A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eliane Aparecida de Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3G2P
Resumo: Para que os alunos tenham hábitos alimentares saudáveis é fundamental que eles estejam bem informados e tenham conhecimentos suficientes para aprender, selecionar e consumir alimentos de forma adequada. Este relato de experiência tem por objetivo avaliar a implantação de horta escolar orgânica, contribuindo para a melhoria dos hábitos alimentares dos alunos, pais e comunidade local. Visando a importância da Educação Ambiental como ponto de apoio para todas as ações em torno da Escola. A pesquisa qualitativa foi utilizada como instrumento de coleta de dados, assim como questionários estruturados, observações e relatos dos pais, das pessoas da comunidade e dos alunos sobre o desenvolvimento do projeto. O desenvolvimento da pesquisa realizou-se em uma instituição escolar por entender-se que a escola pode ser formadora e transformadora de conhecimentos sobre a educação alimentar saudável. A análise de dados demonstrou que os hábitos alimentares inadequados estão associados à falta de informações sobre os nutrientes, a forma inadequada de prepará-los e a ingestão de produtos industrializados.
id UFMG_f49e1b894e8772355a59fe71f854d4b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9H3G2P
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rita de Cássia Costa TeixeiraEliane Aparecida de Souza2019-08-11T08:21:15Z2019-08-11T08:21:15Z2012-12-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3G2PPara que os alunos tenham hábitos alimentares saudáveis é fundamental que eles estejam bem informados e tenham conhecimentos suficientes para aprender, selecionar e consumir alimentos de forma adequada. Este relato de experiência tem por objetivo avaliar a implantação de horta escolar orgânica, contribuindo para a melhoria dos hábitos alimentares dos alunos, pais e comunidade local. Visando a importância da Educação Ambiental como ponto de apoio para todas as ações em torno da Escola. A pesquisa qualitativa foi utilizada como instrumento de coleta de dados, assim como questionários estruturados, observações e relatos dos pais, das pessoas da comunidade e dos alunos sobre o desenvolvimento do projeto. O desenvolvimento da pesquisa realizou-se em uma instituição escolar por entender-se que a escola pode ser formadora e transformadora de conhecimentos sobre a educação alimentar saudável. A análise de dados demonstrou que os hábitos alimentares inadequados estão associados à falta de informações sobre os nutrientes, a forma inadequada de prepará-los e a ingestão de produtos industrializados.For students to have healthy eating habits is essential that they are well informed and have sufficient knowledge to learn, select and consume food properly. This experience report is to evaluate the implementation of organic school garden, helping to improve the eating habits of students, parents and the local community. Aiming the importance of environmental education as the fulcrum for all actions around the school. We use qualitative research as a tool for data collection, as well as structured questionnaires, observations and reports from parents, community people and students about the development of the project. The development of the research took place in a school by understanding that the school can be formative and transformative of knowledge about healthy food education. Data analysis showed that poor eating habits are associated with the lack of information on nutrients, inadequately prepare them and intake of processed products.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação ambientalCiência Estudo e ensinoHortaliças CultivoNutrição EducaçãoHorta orgânicaEducação nutricionalEducação ambientalA horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_eliane_aparecida_de_souza.pdfapplication/pdf9405347https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H3G2P/1/monografia_eliane_aparecida_de_souza.pdf29e08163f1a9cc87c1022365192bc7acMD51TEXTmonografia_eliane_aparecida_de_souza.pdf.txtmonografia_eliane_aparecida_de_souza.pdf.txtExtracted texttext/plain63673https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H3G2P/2/monografia_eliane_aparecida_de_souza.pdf.txtee73d70f0fd18a47171cc5a0bbb3f493MD521843/BUBD-9H3G2P2019-11-14 09:39:38.426oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9H3G2PRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:39:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso
title A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso
spellingShingle A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso
Eliane Aparecida de Souza
Horta orgânica
Educação nutricional
Educação ambiental
Educação ambiental
Ciência Estudo e ensino
Hortaliças Cultivo
Nutrição Educação
title_short A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso
title_full A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso
title_fullStr A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso
title_full_unstemmed A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso
title_sort A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso
author Eliane Aparecida de Souza
author_facet Eliane Aparecida de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rita de Cássia Costa Teixeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Eliane Aparecida de Souza
contributor_str_mv Rita de Cássia Costa Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Horta orgânica
Educação nutricional
Educação ambiental
topic Horta orgânica
Educação nutricional
Educação ambiental
Educação ambiental
Ciência Estudo e ensino
Hortaliças Cultivo
Nutrição Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental
Ciência Estudo e ensino
Hortaliças Cultivo
Nutrição Educação
description Para que os alunos tenham hábitos alimentares saudáveis é fundamental que eles estejam bem informados e tenham conhecimentos suficientes para aprender, selecionar e consumir alimentos de forma adequada. Este relato de experiência tem por objetivo avaliar a implantação de horta escolar orgânica, contribuindo para a melhoria dos hábitos alimentares dos alunos, pais e comunidade local. Visando a importância da Educação Ambiental como ponto de apoio para todas as ações em torno da Escola. A pesquisa qualitativa foi utilizada como instrumento de coleta de dados, assim como questionários estruturados, observações e relatos dos pais, das pessoas da comunidade e dos alunos sobre o desenvolvimento do projeto. O desenvolvimento da pesquisa realizou-se em uma instituição escolar por entender-se que a escola pode ser formadora e transformadora de conhecimentos sobre a educação alimentar saudável. A análise de dados demonstrou que os hábitos alimentares inadequados estão associados à falta de informações sobre os nutrientes, a forma inadequada de prepará-los e a ingestão de produtos industrializados.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T08:21:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T08:21:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3G2P
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3G2P
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H3G2P/1/monografia_eliane_aparecida_de_souza.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H3G2P/2/monografia_eliane_aparecida_de_souza.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 29e08163f1a9cc87c1022365192bc7ac
ee73d70f0fd18a47171cc5a0bbb3f493
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589197971324928