A mise-en-scène epidítica na mídia de negócios: aspectos epidítico-argumentativos nos discursos organizacionais do Guia de Sustentabilidade da Revista Exame

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristia Rodrigues Miranda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AQKGYK
Resumo: A proposta mais ampla desta tese é analisar em que medida a mídia de negócios, especificamente a Revista Exame, estrutura a produção do Guia da Sustentabilidade Corporativa, a partir de uma mise-en-scène retórico-epidítica, promovendo e amplificando as representações organizacionais em torno da temática da sustentabilidade. Nosso corpus de análise é composto por 14 reportagens que compõem esse guia, publicado no ano de 2013. Desse material, nosso recorte privilegia a construção temática em torno do objeto discursivo Responsabilidade e Sustentabilidade Empresarial. A partir de uma perspectiva interdisciplinar que agrupa as Teorias Institucionais, a Nova Retórica, a Argumentação e a Semiolinguística, realizamos uma análise discursivo-argumentativa do discurso propagado pela mídia de negócios sobre as empresas modelo. Nossa hipótese é de que há uma cena retórico-epidítica que sustenta o elogio, e funciona como estratégia para a construção e propagação de uma boa imagem dessas empresas. Para desenvolver uma análise que considera aspectos da argumentação e do discurso, partimos de discussões teóricas que consideram a aproximação entre esses dois domínios, a partir de três eixos: interacional, representacional, modal/discursivo. Através das análises e reflexões teóricas realizadas, constatamos que a mídia de negócios da Revista Exame constrói o elogio das empresas através da amplificação (propaganda), e dos exemplos ( educação) relacionados à temática da sustentabilidade, como o título da publicação da revista sugere. As análises nos levaram a considerar que o elogio que constrói a imagem das organizações está ancorado em uma retórica que equilibra valores caros ao universo organizacional e ao seu ambiente técnico, tais como: gestão responsável, lucratividade e imagem competitiva. Por outro lado, e ao mesmo tempo, essas práticas respondem às expectativas externas do meio empresarial, como a empregabilidade, a sustentabilidade e a gestão da água, valores que são frutos das demandas sociais e da preocupação com o politicamente sustentável e correto (doxa), assim da necessidade de se enfatizar os valores que advêm das demandas da competição, do mercado e do acirramento e do lucro. Os resultados das análises nos motraram que a imagem elogiosa das organizações se constroem a partir da orientação argumentativa na cena enunciativa, observada pela implicação, ou não, do locutor nessa construção. Essa orientação argumentativa foi analisada a partir das análises das asserções, que se constroem a partir de designações e predicações, os quais foram tratados como pseudoargumentos que contribuem para a construção mise-en-scène epidídica; e a partir dos discursos relatados, que também constribuem para a construção do elogio, proporcionam a construção de uma uma argumentação ad hominem e/ou ad verecundiam. Essa imagem elogiosa aciona as representações sociais, de modo a tornar os objetos discursivos (as empresas) um exemplo e um modelo para o mundo dos negócios, através de um elogio que reforça a comunhão em torno dos valores organizacionais que são também valores sociais.
id UFMG_f4e570d47dc948821b163076f5f17f55
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AQKGYK
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Wander Emediato de SouzaIda Lucia MachadoGlaucia Muniz Proenca LaraAndre William Alves de AssisGiani David SilvaCristia Rodrigues Miranda2019-08-14T12:58:48Z2019-08-14T12:58:48Z2017-05-30http://hdl.handle.net/1843/LETR-AQKGYKA proposta mais ampla desta tese é analisar em que medida a mídia de negócios, especificamente a Revista Exame, estrutura a produção do Guia da Sustentabilidade Corporativa, a partir de uma mise-en-scène retórico-epidítica, promovendo e amplificando as representações organizacionais em torno da temática da sustentabilidade. Nosso corpus de análise é composto por 14 reportagens que compõem esse guia, publicado no ano de 2013. Desse material, nosso recorte privilegia a construção temática em torno do objeto discursivo Responsabilidade e Sustentabilidade Empresarial. A partir de uma perspectiva interdisciplinar que agrupa as Teorias Institucionais, a Nova Retórica, a Argumentação e a Semiolinguística, realizamos uma análise discursivo-argumentativa do discurso propagado pela mídia de negócios sobre as empresas modelo. Nossa hipótese é de que há uma cena retórico-epidítica que sustenta o elogio, e funciona como estratégia para a construção e propagação de uma boa imagem dessas empresas. Para desenvolver uma análise que considera aspectos da argumentação e do discurso, partimos de discussões teóricas que consideram a aproximação entre esses dois domínios, a partir de três eixos: interacional, representacional, modal/discursivo. Através das análises e reflexões teóricas realizadas, constatamos que a mídia de negócios da Revista Exame constrói o elogio das empresas através da amplificação (propaganda), e dos exemplos ( educação) relacionados à temática da sustentabilidade, como o título da publicação da revista sugere. As análises nos levaram a considerar que o elogio que constrói a imagem das organizações está ancorado em uma retórica que equilibra valores caros ao universo organizacional e ao seu ambiente técnico, tais como: gestão responsável, lucratividade e imagem competitiva. Por outro lado, e ao mesmo tempo, essas práticas respondem às expectativas externas do meio empresarial, como a empregabilidade, a sustentabilidade e a gestão da água, valores que são frutos das demandas sociais e da preocupação com o politicamente sustentável e correto (doxa), assim da necessidade de se enfatizar os valores que advêm das demandas da competição, do mercado e do acirramento e do lucro. Os resultados das análises nos motraram que a imagem elogiosa das organizações se constroem a partir da orientação argumentativa na cena enunciativa, observada pela implicação, ou não, do locutor nessa construção. Essa orientação argumentativa foi analisada a partir das análises das asserções, que se constroem a partir de designações e predicações, os quais foram tratados como pseudoargumentos que contribuem para a construção mise-en-scène epidídica; e a partir dos discursos relatados, que também constribuem para a construção do elogio, proporcionam a construção de uma uma argumentação ad hominem e/ou ad verecundiam. Essa imagem elogiosa aciona as representações sociais, de modo a tornar os objetos discursivos (as empresas) um exemplo e um modelo para o mundo dos negócios, através de um elogio que reforça a comunhão em torno dos valores organizacionais que são também valores sociais.This study aims to analyze to what extent business media, more specifically Revista Exame (Exame Magazine), structures the production of the Guide to Corporate Sustainability through an epideictic-rhetoric mise-en-scène, promoting and improving organizational representations around the sustainability topic. Our corpus is composed of 14 articles present in this Guide, published in 2013. We focus on the thematic construction that surrounds the discursive object Corporate Responsibility and Sustainability. From an interdisciplinary perspective that groups Institutional Theories, New Rhetoric, Argumentation, and Semiotics, we performed a discursive-argumentative analysis of the discourse spread by the business media about model companies. Our hypothesis is that these publications show a rhetoric epideictic scene which sustains compliments and works as a strategy to construct and propagate a good image of these companies. In order to develop an analysis that contemplates aspects of both argumentation and discourse, we used theoretical discussions that take into account an approximation of these two areas, considering three axes: interactional, representational, modal/discursive. In our analyses and theoretical reflections, we noted that Revista Exame business media constructs compliments to companies by propagating sustainability-related instances, as suggested by the magazine title, based on a rhetoric that balances values precious to the organizational universe and related to its practices such as: responsible management, profitability, and competitive image. These practices respond to external expectations of the business milieu, such as employability, sustainability, and water management. These result from social demands and preoccupation with politically sustainable and correct issues (doxa), as well as from the need to emphasize values originated from competition demands, market tightness, and profit. Our results show that companies complimentary image are constructed through an argumentative orientation in the enunciative scene, observed through the implication of the enunciator, or lack thereof, in this construction. This argumentative orientation was observed based not only on the analyses of statements, constructed through designations and predications, pseudo-arguments which contribute to the construction of an epideictic mise-en-scène, but also on reported discourses, which contribute to the construction of compliments through an ad hominem and/or ad verecundiam argumentation. Such complimentary image triggers social representations, so that the discursive objects (i.e., the companies) become a role model for the business world, through a compliment reinforcing that organizational values are in accordance with social values.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGExame (Revista)Análise do discursoDiscurso midiáticoRetóricaResponsabilidade social da empresaepidíticomídia de negóciosretóricaresponsabilidade social empresarialvaloressustentabilidadeelogioA mise-en-scène epidítica na mídia de negócios: aspectos epidítico-argumentativos nos discursos organizacionais do Guia de Sustentabilidade da Revista Exameinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_cristia__final___3_.pdfapplication/pdf3391734https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AQKGYK/1/tese_cristia__final___3_.pdf47ea213158e3060a01dbde8900e0cc39MD51TEXTtese_cristia__final___3_.pdf.txttese_cristia__final___3_.pdf.txtExtracted texttext/plain600258https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AQKGYK/2/tese_cristia__final___3_.pdf.txt51cdce5c96cb7a0d3743e9493f435039MD521843/LETR-AQKGYK2019-11-14 13:58:20.606oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AQKGYKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:58:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A mise-en-scène epidítica na mídia de negócios: aspectos epidítico-argumentativos nos discursos organizacionais do Guia de Sustentabilidade da Revista Exame
title A mise-en-scène epidítica na mídia de negócios: aspectos epidítico-argumentativos nos discursos organizacionais do Guia de Sustentabilidade da Revista Exame
spellingShingle A mise-en-scène epidítica na mídia de negócios: aspectos epidítico-argumentativos nos discursos organizacionais do Guia de Sustentabilidade da Revista Exame
Cristia Rodrigues Miranda
epidítico
mídia de negócios
retórica
responsabilidade social empresarial
valores
sustentabilidade
elogio
Exame (Revista)
Análise do discurso
Discurso midiático
Retórica
Responsabilidade social da empresa
title_short A mise-en-scène epidítica na mídia de negócios: aspectos epidítico-argumentativos nos discursos organizacionais do Guia de Sustentabilidade da Revista Exame
title_full A mise-en-scène epidítica na mídia de negócios: aspectos epidítico-argumentativos nos discursos organizacionais do Guia de Sustentabilidade da Revista Exame
title_fullStr A mise-en-scène epidítica na mídia de negócios: aspectos epidítico-argumentativos nos discursos organizacionais do Guia de Sustentabilidade da Revista Exame
title_full_unstemmed A mise-en-scène epidítica na mídia de negócios: aspectos epidítico-argumentativos nos discursos organizacionais do Guia de Sustentabilidade da Revista Exame
title_sort A mise-en-scène epidítica na mídia de negócios: aspectos epidítico-argumentativos nos discursos organizacionais do Guia de Sustentabilidade da Revista Exame
author Cristia Rodrigues Miranda
author_facet Cristia Rodrigues Miranda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wander Emediato de Souza
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ida Lucia Machado
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Glaucia Muniz Proenca Lara
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Andre William Alves de Assis
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Giani David Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristia Rodrigues Miranda
contributor_str_mv Wander Emediato de Souza
Ida Lucia Machado
Glaucia Muniz Proenca Lara
Andre William Alves de Assis
Giani David Silva
dc.subject.por.fl_str_mv epidítico
mídia de negócios
retórica
responsabilidade social empresarial
valores
sustentabilidade
elogio
topic epidítico
mídia de negócios
retórica
responsabilidade social empresarial
valores
sustentabilidade
elogio
Exame (Revista)
Análise do discurso
Discurso midiático
Retórica
Responsabilidade social da empresa
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Exame (Revista)
Análise do discurso
Discurso midiático
Retórica
Responsabilidade social da empresa
description A proposta mais ampla desta tese é analisar em que medida a mídia de negócios, especificamente a Revista Exame, estrutura a produção do Guia da Sustentabilidade Corporativa, a partir de uma mise-en-scène retórico-epidítica, promovendo e amplificando as representações organizacionais em torno da temática da sustentabilidade. Nosso corpus de análise é composto por 14 reportagens que compõem esse guia, publicado no ano de 2013. Desse material, nosso recorte privilegia a construção temática em torno do objeto discursivo Responsabilidade e Sustentabilidade Empresarial. A partir de uma perspectiva interdisciplinar que agrupa as Teorias Institucionais, a Nova Retórica, a Argumentação e a Semiolinguística, realizamos uma análise discursivo-argumentativa do discurso propagado pela mídia de negócios sobre as empresas modelo. Nossa hipótese é de que há uma cena retórico-epidítica que sustenta o elogio, e funciona como estratégia para a construção e propagação de uma boa imagem dessas empresas. Para desenvolver uma análise que considera aspectos da argumentação e do discurso, partimos de discussões teóricas que consideram a aproximação entre esses dois domínios, a partir de três eixos: interacional, representacional, modal/discursivo. Através das análises e reflexões teóricas realizadas, constatamos que a mídia de negócios da Revista Exame constrói o elogio das empresas através da amplificação (propaganda), e dos exemplos ( educação) relacionados à temática da sustentabilidade, como o título da publicação da revista sugere. As análises nos levaram a considerar que o elogio que constrói a imagem das organizações está ancorado em uma retórica que equilibra valores caros ao universo organizacional e ao seu ambiente técnico, tais como: gestão responsável, lucratividade e imagem competitiva. Por outro lado, e ao mesmo tempo, essas práticas respondem às expectativas externas do meio empresarial, como a empregabilidade, a sustentabilidade e a gestão da água, valores que são frutos das demandas sociais e da preocupação com o politicamente sustentável e correto (doxa), assim da necessidade de se enfatizar os valores que advêm das demandas da competição, do mercado e do acirramento e do lucro. Os resultados das análises nos motraram que a imagem elogiosa das organizações se constroem a partir da orientação argumentativa na cena enunciativa, observada pela implicação, ou não, do locutor nessa construção. Essa orientação argumentativa foi analisada a partir das análises das asserções, que se constroem a partir de designações e predicações, os quais foram tratados como pseudoargumentos que contribuem para a construção mise-en-scène epidídica; e a partir dos discursos relatados, que também constribuem para a construção do elogio, proporcionam a construção de uma uma argumentação ad hominem e/ou ad verecundiam. Essa imagem elogiosa aciona as representações sociais, de modo a tornar os objetos discursivos (as empresas) um exemplo e um modelo para o mundo dos negócios, através de um elogio que reforça a comunhão em torno dos valores organizacionais que são também valores sociais.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T12:58:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T12:58:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-AQKGYK
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-AQKGYK
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AQKGYK/1/tese_cristia__final___3_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AQKGYK/2/tese_cristia__final___3_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 47ea213158e3060a01dbde8900e0cc39
51cdce5c96cb7a0d3743e9493f435039
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589432900583424