Instalações de artes ao ar livre e suas conexões com o entorno: reflexões acerca da preservação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camilla Ayla Oliveira dos Anjos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBLPV9
Resumo: Analisa-se questões referentes à preservação de instalações site-specific alocadas ao ar livre no Circuito de Arte Contemporânea do Museu do Açude, no interior da Floresta da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. O circuito é formado por dez instalações ao ar livre compostas dos mais diversos materiais e propostas artísticas.A principal estratégia para preservação de bens culturais, de qualquer origem temporal, é o controle de aspectos ambientais que influem negativamente em seu estado de conservação. Controle esse que não existe nos espaços ao ar livre, tornando processos de deterioração constantes e inerentes. Depara-se com os problemas específicos das instalações de arte contemporânea, cujos materiais ainda não receberam a mesma atenção dada a materialidade clássica e cujas propostas são múltiplas. A partir dessa realidade, afastada dos modelos de preservação aplicados às artes clássicas, surgem considerações a respeito do que deve ser preservado e o que deve perecer nas instalações de arte contemporâneas. O espaço no qual as instalações estão alocadas, um museu dentro de uma área florestal tombada, determina a preservação das instalações em harmonia com a preservação dos seus entornos.Utilizando estudos de caso para ilustrar a aplicação do método de análise, vale-se da ferramenta de gestão de riscos, considerando os fatores que afetam a conservação e perpetuação das obras selecionadas. Além do aspecto material, são levadas em consideração questões estéticas, históricas e a proposta artística, apresentando-se possibilidades de abordagem dos casos em estudo em parâmetros internacionalmente discutidos. Apresenta-se metodologias de diagnóstico de conservação e um levantamento geral dos riscos aos quais as instalações estão expostas, traçando estratégias aplicáveis à perpetuação do acervo.
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Depara-se com os problemas específicos das instalações de arte contemporânea, cujos materiais ainda não receberam a mesma atenção dada a materialidade clássica e cujas propostas são múltiplas. A partir dessa realidade, afastada dos modelos de preservação aplicados às artes clássicas, surgem considerações a respeito do que deve ser preservado e o que deve perecer nas instalações de arte contemporâneas. O espaço no qual as instalações estão alocadas, um museu dentro de uma área florestal tombada, determina a preservação das instalações em harmonia com a preservação dos seus entornos.Utilizando estudos de caso para ilustrar a aplicação do método de análise, vale-se da ferramenta de gestão de riscos, considerando os fatores que afetam a conservação e perpetuação das obras selecionadas. Além do aspecto material, são levadas em consideração questões estéticas, históricas e a proposta artística, apresentando-se possibilidades de abordagem dos casos em estudo em parâmetros internacionalmente discutidos. Apresenta-se metodologias de diagnóstico de conservação e um levantamento geral dos riscos aos quais as instalações estão expostas, traçando estratégias aplicáveis à perpetuação do acervo.The study analyzes issues related to the preservation of outdoors site-specific installations located at the city of Rio de Janeiro, in the Contemporary Art Route in Açudes Museum, inside the Tijucas Florest. They are ten installations with a diversity of materials and artistic proposes.The main strategy in the preservation of any kind of cultural heritage, from any time in history, is the control of ambient aspects that influences negatively the conservation status of the works. Such control is not possible in outdoor spaces, thus making the process of deterioration constant and inherent. The specific problems concerning contemporary art installations , in which materials do not yet received the same attention and study as the classical materials and in which the artistic proposal are multiple, are dealt with. Facing these issues, that are far away from the models of preservation applied to the classical arts, considerations about what should be preserved and what should decay without interference in the contemporary art installations emerges. In addition, the space in which the installations are located a museum inside a preserved forestall area is responsible to determine the preservation of the works of art in harmony with the preservation of where they are located.The present research utilizes case studies to illustrate the application of the method of analysis: with the risk management tool, the factors that affect the select installations conservation and perpetuation are considered. Beyond the material aspect, the as aesthetic of the installations, their history and their artistic proposal are also studied, showing possibilities of approaches to treatment of the cases studies utilizing international parameters. This work presents methodologies of conservation diagnosis along with a general consideration of the risks that the installations are exposed to, and after that, traces strategies linked to the perpetuation of the whole collection.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte moderna Séc XX-XXI Conservação e restauraçãoSite-specific artPatrimonio Cultural PreservaçãoProteção ambientalInstalações (Arte)Museu do Açude (Rio de Janeiro)Arte ContemporâneaObras ao ar livreInstalações de site-specificconservação-Restauraçãopreservaçãogestão de riscoInstalações de artes ao ar livre e suas conexões com o entorno: reflexões acerca da preservaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcamillaaylainstala__es_de_arte_ao_ar_livre_e_suas_conex_es_com_o_entorno____reflex_es_acerca_da_preserva__o_c.pdfapplication/pdf28727035https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBLPV9/1/camillaaylainstala__es_de_arte_ao_ar_livre_e_suas_conex_es_com_o_entorno____reflex_es_acerca_da_preserva__o_c.pdfd2923027a61272c28617c0193f8fe876MD51TEXTcamillaaylainstala__es_de_arte_ao_ar_livre_e_suas_conex_es_com_o_entorno____reflex_es_acerca_da_preserva__o_c.pdf.txtcamillaaylainstala__es_de_arte_ao_ar_livre_e_suas_conex_es_com_o_entorno____reflex_es_acerca_da_preserva__o_c.pdf.txtExtracted texttext/plain655672https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBLPV9/2/camillaaylainstala__es_de_arte_ao_ar_livre_e_suas_conex_es_com_o_entorno____reflex_es_acerca_da_preserva__o_c.pdf.txt502649d0e5c3b7bad0fbaa1bf2e79fc9MD521843/EBAP-BBLPV92019-11-14 12:59:04.272oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-BBLPV9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:59:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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