Análise da baixa aderência ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica na atenção primária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9D2G6Y |
Resumo: | A relevância da hipertensão arterial sistêmica (HAS) como importante fator de risco cardiovascular é inquestionável. O estudo teve como objetivo realizar uma revisão narrativa acerca do tema hipertensão arterial com foco na aderência ao tratamento na atenção primária à saúde, tendo como contexto a unidade básica de saúde (UBS) do Programa de Saúde da Família Canoeiro- Araçuaí/MG. Os resultados mostraram que há particularidades em relação à adesão ao tratamento farmacológico e ao tratamento não farmacológico, e que a educação em saúde é necessária enquanto forma de intervenção visando aumentar a adesão ao tratamento na hipertensão arterial. Demonstrou-se que não há um monitoramento eficaz acerca da adesão ao tratamento e que a ação educativa configura-se como forma de impulsionar o paciente para a ação de controle de sua doença e, sobretudo de assumir o papel de protagonista neste processo de sua vida.A pesquisa desenvolvida possibilitou identificar que a educação em saúde é importante para o planejamento de ações visando aumentar a adesão ao tratamento entre pacientes hipertensos na rede de atenção básica à saúde. |
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Alexandre Sampaio MouraDjenanda Freire Sá2019-08-09T20:50:35Z2019-08-09T20:50:35Z2011-02-05http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9D2G6YA relevância da hipertensão arterial sistêmica (HAS) como importante fator de risco cardiovascular é inquestionável. O estudo teve como objetivo realizar uma revisão narrativa acerca do tema hipertensão arterial com foco na aderência ao tratamento na atenção primária à saúde, tendo como contexto a unidade básica de saúde (UBS) do Programa de Saúde da Família Canoeiro- Araçuaí/MG. Os resultados mostraram que há particularidades em relação à adesão ao tratamento farmacológico e ao tratamento não farmacológico, e que a educação em saúde é necessária enquanto forma de intervenção visando aumentar a adesão ao tratamento na hipertensão arterial. Demonstrou-se que não há um monitoramento eficaz acerca da adesão ao tratamento e que a ação educativa configura-se como forma de impulsionar o paciente para a ação de controle de sua doença e, sobretudo de assumir o papel de protagonista neste processo de sua vida.A pesquisa desenvolvida possibilitou identificar que a educação em saúde é importante para o planejamento de ações visando aumentar a adesão ao tratamento entre pacientes hipertensos na rede de atenção básica à saúde.The relevance of hypertension (HBP) as an important cardiovascular risk factor is unquestionable. The objective of the study was realize a narrative review on the subject with hypertension, focused on the adherence to treatment in primary care, taking the context as a basic health unit (BHU) in the Family Health Program Canoeiro Araçuaí-MG. The results has shown that there are particularities between the adherence to pharmacological treatment and non-pharmacological treatment and that health education is needed as a form of intervention to increase adherence to treatment in hypertension. It was demonstrated that there is not an effective control on treatment adherence and that education on health care appears as a way to boost the patient to share control of their disease, and especially to take the leading role in this process their life. The research developed has allowed identify that health education is important for the planning of actions looking for increase the adherence to treatment between hypertensive patients in the network of basic health care.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstratégia Saúde da FamilíaAdesãoAtenção primáriaSaúde da famíliaHipertensão arterialAnálise da baixa aderência ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica na atenção primáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_djenanda_freire_s_.pdfapplication/pdf125086https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9D2G6Y/1/monografia_djenanda_freire_s_.pdf6111831b2900e768456830445b86ab18MD51TEXTmonografia_djenanda_freire_s_.pdf.txtmonografia_djenanda_freire_s_.pdf.txtExtracted texttext/plain43393https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9D2G6Y/2/monografia_djenanda_freire_s_.pdf.txtd7664161f924dcc6a91df9052d1905eeMD521843/BUOS-9D2G6Y2019-11-14 04:57:48.431oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9D2G6YRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:57:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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