A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3G2P |
Resumo: | Para que os alunos tenham hábitos alimentares saudáveis é fundamental que eles estejam bem informados e tenham conhecimentos suficientes para aprender, selecionar e consumir alimentos de forma adequada. Este relato de experiência tem por objetivo avaliar a implantação de horta escolar orgânica, contribuindo para a melhoria dos hábitos alimentares dos alunos, pais e comunidade local. Visando a importância da Educação Ambiental como ponto de apoio para todas as ações em torno da Escola. A pesquisa qualitativa foi utilizada como instrumento de coleta de dados, assim como questionários estruturados, observações e relatos dos pais, das pessoas da comunidade e dos alunos sobre o desenvolvimento do projeto. O desenvolvimento da pesquisa realizou-se em uma instituição escolar por entender-se que a escola pode ser formadora e transformadora de conhecimentos sobre a educação alimentar saudável. A análise de dados demonstrou que os hábitos alimentares inadequados estão associados à falta de informações sobre os nutrientes, a forma inadequada de prepará-los e a ingestão de produtos industrializados. |
id |
UFMG_f49e1b894e8772355a59fe71f854d4b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9H3G2P |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rita de Cássia Costa TeixeiraEliane Aparecida de Souza2019-08-11T08:21:15Z2019-08-11T08:21:15Z2012-12-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3G2PPara que os alunos tenham hábitos alimentares saudáveis é fundamental que eles estejam bem informados e tenham conhecimentos suficientes para aprender, selecionar e consumir alimentos de forma adequada. Este relato de experiência tem por objetivo avaliar a implantação de horta escolar orgânica, contribuindo para a melhoria dos hábitos alimentares dos alunos, pais e comunidade local. Visando a importância da Educação Ambiental como ponto de apoio para todas as ações em torno da Escola. A pesquisa qualitativa foi utilizada como instrumento de coleta de dados, assim como questionários estruturados, observações e relatos dos pais, das pessoas da comunidade e dos alunos sobre o desenvolvimento do projeto. O desenvolvimento da pesquisa realizou-se em uma instituição escolar por entender-se que a escola pode ser formadora e transformadora de conhecimentos sobre a educação alimentar saudável. A análise de dados demonstrou que os hábitos alimentares inadequados estão associados à falta de informações sobre os nutrientes, a forma inadequada de prepará-los e a ingestão de produtos industrializados.For students to have healthy eating habits is essential that they are well informed and have sufficient knowledge to learn, select and consume food properly. This experience report is to evaluate the implementation of organic school garden, helping to improve the eating habits of students, parents and the local community. Aiming the importance of environmental education as the fulcrum for all actions around the school. We use qualitative research as a tool for data collection, as well as structured questionnaires, observations and reports from parents, community people and students about the development of the project. The development of the research took place in a school by understanding that the school can be formative and transformative of knowledge about healthy food education. Data analysis showed that poor eating habits are associated with the lack of information on nutrients, inadequately prepare them and intake of processed products.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação ambientalCiência Estudo e ensinoHortaliças CultivoNutrição EducaçãoHorta orgânicaEducação nutricionalEducação ambientalA horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_eliane_aparecida_de_souza.pdfapplication/pdf9405347https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H3G2P/1/monografia_eliane_aparecida_de_souza.pdf29e08163f1a9cc87c1022365192bc7acMD51TEXTmonografia_eliane_aparecida_de_souza.pdf.txtmonografia_eliane_aparecida_de_souza.pdf.txtExtracted texttext/plain63673https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H3G2P/2/monografia_eliane_aparecida_de_souza.pdf.txtee73d70f0fd18a47171cc5a0bbb3f493MD521843/BUBD-9H3G2P2019-11-14 09:39:38.426oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9H3G2PRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:39:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso |
title |
A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso |
spellingShingle |
A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso Eliane Aparecida de Souza Horta orgânica Educação nutricional Educação ambiental Educação ambiental Ciência Estudo e ensino Hortaliças Cultivo Nutrição Educação |
title_short |
A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso |
title_full |
A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso |
title_fullStr |
A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso |
title_sort |
A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso |
author |
Eliane Aparecida de Souza |
author_facet |
Eliane Aparecida de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rita de Cássia Costa Teixeira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eliane Aparecida de Souza |
contributor_str_mv |
Rita de Cássia Costa Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Horta orgânica Educação nutricional Educação ambiental |
topic |
Horta orgânica Educação nutricional Educação ambiental Educação ambiental Ciência Estudo e ensino Hortaliças Cultivo Nutrição Educação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação ambiental Ciência Estudo e ensino Hortaliças Cultivo Nutrição Educação |
description |
Para que os alunos tenham hábitos alimentares saudáveis é fundamental que eles estejam bem informados e tenham conhecimentos suficientes para aprender, selecionar e consumir alimentos de forma adequada. Este relato de experiência tem por objetivo avaliar a implantação de horta escolar orgânica, contribuindo para a melhoria dos hábitos alimentares dos alunos, pais e comunidade local. Visando a importância da Educação Ambiental como ponto de apoio para todas as ações em torno da Escola. A pesquisa qualitativa foi utilizada como instrumento de coleta de dados, assim como questionários estruturados, observações e relatos dos pais, das pessoas da comunidade e dos alunos sobre o desenvolvimento do projeto. O desenvolvimento da pesquisa realizou-se em uma instituição escolar por entender-se que a escola pode ser formadora e transformadora de conhecimentos sobre a educação alimentar saudável. A análise de dados demonstrou que os hábitos alimentares inadequados estão associados à falta de informações sobre os nutrientes, a forma inadequada de prepará-los e a ingestão de produtos industrializados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T08:21:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T08:21:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3G2P |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3G2P |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H3G2P/1/monografia_eliane_aparecida_de_souza.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H3G2P/2/monografia_eliane_aparecida_de_souza.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
29e08163f1a9cc87c1022365192bc7ac ee73d70f0fd18a47171cc5a0bbb3f493 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589197971324928 |