Influence of additional players on collective tactical behavior in small-sided soccer games
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.1590/1980-0037.2016v18n1p62 http://hdl.handle.net/1843/56744 https://orcid.org/0000-0001-9971-7308 https://orcid.org/0000-0002-9432-1950 https://orcid.org/0000-0003-2607-5935 |
Resumo: | Este estudo objetivou comparar o comportamento tático coletivo entre situações de Pequenos Jogos em igualdade e superioridade numérica. Participaram do estudo 18 jovens jo gadores de futebol com idade média de 16,4 anos. A análise de coordenadas polares foi realizada a partir dos dados posicionais obtidos com equipamento de GPS de 15Hz. O comportamento tático foi acessado por meio das medidas de largura, profundidade, distância entre os centroides (ponto médio dos jogadores de uma equipe no campo de jogo) e razão profundidade/largura (LPWratio). Dados foram analisados por meio do teste de Friedman. Resultados apontaram para um aumento dos valores de largura e profundidade na configuração 4vs.3, enquanto o jogo 3vs.3+2 apresentou aumento do valor da razão profundidade/largura em relação às demais configurações. Nos jogos com jogador adicional no campo (4vs.3), a circulação da bola e ampliação do espaço efetivo de jogo foram alternativas para superar as defesas mais fechadas e próximas à própria baliza, enquanto a presença de jogadores adicionais de suporte (3vs.3+2) permitiu o rápido alcance à baliza adversária, incentivando o jogo em profundidade. |
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Influence of additional players on collective tactical behavior in small-sided soccer gamesComportamento tático coletivo em Pequenos Jogos no Futebol: influência de jogadores adicionaisPhysical education and trainingSoccerTask performance and analysisFutebolEducação fisicaAnálise de tarefasEste estudo objetivou comparar o comportamento tático coletivo entre situações de Pequenos Jogos em igualdade e superioridade numérica. Participaram do estudo 18 jovens jo gadores de futebol com idade média de 16,4 anos. A análise de coordenadas polares foi realizada a partir dos dados posicionais obtidos com equipamento de GPS de 15Hz. O comportamento tático foi acessado por meio das medidas de largura, profundidade, distância entre os centroides (ponto médio dos jogadores de uma equipe no campo de jogo) e razão profundidade/largura (LPWratio). Dados foram analisados por meio do teste de Friedman. Resultados apontaram para um aumento dos valores de largura e profundidade na configuração 4vs.3, enquanto o jogo 3vs.3+2 apresentou aumento do valor da razão profundidade/largura em relação às demais configurações. Nos jogos com jogador adicional no campo (4vs.3), a circulação da bola e ampliação do espaço efetivo de jogo foram alternativas para superar as defesas mais fechadas e próximas à própria baliza, enquanto a presença de jogadores adicionais de suporte (3vs.3+2) permitiu o rápido alcance à baliza adversária, incentivando o jogo em profundidade.The aim of this study was to compare the collective tactical behavior between numerically balanced and unbalanced small-sided soccer games. Eighteen male soccer players (mean age 16.4 years) participated in the study. Polar coordinate analysis was performed using positional data obtained with a 15-Hz GPS device. Collective variables including length, width, centroid distance (average point between teammates), and length per width ratio (LPWratio) were collected. Data were analyzed using Friedman’s test. The results showed greater length and width values in 4vs.3 games, while a higher LPWratio was observed in 3vs.3+2 games compared to the other configurations. In games with an additional player (4vs.3), ball circulation and the increase in effective game space were alternatives to overcome the more concentrated defensive systems near the goal. On the other hand, 3vs.3+2 games allowed more actions in the length axis and a fast reach of the opponent’s goalUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilEEF - DEPARTAMENTO DE ESPORTESUFMG2023-07-19T18:16:24Z2023-07-19T18:16:24Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.1590/1980-0037.2016v18n1p621980-0037http://hdl.handle.net/1843/56744https://orcid.org/0000-0001-9971-7308https://orcid.org/0000-0002-9432-1950https://orcid.org/0000-0003-2607-5935porRevista brasileira de cineantropometria & desempenho humanoGibson Moreira PraçaHugo FolgadoAndré Gustavo Pereira de AndradePablo Juan Grecoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-07-19T18:16:25Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/56744Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-07-19T18:16:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Este estudo objetivou comparar o comportamento tático coletivo entre situações de Pequenos Jogos em igualdade e superioridade numérica. Participaram do estudo 18 jovens jo gadores de futebol com idade média de 16,4 anos. A análise de coordenadas polares foi realizada a partir dos dados posicionais obtidos com equipamento de GPS de 15Hz. O comportamento tático foi acessado por meio das medidas de largura, profundidade, distância entre os centroides (ponto médio dos jogadores de uma equipe no campo de jogo) e razão profundidade/largura (LPWratio). Dados foram analisados por meio do teste de Friedman. Resultados apontaram para um aumento dos valores de largura e profundidade na configuração 4vs.3, enquanto o jogo 3vs.3+2 apresentou aumento do valor da razão profundidade/largura em relação às demais configurações. Nos jogos com jogador adicional no campo (4vs.3), a circulação da bola e ampliação do espaço efetivo de jogo foram alternativas para superar as defesas mais fechadas e próximas à própria baliza, enquanto a presença de jogadores adicionais de suporte (3vs.3+2) permitiu o rápido alcance à baliza adversária, incentivando o jogo em profundidade. |
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