Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Renata de Castro Martinshttp://lattes.cnpq.br/9830587097758541Mauro Henrique Nogueira Guimarães de AbreuSoraya Mameluque FerreiraDaniele Lopes Lealhttp://lattes.cnpq.br/3570879487088789Denise Oliveira Franco2023-11-01T21:51:49Z2023-11-01T21:51:49Z2023-09-26http://hdl.handle.net/1843/60459O telessaúde é a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas atividades relacionadas à saúde desenvolvidas à distância entre profissionais e/ou pacientes. Para que as ações do telessaúde proporcionem serviços de saúde resolutivos é fundamental que os ambientes de trabalho tenham infraestrutura disponível em relação as TIC. O objetivo principal foi comparar a infraestrutura de TIC, que favorece o desenvolvimento de ações de telessaúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) participantes do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) no Brasil e regiões brasileiras; além de organizar um curso de formação profissional para os profissionais de saúde bucal de Ouro Branco, Minas Gerais (MG). Este estudo longitudinal utilizou dados secundários do segundo e terceiro ciclos do PMAQ-AB, realizados respectivamente nos anos de 2013/2014 e 2017/2018. Apenas as UBS que participaram de ambos os ciclos foram incluídas e pareadas pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). A amostra final foi de 22.021 UBS. As variáveis selecionadas para o estudo foram obtidas do Módulo I - Observação em Unidades Básicas de Saúde, na subdimensão - Equipamentos de tecnologia da informação e telessaúde. Participaram apenas as variáveis comuns aos dois ciclos representadas por computador, câmera, caixa de som, microfone, impressora, televisão e internet suficiente. A presença de cada equipamento de TIC atribuiu uma pontuação a cada UBS, sendo a pontuação final a soma do número de equipamentos identificados no serviço de saúde (de 0 a 7 pontos). Os dados foram analisados descritivamente e por meio do teste de Wilcoxon (p≤0,05) para comparar os escores das UBS no Brasil e nas regiões brasileiras, utilizando o programa SPSS, v. 25.0. Houve um aumento no número de UBS para todos os equipamentos de TIC analisados e aumento significativo da mediana de equipamentos de TIC do segundo para o terceiro ciclo no Brasil (3;4) e nas regiões brasileiras (p<0,001): Sul (4,5;5), Centro-Oeste (3,5;4), Norte (2;3) e Nordeste (1;3). Apenas a região Sudeste manteve o valor mediano de equipamentos (4) em ambos os ciclos. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste apresentaram as maiores medianas de pontuação em ambos os ciclos, mostrando melhores estruturas de TIC. A disponibilidade de equipamentos de TIC para ações do telessaúde nas UBS aumentou ao longo dos ciclos do PMAQ-AB com diferenças entre as regiões brasileiras. Em relação ao produto técnico foi realizado um Curso de Formação Profissional para as equipes de saúde bucal da Atenção Primária à Saúde, do Centro de Especialidades Odontológicas e da coordenação de saúde bucal da Prefeitura Municipal de Ouro Branco/ MG. O curso foi ministrado em dois dias, com uma carga horária de 3 horas/dia. O conteúdo teórico abordou normatizações, vantagens e modalidades de ações do telessaúde, além de um momento prático para que os participantes executassem uma simulação de um telemonitoramento. Durante a realização deste produto foram criados 5 roteiros de telemonitoramento que juntos podem contribuir para melhoria da qualidade de atenção na prestação de serviços do telessaúde à população do município.Telehealth is the use of Information and Communication Technologies (ICT) in health related activities carried out remotely among professionals and patients. For telehealth actions to provide resolutive health services, it is essential that work environments have ICT infrastructure available. The main objective was to compare the ICT infrastructure that favors the development of telehealth actions in the Basic Health Units (BHU) participating in the National Program for Improving Access and Quality in Primary Care (PMAQ-AB) in Brazil and Brazilian regions; in addition to organizing a professional training course for oral health professionals in Ouro Branco, Minas Gerais (MG). This longitudinal study used secondary data from the second and third cycles of PMAQ-AB, carried out in 2013/2014 and 2017/2018 respectively. Only BHU that participated in both cycles were included and matched by the National Register of Health Establishments. The final sample consisted of 22,021 BHU. The variables selected for the study were obtained from module I - Observation in Basic Health Units in the subdimension - Information technology and telehealth equipment. Only the variables common to both cycles, represented by computer, camera, speaker, microphone, printer, television and sufficient internet, took part. The presence of each piece of ICT equipment gave each BHU a score, with the final score being the sum of the number of pieces of equipment identified in the health service (from 0 to 7 points). The data was analyzed descriptively and using the Wilcoxon test (p≤0.05) to compare the scores of the BHUs in Brazil and in the Brazilian regions, using the SPSS program, v. 25.0. There was an increase in the number of BHU for all the ICT equipment analyzed and a significant increase in the median number of ICT equipment from the second to the third cycle in Brazil (3;4) and in the Brazilian regions (p<0.001): South (4.5;5), Midwest(3.5;4), North (2;3) and Northeast (1;3). Only the Southeast maintained the median value of equipment (4) in both cycles. The South, Southeast and Central West regions had the highest median scores in both cycles, showing better ICT structures. The availability of ICT equipment for telehealth actions in the UBS increased over the PMAQ-AB cycles, with differences between the Brazilian regions. With regard to the technical product, a Professional Training Course was held for the oral health teams of the Primary Health Care, the Dental Specialties Center and the oral health coordination of the Ouro Branco/MG city hall. The course was given over two days, with a workload of 3 hours/day. The theoretical content covered standards, advantages and types of telehealth actions, as well as a practical moment for participants to carry out a simulation of telemonitoring. During the course of this product, 5 telemonitoring scripts were created, which together can contribute to improving the quality of care in the provision of telehealth services to the municipality's population.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Odontologia em Saúde PúblicaUFMGBrasilFAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessTelemedicinaAtenção primária à saúdeAvaliação em saúdeTeleodontologiaEquipamentos e provisõesTelemedicinaAtenção primária à saúdeAvaliação em saúdeAnálise da estrutura das unidades básicas de saúde do Brasil para a realização de ações do telessaúdeAnalysis of the structure of basic health units in Brazil to conduct telehealth actionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALAnálise da estrutura das UBS do Brasil para realização de ações do telessaúde_Dissertação Denise Franco.pdfAnálise da estrutura das UBS do Brasil para realização de ações do telessaúde_Dissertação Denise Franco.pdfapplication/pdf2903844https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60459/1/An%c3%a1lise%20da%20estrutura%20das%20UBS%20do%20Brasil%20para%20realiza%c3%a7%c3%a3o%20de%20a%c3%a7%c3%b5es%20do%20telessa%c3%bade_Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Denise%20Franco.pdfdd55c4251c943f3f1377856db98c15f5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60459/2/license_rdf00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60459/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/604592023-11-01 18:51:49.931oai:repositorio.ufmg.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-11-01T21:51:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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