Práticas informacionais no contexto dos sindicatos: um estudo de caso do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A6KLA5 |
Resumo: | Esta dissertação consiste de um estudo de caso realizado no Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (SINDIFES), objetivando compreender as práticas informacionais dos associados, ou seja, os técnicoadministrativos em educação (TAE), que acessam a informação no âmbito sindical. Considerando os serviços oferecidos pela entidade, com foco nas ações desenvolvidas respectivamente pelo Departamento de Assessoria Jurídica, Centro de Memória e Grupos de trabalho (GT). Para tanto, o esforço da pesquisa foi tentar esclarecer os fatores intervenientes na história do sindicalismo brasileiro, como as transformações do mundo no trabalho decorrentes do avanço da tecnologia e da reestruturação produtiva, com ênfase nas temáticas: Terceirização e Precarização do trabalho, que afetam todos os trabalhadores, independente das formas de emprego, formal, informal ou pública. Assim, para o desenvolvimento da pesquisa afundamentação teórica adotada situa-se da perspectiva do Estudo de Usuários (EU) e suas abordagens, considerando particularmente a abordagem social, partindo-se do pressuposto de que as práticas informacionais dos sujeitos que fazem uso da informação que é disponibilizada no âmbito dos sindicatos são definidas também por suas interações sociais. Associado a esta perspectiva teórica, o método priorizado na pesquisa, foi o método qualitativo juntamente com o recurso da observação participante e técnica de entrevista semi-estruturada. Finalmente os resultados alcançados pela pesquisa sustentam, primeiramente, a interpretação de que a informação acessada no âmbito do sindicato assume importante papel social, como elemento de ação que pode servir para a o processo de conscientização política do associado que a acessa; Em segundo, a avaliação de que os TAE possuem conhecimento sobre o sindicato como entidade representativa em prol do coletivo e das ações sindicais que contribuem para a construção de uma consciência politizada. E para completar a pesquisa ainda levou à percepção de que os trabalhosrelacionados a discussões de questões relativas ao cotidiano dos TAE ainda precisam ter seus espaços de debates ampliados, considerando sobretudo a relevância dos GT (Grupos de trabalho |
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Rubens Alves da SilvaJose Wanderley Novato SilvaHelena Maria Tarchi CrivellariAdriana Soares Viana2019-08-09T15:23:40Z2019-08-09T15:23:40Z2015-09-25http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A6KLA5Esta dissertação consiste de um estudo de caso realizado no Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (SINDIFES), objetivando compreender as práticas informacionais dos associados, ou seja, os técnicoadministrativos em educação (TAE), que acessam a informação no âmbito sindical. Considerando os serviços oferecidos pela entidade, com foco nas ações desenvolvidas respectivamente pelo Departamento de Assessoria Jurídica, Centro de Memória e Grupos de trabalho (GT). Para tanto, o esforço da pesquisa foi tentar esclarecer os fatores intervenientes na história do sindicalismo brasileiro, como as transformações do mundo no trabalho decorrentes do avanço da tecnologia e da reestruturação produtiva, com ênfase nas temáticas: Terceirização e Precarização do trabalho, que afetam todos os trabalhadores, independente das formas de emprego, formal, informal ou pública. Assim, para o desenvolvimento da pesquisa afundamentação teórica adotada situa-se da perspectiva do Estudo de Usuários (EU) e suas abordagens, considerando particularmente a abordagem social, partindo-se do pressuposto de que as práticas informacionais dos sujeitos que fazem uso da informação que é disponibilizada no âmbito dos sindicatos são definidas também por suas interações sociais. Associado a esta perspectiva teórica, o método priorizado na pesquisa, foi o método qualitativo juntamente com o recurso da observação participante e técnica de entrevista semi-estruturada. Finalmente os resultados alcançados pela pesquisa sustentam, primeiramente, a interpretação de que a informação acessada no âmbito do sindicato assume importante papel social, como elemento de ação que pode servir para a o processo de conscientização política do associado que a acessa; Em segundo, a avaliação de que os TAE possuem conhecimento sobre o sindicato como entidade representativa em prol do coletivo e das ações sindicais que contribuem para a construção de uma consciência politizada. E para completar a pesquisa ainda levou à percepção de que os trabalhosrelacionados a discussões de questões relativas ao cotidiano dos TAE ainda precisam ter seus espaços de debates ampliados, considerando sobretudo a relevância dos GT (Grupos de trabalhoThe present dissertation is a case study carried out at the Union of the Workers of Brazilian Federal Educational Institutions (SINDIFES), with the aim of understanding the informational practices of the affiliated members, the Administrative Technicians in Education TAE, who access information within the union scope. The services rendered have a focus in the actions developed by the Department of Legal Assistance, the Memorial Center and the Work Groups - GT. In order to carry out thisresearch, one attempted to understand all the intervenient factors in the history of Brazilian unions, such as the transformation of the labor world due to the advances of technology and the productive re-structuring, with an emphasis on the themes: outsourcing and job insecurity, which affect all workers, independently of whether the jobs are formal, informal or civil service. Therefore, in order to develop the present research, the adopted theoretical base lies in the perspective of the User Study and its approaches, with an emphasis on the social approach, ranging from thepresupposition that the informational practices of individuals who use information in the scope of unions are also defined by their social interactions. In association to the theoretical perspective, one used a qualitative method, with the use of participative observation aided by the semi-structured interview technique. Firstly, the results show that the interpretation of the information accessed within the union scope takesan important social role, as an element of action that may be of use for the process of political awareness of the affiliated member who uses this information. Secondly, one showed that TAE perceive the union as a representative entity in favor of the collectivity and of the union actions that contribute for the construction of a political awareness. Finally, the research also suggests that the works related to the discussion of questions regarding the daily basis of TAE still need to be deepened,especially when one considers the relevance of the Work Groups.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSINDIFESCiência da InformaçãoSindicatos Estudo de usuáriosCidadaniaSindicatos Servidores públicosMovimentos sociaisEstudo deusuáriosTrabalhoSindicatoPráticas informacionaisMovimento socialCidadaniaPráticas informacionais no contexto dos sindicatos: um estudo de caso do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_pdf_adriana_finalizada_e_corrigida.pdfapplication/pdf1184174https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A6KLA5/1/disserta__o_pdf_adriana_finalizada_e_corrigida.pdf03a184d9ebe5725c9a17983f91ff581fMD51TEXTdisserta__o_pdf_adriana_finalizada_e_corrigida.pdf.txtdisserta__o_pdf_adriana_finalizada_e_corrigida.pdf.txtExtracted texttext/plain237965https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A6KLA5/2/disserta__o_pdf_adriana_finalizada_e_corrigida.pdf.txt65d6d4c67c3addf9be5375abbbb0c46cMD521843/BUBD-A6KLA52019-11-14 06:26:36.416oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A6KLA5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:26:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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