Consciência Vocal e Musical no teatro: uma proposta para o ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q5NBF |
Resumo: | O presente trabalho trata da voz do ator e sua formação no ensino superior. Em um primeiro momento, aborda o assunto da formação vocal sob uma perspectiva brasileira, através do estudo de artigos, teses e dissertações, produzidos por professores de universidades estaduais e federais, publicados nos últimos dez anos. Em seguida, o trabalho foca no ensino de voz no curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, através da apresentação e análise do curso e das disciplinas da área de voz oferecidas atualmente. A última parte deste trabalho consiste numa sugestão de reforma no currículo do ciclo básico do curso de Teatro da UFMG, através da criação de uma disciplina obrigatória (Oficina de Consciência Vocal e Musical), detalhada no último capítulo desta dissertação. A disciplina proposta aborda questões básicas na formação vocal do ator, como a técnica vocal e a conscientização dos parâmetros do som (altura, duração,intensidadee timbre). |
id |
UFMG_f3586fe2e90c6180eb8b5136122d8202 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-9Q5NBF |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maurilio Andrade RochaCesar LignelliEugenio Tadeu PereiraErnani de Castro MalettaPriscilla Romualdo Cler dos Reis2019-08-14T11:06:45Z2019-08-14T11:06:45Z2013-09-06http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q5NBFO presente trabalho trata da voz do ator e sua formação no ensino superior. Em um primeiro momento, aborda o assunto da formação vocal sob uma perspectiva brasileira, através do estudo de artigos, teses e dissertações, produzidos por professores de universidades estaduais e federais, publicados nos últimos dez anos. Em seguida, o trabalho foca no ensino de voz no curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, através da apresentação e análise do curso e das disciplinas da área de voz oferecidas atualmente. A última parte deste trabalho consiste numa sugestão de reforma no currículo do ciclo básico do curso de Teatro da UFMG, através da criação de uma disciplina obrigatória (Oficina de Consciência Vocal e Musical), detalhada no último capítulo desta dissertação. A disciplina proposta aborda questões básicas na formação vocal do ator, como a técnica vocal e a conscientização dos parâmetros do som (altura, duração,intensidadee timbre).This paper deals with the voice of the actor and his training in higher education. At first, addresses the issue of vocal training under a Brazilian perspective by studying articles, theses and dissertations produced by teachers in state and federal universities, published in the last ten years. Then, the work focuses on teaching voice in Undergraduate Theatre course in the School of Fine Arts of the Federal University of Minas Gerais, through the presentation and analysis of the course and subjects in the area of voice currently offered. The last part of this paper proposes a reform of the curriculum of Theatre at UFMG, by creating a compulsory subject (Vocal and Musical Awareness Workshop), detailed in the final chapter of this dissertation. The subject proposal addresses key issues in vocal training of the actor as vocal technique and awareness of soundparameters (height, duration, intensity and timbre).Universidade Federal de Minas GeraisUFMGUniversidade Federal de Minas Gerais Escola de Belas Artes Curso de Graduacao em TeatroVoz EducacaoTeatro Estudo e ensinoRepresentação teatralVozFormação VocalEnsino superiorAtorConsciência Vocal e Musical no teatro: uma proposta para o ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_conclu_da_priscilla_cler.pdfapplication/pdf3274213https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-9Q5NBF/1/disserta__o_conclu_da_priscilla_cler.pdf5423c586f99026ae382b4a0907ee68dcMD51TEXTdisserta__o_conclu_da_priscilla_cler.pdf.txtdisserta__o_conclu_da_priscilla_cler.pdf.txtExtracted texttext/plain424999https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-9Q5NBF/2/disserta__o_conclu_da_priscilla_cler.pdf.txtcbf5b5ad84c9acc0ac214a6d0ccbb14eMD521843/EBAC-9Q5NBF2019-11-14 13:02:52.389oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-9Q5NBFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:02:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consciência Vocal e Musical no teatro: uma proposta para o ensino superior |
title |
Consciência Vocal e Musical no teatro: uma proposta para o ensino superior |
spellingShingle |
Consciência Vocal e Musical no teatro: uma proposta para o ensino superior Priscilla Romualdo Cler dos Reis Voz Formação Vocal Ensino superior Ator Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Belas Artes Curso de Graduacao em Teatro Voz Educacao Teatro Estudo e ensino Representação teatral |
title_short |
Consciência Vocal e Musical no teatro: uma proposta para o ensino superior |
title_full |
Consciência Vocal e Musical no teatro: uma proposta para o ensino superior |
title_fullStr |
Consciência Vocal e Musical no teatro: uma proposta para o ensino superior |
title_full_unstemmed |
Consciência Vocal e Musical no teatro: uma proposta para o ensino superior |
title_sort |
Consciência Vocal e Musical no teatro: uma proposta para o ensino superior |
author |
Priscilla Romualdo Cler dos Reis |
author_facet |
Priscilla Romualdo Cler dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maurilio Andrade Rocha |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cesar Lignelli |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Eugenio Tadeu Pereira |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Ernani de Castro Maletta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Priscilla Romualdo Cler dos Reis |
contributor_str_mv |
Maurilio Andrade Rocha Cesar Lignelli Eugenio Tadeu Pereira Ernani de Castro Maletta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voz Formação Vocal Ensino superior Ator |
topic |
Voz Formação Vocal Ensino superior Ator Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Belas Artes Curso de Graduacao em Teatro Voz Educacao Teatro Estudo e ensino Representação teatral |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Belas Artes Curso de Graduacao em Teatro Voz Educacao Teatro Estudo e ensino Representação teatral |
description |
O presente trabalho trata da voz do ator e sua formação no ensino superior. Em um primeiro momento, aborda o assunto da formação vocal sob uma perspectiva brasileira, através do estudo de artigos, teses e dissertações, produzidos por professores de universidades estaduais e federais, publicados nos últimos dez anos. Em seguida, o trabalho foca no ensino de voz no curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, através da apresentação e análise do curso e das disciplinas da área de voz oferecidas atualmente. A última parte deste trabalho consiste numa sugestão de reforma no currículo do ciclo básico do curso de Teatro da UFMG, através da criação de uma disciplina obrigatória (Oficina de Consciência Vocal e Musical), detalhada no último capítulo desta dissertação. A disciplina proposta aborda questões básicas na formação vocal do ator, como a técnica vocal e a conscientização dos parâmetros do som (altura, duração,intensidadee timbre). |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-09-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T11:06:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T11:06:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q5NBF |
url |
http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q5NBF |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-9Q5NBF/1/disserta__o_conclu_da_priscilla_cler.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-9Q5NBF/2/disserta__o_conclu_da_priscilla_cler.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5423c586f99026ae382b4a0907ee68dc cbf5b5ad84c9acc0ac214a6d0ccbb14e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589467542388736 |