Tratamento da informação e resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMFHZ |
Resumo: | Este trabalho consistiu na realização de atividades que envolvem leitura e interpretação de situações problema, utilizando a construção e análise de gráficos e tabelas, conforme orientação dos currículos escolares do Ensino Fundamental. O público alvo atingido por estas atividades foram 30 (trinta) alunos do 1º ano do 2º Ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Deputado Milton Salles de Belo Horizonte, com dificuldades relacionadas com o campo do Tratamento da Informação e da Resolução de Problemas. Nas intervenções propostas pelo meu Plano de Ação foram utilizadas atividades em que se explora a leitura, oralidade e a interpretação de situações cotidianas, compreensão de situações novas e, consequentemente, a busca de iniciativas para a resolução de problemas. As atividades desenvolvidas em sala de aula foram incentivadoras para os alunos, colaborando para promover o desenvolvimento do conhecimento e também diminuir a defasagem em termos de conhecimentos matemáticos. Sentiram-se motivados para lerem, conversarem sobre as questões, interpretarem as situações-problema e buscar os possíveis caminhos para a sua resolução. Durante os encontros e reuniões promovidos pela escola (Conselhos de Classe), o Projeto de Intervenção mostrou-se satisfatório, uma vez que a maioria dos alunos avançou em termos do processo cognitivo e os comentários dos professores demonstraram a melhoria dos conceitos, que passaram de D para C. |
id |
UFMG_f3b11e326d97075bc29670eeac768f1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QMFHZ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Manuela Martins Soares DavidAdelma Maria de Lourdes Duarte2019-08-14T14:15:40Z2019-08-14T14:15:40Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMFHZEste trabalho consistiu na realização de atividades que envolvem leitura e interpretação de situações problema, utilizando a construção e análise de gráficos e tabelas, conforme orientação dos currículos escolares do Ensino Fundamental. O público alvo atingido por estas atividades foram 30 (trinta) alunos do 1º ano do 2º Ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Deputado Milton Salles de Belo Horizonte, com dificuldades relacionadas com o campo do Tratamento da Informação e da Resolução de Problemas. Nas intervenções propostas pelo meu Plano de Ação foram utilizadas atividades em que se explora a leitura, oralidade e a interpretação de situações cotidianas, compreensão de situações novas e, consequentemente, a busca de iniciativas para a resolução de problemas. As atividades desenvolvidas em sala de aula foram incentivadoras para os alunos, colaborando para promover o desenvolvimento do conhecimento e também diminuir a defasagem em termos de conhecimentos matemáticos. Sentiram-se motivados para lerem, conversarem sobre as questões, interpretarem as situações-problema e buscar os possíveis caminhos para a sua resolução. Durante os encontros e reuniões promovidos pela escola (Conselhos de Classe), o Projeto de Intervenção mostrou-se satisfatório, uma vez que a maioria dos alunos avançou em termos do processo cognitivo e os comentários dos professores demonstraram a melhoria dos conceitos, que passaram de D para C.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica Estudo e ensinoMatemática Métodos estatísticosMatemáticaEducação MatemáticaEducaçãoResolução de ProblemasEnsino FundamentalTratamento da InformaçãoTratamento da informação e resolução de problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho_final_da_adelma___formatado_por_thalita___12.07.12_com__altera__es.pdfapplication/pdf3205086https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QMFHZ/1/trabalho_final_da_adelma___formatado_por_thalita___12.07.12_com__altera__es.pdfd0c19b3654c386d0dbcf6c32e27b6cdeMD51TEXTtrabalho_final_da_adelma___formatado_por_thalita___12.07.12_com__altera__es.pdf.txttrabalho_final_da_adelma___formatado_por_thalita___12.07.12_com__altera__es.pdf.txtExtracted texttext/plain42304https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QMFHZ/2/trabalho_final_da_adelma___formatado_por_thalita___12.07.12_com__altera__es.pdf.txte7f317f523f71f469cc12cf16988c05cMD521843/VRNS-9QMFHZ2019-11-14 14:48:38.609oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QMFHZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:48:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tratamento da informação e resolução de problemas |
title |
Tratamento da informação e resolução de problemas |
spellingShingle |
Tratamento da informação e resolução de problemas Adelma Maria de Lourdes Duarte Matemática Educação Matemática Educação Resolução de Problemas Ensino Fundamental Tratamento da Informação Educação Matematica Estudo e ensino Matemática Métodos estatísticos |
title_short |
Tratamento da informação e resolução de problemas |
title_full |
Tratamento da informação e resolução de problemas |
title_fullStr |
Tratamento da informação e resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
Tratamento da informação e resolução de problemas |
title_sort |
Tratamento da informação e resolução de problemas |
author |
Adelma Maria de Lourdes Duarte |
author_facet |
Adelma Maria de Lourdes Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Manuela Martins Soares David |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adelma Maria de Lourdes Duarte |
contributor_str_mv |
Maria Manuela Martins Soares David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Educação Matemática Educação Resolução de Problemas Ensino Fundamental Tratamento da Informação |
topic |
Matemática Educação Matemática Educação Resolução de Problemas Ensino Fundamental Tratamento da Informação Educação Matematica Estudo e ensino Matemática Métodos estatísticos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Matematica Estudo e ensino Matemática Métodos estatísticos |
description |
Este trabalho consistiu na realização de atividades que envolvem leitura e interpretação de situações problema, utilizando a construção e análise de gráficos e tabelas, conforme orientação dos currículos escolares do Ensino Fundamental. O público alvo atingido por estas atividades foram 30 (trinta) alunos do 1º ano do 2º Ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Deputado Milton Salles de Belo Horizonte, com dificuldades relacionadas com o campo do Tratamento da Informação e da Resolução de Problemas. Nas intervenções propostas pelo meu Plano de Ação foram utilizadas atividades em que se explora a leitura, oralidade e a interpretação de situações cotidianas, compreensão de situações novas e, consequentemente, a busca de iniciativas para a resolução de problemas. As atividades desenvolvidas em sala de aula foram incentivadoras para os alunos, colaborando para promover o desenvolvimento do conhecimento e também diminuir a defasagem em termos de conhecimentos matemáticos. Sentiram-se motivados para lerem, conversarem sobre as questões, interpretarem as situações-problema e buscar os possíveis caminhos para a sua resolução. Durante os encontros e reuniões promovidos pela escola (Conselhos de Classe), o Projeto de Intervenção mostrou-se satisfatório, uma vez que a maioria dos alunos avançou em termos do processo cognitivo e os comentários dos professores demonstraram a melhoria dos conceitos, que passaram de D para C. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T14:15:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T14:15:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMFHZ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMFHZ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QMFHZ/1/trabalho_final_da_adelma___formatado_por_thalita___12.07.12_com__altera__es.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QMFHZ/2/trabalho_final_da_adelma___formatado_por_thalita___12.07.12_com__altera__es.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d0c19b3654c386d0dbcf6c32e27b6cde e7f317f523f71f469cc12cf16988c05c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589412480614400 |