Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Gilcinei Teodoro CarvalhoAna Paula da Silva RodriguesCreusa Aparecida Pereira Teodoro2019-08-10T04:09:15Z2019-08-10T04:09:15Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNPJVA presente pesquisa surgiu pela necessidade de trazer uma reflexão sobre os benefícios das brincadeiras no ambiente escolar, sua importância no desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, explorando vários tipos de jogos, entendendo que os benefícios didáticos do lúdico são procedimentos altamente importantes, mas que um passatempo. Objetivou-se, além de apresentar a importância e contribuição da utilização do jogo, brinquedo e brincadeira, como elemento mediador no processo ensino aprendizagem, refletir sobre desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, apresentando a relevância das regras do brincar, conduzindo o aluno ao aprendizado significativo, incentivando a motricidade, coordenação motora, incutindo-lhe comportamentos básicos necessários à formação de sua personalidade. As práticas realizadas possibilitaram a articulação dos jogos e brincadeiras com as áreas de conhecimento da Artes, Matemática e Língua Portuguesa, de forma interdisciplinar, permitindo verificar o quanto é importante trabalhar a unidade entre teoria e prática, bem como é preciso planejar atividades voltadas para a realidade dos alunos, a fim de conseguir atingir os objetivos estabelecidos no processo de ensino e aprendizagem. Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos no jogar e no brincar contribuíram de forma significativa nos processos de apropriação do conhecimento, uma vez que, quando as crianças durante as atividades lúdicas, foram submetidas a respeitarem regras, aprenderam a dominar seu próprio comportamento, desenvolveram o pensamento abstrato, a percepção visual, o autocontrole, a observação e a memorização. Portanto, entende-se a grande responsabilidade que o professor deve ter com a aprendizagem de seus alunos. Um dos seus desafios é o de fazer com que, por meio de mediações, os alunos se apropriem do conhecimento científico, sistematizado, contribuindo assim para uma educação transformadora.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAtividades criativas na sala de aulaCrianças RecreaçãoProfessores de ensino fundamental FormaçãoBrincadeirasJogos na educaçãoBrincadeiraEscrita nas séries iniciaisA brincadeira no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcreusa_aparecida_pereira_teodoro.pdfapplication/pdf1332765https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACNPJV/1/creusa_aparecida_pereira_teodoro.pdfed483c029f51593abdb33d4d28c4f987MD51TEXTcreusa_aparecida_pereira_teodoro.pdf.txtcreusa_aparecida_pereira_teodoro.pdf.txtExtracted texttext/plain52039https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACNPJV/2/creusa_aparecida_pereira_teodoro.pdf.txt1b942e4b4c32d9317d18a43f11213dd4MD521843/BUOS-ACNPJV2019-11-14 12:03:08.367oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ACNPJVRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:03:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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