forma singular, exorcismos poéticos como aberturas ao devir-liberdade do leitor.The research investigates how Jorge de Sena operates moral deliverances in aesthetic, political and erotic spheres, in critical analysis and in the literary corpus, executing an ironic subversion of the Christian notion of exorcism. The frequent appearance of the term “exorcism” (and similar ones) and its relations with freedom are analyzed. The hypothesis is raised that the notion works as a propelling base of his literary compositions long before the publication of Exorcisms (1972) and can be considered an exegetical operator. To verify this hypothesis, the reading of texts written throughout Sena’s trajectory intends to evidentiate which emphasizes the need for moral dispossession to achieve free aesthetic experimentations. This poetic attitude is able to demonstrate uncensored treatment of political differences and unquietments (in regard to the fascist regimes in Portugal and Brazil, which twice drove him into exile) and erotic disinhibition. Sena conceives thus the self-image of an exorcist poet, whose performance participates particularly in the consolidation of his ethical and libertarian worldview and in the eroticism sacralization. Committed to human dignity and to the vigor of literature in resisting censorship and prescriptive controls, the poet singularly projects poetic exorcisms as openings to the readers’ becoming free.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASSena, Jorge de, 1919-1978. - Crítica e interpretaçãoLiteratura portuguesa - História e críticaExorcismo na literaturaErotismo na literaturaJorge de SenaExorcismoLiberdadeErotismoSubversãoJorge de Sena, o poeta exorcistaJorge de Sena, the exorcist poetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALJORGE DE SENA, O POETA EXORCISTA.pdfJORGE DE SENA, O POETA EXORCISTA.pdfapplication/pdf2834804https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66858/1/JORGE%20DE%20SENA%2c%20O%20POETA%20EXORCISTA.pdf0c943f108b1d3e162d384816467971e5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66858/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/668582024-04-04 20:11:13.3oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-04-04T23:11:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jorge de Sena, o poeta exorcista
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Jorge de Sena, the exorcist poet
title Jorge de Sena, o poeta exorcista
spellingShingle Jorge de Sena, o poeta exorcista
Nathália de Lima Marquez Valentini
Jorge de Sena
Exorcismo
Liberdade
Erotismo
Subversão
Sena, Jorge de, 1919-1978. - Crítica e interpretação
Literatura portuguesa - História e crítica
Exorcismo na literatura
Erotismo na literatura
title_short Jorge de Sena, o poeta exorcista
title_full Jorge de Sena, o poeta exorcista
title_fullStr Jorge de Sena, o poeta exorcista
title_full_unstemmed Jorge de Sena, o poeta exorcista
title_sort Jorge de Sena, o poeta exorcista
author Nathália de Lima Marquez Valentini
author_facet Nathália de Lima Marquez Valentini
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sabrina Sedlmayer Pinto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2524895991103903
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jacyntho José Lins Brandão
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sérgio Alcides Pereira do Amaral
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mônica Genelhu Fagundes
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Rafael Climent-Espino
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7293971821561537
dc.contributor.author.fl_str_mv Nathália de Lima Marquez Valentini
contributor_str_mv Sabrina Sedlmayer Pinto
Jacyntho José Lins Brandão
Sérgio Alcides Pereira do Amaral
Mônica Genelhu Fagundes
Rafael Climent-Espino
dc.subject.por.fl_str_mv Jorge de Sena
Exorcismo
Liberdade
Erotismo
Subversão
topic Jorge de Sena
Exorcismo
Liberdade
Erotismo
Subversão
Sena, Jorge de, 1919-1978. - Crítica e interpretação
Literatura portuguesa - História e crítica
Exorcismo na literatura
Erotismo na literatura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sena, Jorge de, 1919-1978. - Crítica e interpretação
Literatura portuguesa - História e crítica
Exorcismo na literatura
Erotismo na literatura
description A pesquisa investiga como Jorge de Sena opera livramentos morais nos âmbitos estético, político e erótico, no corpus crítico e literário, realizando uma subversão irônica da noção cristã de exorcismo. São analisadas as incidências do termo “exorcismo” e suas relações com a liberdade. Levanta-se a hipótese de que a noção funciona como fundamento propulsor das suas composições literárias muito antes da publicação de Exorcismos (1972), podendo ser considerada uma espécie de operador exegético. Propõe-se, assim, a leitura de textos escritos ao longo de toda a trajetória de Jorge de Sena, explicitando como tais exorcismos se apresentam. Percebe-se então a defesa de um ethos humanístico que enfatiza a necessidade de espossessão moral para alcançar livres experimentações estéticas. Tal postura poética é capaz de demonstrar o tratamento sem censura de divergências e inquietudes políticas (em elação aos regimes fascistas de Portugal e do Brasil, que o impeliram duas vezes ao exílio) e o despudor erótico. Sena concebe, assim, a autoimagem de poeta exorcista, cuja performance participa de modo especial na consolidação da sua visão de mundo ética e libertária e na sacralização do erotismo. Compromissado com a dignidade humana e com o vigor da literatura em resistir a controles censórios e prescritivos, o poeta projeta, de forma singular, exorcismos poéticos como aberturas ao devir-liberdade do leitor.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-04T23:11:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-04T23:11:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/66858
url http://hdl.handle.net/1843/66858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66858/1/JORGE%20DE%20SENA%2c%20O%20POETA%20EXORCISTA.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66858/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c943f108b1d3e162d384816467971e5
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589533855383552