Tratamento da informação e resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adelma Maria de Lourdes Duarte
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMFHZ
Resumo: Este trabalho consistiu na realização de atividades que envolvem leitura e interpretação de situações problema, utilizando a construção e análise de gráficos e tabelas, conforme orientação dos currículos escolares do Ensino Fundamental. O público alvo atingido por estas atividades foram 30 (trinta) alunos do 1º ano do 2º Ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Deputado Milton Salles de Belo Horizonte, com dificuldades relacionadas com o campo do Tratamento da Informação e da Resolução de Problemas. Nas intervenções propostas pelo meu Plano de Ação foram utilizadas atividades em que se explora a leitura, oralidade e a interpretação de situações cotidianas, compreensão de situações novas e, consequentemente, a busca de iniciativas para a resolução de problemas. As atividades desenvolvidas em sala de aula foram incentivadoras para os alunos, colaborando para promover o desenvolvimento do conhecimento e também diminuir a defasagem em termos de conhecimentos matemáticos. Sentiram-se motivados para lerem, conversarem sobre as questões, interpretarem as situações-problema e buscar os possíveis caminhos para a sua resolução. Durante os encontros e reuniões promovidos pela escola (Conselhos de Classe), o Projeto de Intervenção mostrou-se satisfatório, uma vez que a maioria dos alunos avançou em termos do processo cognitivo e os comentários dos professores demonstraram a melhoria dos conceitos, que passaram de D para C.
id UFMG_f3b11e326d97075bc29670eeac768f1c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QMFHZ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Manuela Martins Soares DavidAdelma Maria de Lourdes Duarte2019-08-14T14:15:40Z2019-08-14T14:15:40Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMFHZEste trabalho consistiu na realização de atividades que envolvem leitura e interpretação de situações problema, utilizando a construção e análise de gráficos e tabelas, conforme orientação dos currículos escolares do Ensino Fundamental. O público alvo atingido por estas atividades foram 30 (trinta) alunos do 1º ano do 2º Ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Deputado Milton Salles de Belo Horizonte, com dificuldades relacionadas com o campo do Tratamento da Informação e da Resolução de Problemas. Nas intervenções propostas pelo meu Plano de Ação foram utilizadas atividades em que se explora a leitura, oralidade e a interpretação de situações cotidianas, compreensão de situações novas e, consequentemente, a busca de iniciativas para a resolução de problemas. As atividades desenvolvidas em sala de aula foram incentivadoras para os alunos, colaborando para promover o desenvolvimento do conhecimento e também diminuir a defasagem em termos de conhecimentos matemáticos. Sentiram-se motivados para lerem, conversarem sobre as questões, interpretarem as situações-problema e buscar os possíveis caminhos para a sua resolução. Durante os encontros e reuniões promovidos pela escola (Conselhos de Classe), o Projeto de Intervenção mostrou-se satisfatório, uma vez que a maioria dos alunos avançou em termos do processo cognitivo e os comentários dos professores demonstraram a melhoria dos conceitos, que passaram de D para C.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica  Estudo e ensinoMatemática  Métodos estatísticosMatemáticaEducação MatemáticaEducaçãoResolução de ProblemasEnsino FundamentalTratamento da InformaçãoTratamento da informação e resolução de problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho_final_da_adelma___formatado_por_thalita___12.07.12_com__altera__es.pdfapplication/pdf3205086https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QMFHZ/1/trabalho_final_da_adelma___formatado_por_thalita___12.07.12_com__altera__es.pdfd0c19b3654c386d0dbcf6c32e27b6cdeMD51TEXTtrabalho_final_da_adelma___formatado_por_thalita___12.07.12_com__altera__es.pdf.txttrabalho_final_da_adelma___formatado_por_thalita___12.07.12_com__altera__es.pdf.txtExtracted texttext/plain42304https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QMFHZ/2/trabalho_final_da_adelma___formatado_por_thalita___12.07.12_com__altera__es.pdf.txte7f317f523f71f469cc12cf16988c05cMD521843/VRNS-9QMFHZ2019-11-14 14:48:38.609oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QMFHZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:48:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tratamento da informação e resolução de problemas
title Tratamento da informação e resolução de problemas
spellingShingle Tratamento da informação e resolução de problemas
Adelma Maria de Lourdes Duarte
Matemática
Educação Matemática
Educação
Resolução de Problemas
Ensino Fundamental
Tratamento da Informação
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Matemática  Métodos estatísticos
title_short Tratamento da informação e resolução de problemas
title_full Tratamento da informação e resolução de problemas
title_fullStr Tratamento da informação e resolução de problemas
title_full_unstemmed Tratamento da informação e resolução de problemas
title_sort Tratamento da informação e resolução de problemas
author Adelma Maria de Lourdes Duarte
author_facet Adelma Maria de Lourdes Duarte
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Manuela Martins Soares David
dc.contributor.author.fl_str_mv Adelma Maria de Lourdes Duarte
contributor_str_mv Maria Manuela Martins Soares David
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Educação Matemática
Educação
Resolução de Problemas
Ensino Fundamental
Tratamento da Informação
topic Matemática
Educação Matemática
Educação
Resolução de Problemas
Ensino Fundamental
Tratamento da Informação
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Matemática  Métodos estatísticos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Matematica  Estudo e ensino
Matemática  Métodos estatísticos
description Este trabalho consistiu na realização de atividades que envolvem leitura e interpretação de situações problema, utilizando a construção e análise de gráficos e tabelas, conforme orientação dos currículos escolares do Ensino Fundamental. O público alvo atingido por estas atividades foram 30 (trinta) alunos do 1º ano do 2º Ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Deputado Milton Salles de Belo Horizonte, com dificuldades relacionadas com o campo do Tratamento da Informação e da Resolução de Problemas. Nas intervenções propostas pelo meu Plano de Ação foram utilizadas atividades em que se explora a leitura, oralidade e a interpretação de situações cotidianas, compreensão de situações novas e, consequentemente, a busca de iniciativas para a resolução de problemas. As atividades desenvolvidas em sala de aula foram incentivadoras para os alunos, colaborando para promover o desenvolvimento do conhecimento e também diminuir a defasagem em termos de conhecimentos matemáticos. Sentiram-se motivados para lerem, conversarem sobre as questões, interpretarem as situações-problema e buscar os possíveis caminhos para a sua resolução. Durante os encontros e reuniões promovidos pela escola (Conselhos de Classe), o Projeto de Intervenção mostrou-se satisfatório, uma vez que a maioria dos alunos avançou em termos do processo cognitivo e os comentários dos professores demonstraram a melhoria dos conceitos, que passaram de D para C.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T14:15:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T14:15:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMFHZ
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMFHZ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QMFHZ/1/trabalho_final_da_adelma___formatado_por_thalita___12.07.12_com__altera__es.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QMFHZ/2/trabalho_final_da_adelma___formatado_por_thalita___12.07.12_com__altera__es.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d0c19b3654c386d0dbcf6c32e27b6cde
e7f317f523f71f469cc12cf16988c05c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589412480614400