As estratégias políticas de O bem amado, farsa sociopolítica em 9 quadros: uma construção discursiva do personagem Odorico Paraguaçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Antonio Fernandes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7PR8Q
Resumo: Nesta dissertação, é feita a análise da farsa O Bem Amado de Dias Gomes, com o objetivo principal de verificar como foi construído seu personagem principal, Odorico Paraguaçu. Abordando a constituição do personagem, a partir de seus possíveis ethé, verifica-se que estes estão relacionados aos imaginários sociodiscursivos da época em que a peça foi produzida. Com isso, percebe-se que Dias Gomes recorreu aos imaginários políticos, para idealizar o personagem, aludindo aos políticos e situações políticas da época. Os principais imaginários seriam do político coronel, e o imaginário do político verborrágico, que ajudam a construir o ethos do personagem. A peça se passa na fictícia Sucupira, onde Odorico Paraguaçu, líder político e coronel abastado da região, candidata-se a prefeito, tendo como plataforma política a construção de um cemitério na cidade. Como não havia cemitério emSucupira, os defuntos eram enterrados na cidade vizinha. Eleito, Odorico constrói o cemitério, porém falta defunto para inaugurá-lo. Para justificar a sua obra e manter sua popularidade, já abalada pelo discurso da oposição, que considerava a obra um desperdício do dinheiro público, Odorico irá utilizar-se dos meios mais inescrupulosos possíveis parainaugurar o cemitério, para manter-se no poder, pois, segundo Odorico, em política: os finalmentes justificam os não obstantes(GOMES, [1961], (2014, p.70). Essa frase resume a noção de política de Odorico, remetendo a um imaginário de que todos os meios são justificáveis para alcançar os objetivos políticos. Com esse imaginário, constrói-se seu ethos de político ardiloso, cheio de malícia.Busca-se também analisar o personagem fictício pela identificação do interdiscurso e constata-se que ele foi inspirado em políticos factuais contemporâneos de Dias Gomes, configurando-se a farsa O Bem Amado uma metáfora do Brasil daquele período. Utiliza-se o quadro teórico da Teoria Semiolinguística de Charaudeau ([1983], 2010), destacando-se principalmente seu quadro comunicacional. Para análise do discurso político e dos imaginários sociodiscursivos, pauta-se em Charaudeau(2008). Sobre a noção de ethos novamente em Charaudeau (2008), Amossy (2008), dentre outros. Apóia-se, também, em referencial teórico literário, considerando a especificidade do objeto analisado. Enfim, resumidamente, pode-se afirmar que o autor Dias Gomes produziu um texto fundamentado nos imaginários sociodiscursivos de um típico político brasileiro, demagogo, teatral.
id UFMG_f5b05c07aef0a2c6e6726c7f8a45ef51
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-A7PR8Q
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eliana Amarante de Mendonca MendesMelliandro Mendes GalinariIda Lucia MachadoCarlos Antonio Fernandes2019-08-10T01:00:03Z2019-08-10T01:00:03Z2015-12-22http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7PR8QNesta dissertação, é feita a análise da farsa O Bem Amado de Dias Gomes, com o objetivo principal de verificar como foi construído seu personagem principal, Odorico Paraguaçu. Abordando a constituição do personagem, a partir de seus possíveis ethé, verifica-se que estes estão relacionados aos imaginários sociodiscursivos da época em que a peça foi produzida. Com isso, percebe-se que Dias Gomes recorreu aos imaginários políticos, para idealizar o personagem, aludindo aos políticos e situações políticas da época. Os principais imaginários seriam do político coronel, e o imaginário do político verborrágico, que ajudam a construir o ethos do personagem. A peça se passa na fictícia Sucupira, onde Odorico Paraguaçu, líder político e coronel abastado da região, candidata-se a prefeito, tendo como plataforma política a construção de um cemitério na cidade. Como não havia cemitério emSucupira, os defuntos eram enterrados na cidade vizinha. Eleito, Odorico constrói o cemitério, porém falta defunto para inaugurá-lo. Para justificar a sua obra e manter sua popularidade, já abalada pelo discurso da oposição, que considerava a obra um desperdício do dinheiro público, Odorico irá utilizar-se dos meios mais inescrupulosos possíveis parainaugurar o cemitério, para manter-se no poder, pois, segundo Odorico, em política: os finalmentes justificam os não obstantes(GOMES, [1961], (2014, p.70). Essa frase resume a noção de política de Odorico, remetendo a um imaginário de que todos os meios são justificáveis para alcançar os objetivos políticos. Com esse imaginário, constrói-se seu ethos de político ardiloso, cheio de malícia.Busca-se também analisar o personagem fictício pela identificação do interdiscurso e constata-se que ele foi inspirado em políticos factuais contemporâneos de Dias Gomes, configurando-se a farsa O Bem Amado uma metáfora do Brasil daquele período. Utiliza-se o quadro teórico da Teoria Semiolinguística de Charaudeau ([1983], 2010), destacando-se principalmente seu quadro comunicacional. Para análise do discurso político e dos imaginários sociodiscursivos, pauta-se em Charaudeau(2008). Sobre a noção de ethos novamente em Charaudeau (2008), Amossy (2008), dentre outros. Apóia-se, também, em referencial teórico literário, considerando a especificidade do objeto analisado. Enfim, resumidamente, pode-se afirmar que o autor Dias Gomes produziu um texto fundamentado nos imaginários sociodiscursivos de um típico político brasileiro, demagogo, teatral.Dans ce travail , nous analysons la farse brésilienne O Bem Amado de Dias Gomes dont l'objectif principal est de vérifier comment a été construit le personnage principal, Odorico Paraguaçu. En étudiant la constitution du personnage à partir de ses ethé, nous constatonsqu'ils sont liés aux imaginaires sociodiscursifs de l´époque où la pièce a été écrite.Cela dit, nous nous apercevons que Dias Gomes a repris les imaginaires politiques pour créer le personnage en faisant allusion aux politiciens et aux situations politiques de l'époque. Les imaginaires principaux seraient celui du politicien colonel e celui de l'imaginaire dupoliticien qui n'arrête jamais de parler, de dire n'importe quoi (verborrágico) , ce qui aide à construire l' ethos du personnage. L'histoire se passe dans un village imaginaire, Sucupira, où le leader politique, un riche colonel de la région, pose sa candidature pour devenir le maire du village, ayant comme programme politique la construction d'un cimétière, car il n'y en avait pas à Sucupira et les morts étaient donc enterrés dans un village voisin. Elu,Odorico fait bâtir le cimétière, néanmoins il manque le défunt pour son inauguration. Pour justifier son oeuvre et garder la popularité déjà très détruite par le discours de l'opposition qui considérait cela un gaspillage de l'argent publique, Odorico va se procurer les moyens les plus ignominieux et sordides pour inaugurer le cimétière et pour rester dans le pouvoir, car selon lui, en politique " les finalement justifient les nonobstant" (Gomes, [1961], (2014, p70 ). Cette phrase exprime la pensée politique du maire Odorico, en faisant allusion à un imaginaire où tous les moyens sont plausibles pour atteindre lesobjectifs politiques. Avec cet imaginaire, Dias Gomes réussit à créer l'ethos du politicien corrompu et malin. Nous essayons d'analyser le personnage de fiction par l'identification de l'interdiscours et nous constatons qu'il a été inspiré des politiciens factuels contemporains de Dias Gomes, ce qui fait que O Bem Amado soit considéré une étaphoredu Brésil de cette époque-là. Dans ce travail, nous nous appuyons sur la Théorie Semiolinguistique de Charaudeau (1983, 20100 ) et surtout sur son tableau communicationnel pour ce qui concerne l'analyse du discours politicien et des imaginaires sociodiscursifs (Charaudeau (2008). Nous nous appuyons également sur la notion d' ethosélaborée par Charaudeau (2008), Amossy (2008), parmi d'autres. Ceci dit, nous pouvons affirmer que l'auteur de la pièce, Dias Gomes, a écrit un texte en reproduisant les imaginaires sociodiscursifs d'un typique politicien brésilien démagogique et théatral.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatro brasileiroDiscurso políticoEstratégia discursivaParaguaçu, Odorico (Personagem fictício)Gomes, Dias , 1922-1999 Bem amadoFicçãoDiscursoAnálisePolíticaAs estratégias políticas de O bem amado, farsa sociopolítica em 9 quadros: uma construção discursiva do personagem Odorico Paraguaçuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_vers_o_definitiva_da_definitiva__1__revista_el_.pdfapplication/pdf1243682https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A7PR8Q/1/disserta__o_vers_o_definitiva_da_definitiva__1__revista_el_.pdf872c4f1648d07804452c8c033e04b51eMD51TEXTdisserta__o_vers_o_definitiva_da_definitiva__1__revista_el_.pdf.txtdisserta__o_vers_o_definitiva_da_definitiva__1__revista_el_.pdf.txtExtracted texttext/plain432265https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A7PR8Q/2/disserta__o_vers_o_definitiva_da_definitiva__1__revista_el_.pdf.txt0ea313bd29ee6f6d6be9055f87c3a9eeMD521843/MGSS-A7PR8Q2019-11-14 05:13:38.555oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-A7PR8QRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:13:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As estratégias políticas de O bem amado, farsa sociopolítica em 9 quadros: uma construção discursiva do personagem Odorico Paraguaçu
title As estratégias políticas de O bem amado, farsa sociopolítica em 9 quadros: uma construção discursiva do personagem Odorico Paraguaçu
spellingShingle As estratégias políticas de O bem amado, farsa sociopolítica em 9 quadros: uma construção discursiva do personagem Odorico Paraguaçu
Carlos Antonio Fernandes
Ficção
Discurso
Análise
Política
Teatro brasileiro
Discurso político
Estratégia discursiva
Paraguaçu, Odorico (Personagem fictício)
Gomes, Dias , 1922-1999 Bem amado
title_short As estratégias políticas de O bem amado, farsa sociopolítica em 9 quadros: uma construção discursiva do personagem Odorico Paraguaçu
title_full As estratégias políticas de O bem amado, farsa sociopolítica em 9 quadros: uma construção discursiva do personagem Odorico Paraguaçu
title_fullStr As estratégias políticas de O bem amado, farsa sociopolítica em 9 quadros: uma construção discursiva do personagem Odorico Paraguaçu
title_full_unstemmed As estratégias políticas de O bem amado, farsa sociopolítica em 9 quadros: uma construção discursiva do personagem Odorico Paraguaçu
title_sort As estratégias políticas de O bem amado, farsa sociopolítica em 9 quadros: uma construção discursiva do personagem Odorico Paraguaçu
author Carlos Antonio Fernandes
author_facet Carlos Antonio Fernandes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eliana Amarante de Mendonca Mendes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Melliandro Mendes Galinari
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ida Lucia Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos Antonio Fernandes
contributor_str_mv Eliana Amarante de Mendonca Mendes
Melliandro Mendes Galinari
Ida Lucia Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Ficção
Discurso
Análise
Política
topic Ficção
Discurso
Análise
Política
Teatro brasileiro
Discurso político
Estratégia discursiva
Paraguaçu, Odorico (Personagem fictício)
Gomes, Dias , 1922-1999 Bem amado
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teatro brasileiro
Discurso político
Estratégia discursiva
Paraguaçu, Odorico (Personagem fictício)
Gomes, Dias , 1922-1999 Bem amado
description Nesta dissertação, é feita a análise da farsa O Bem Amado de Dias Gomes, com o objetivo principal de verificar como foi construído seu personagem principal, Odorico Paraguaçu. Abordando a constituição do personagem, a partir de seus possíveis ethé, verifica-se que estes estão relacionados aos imaginários sociodiscursivos da época em que a peça foi produzida. Com isso, percebe-se que Dias Gomes recorreu aos imaginários políticos, para idealizar o personagem, aludindo aos políticos e situações políticas da época. Os principais imaginários seriam do político coronel, e o imaginário do político verborrágico, que ajudam a construir o ethos do personagem. A peça se passa na fictícia Sucupira, onde Odorico Paraguaçu, líder político e coronel abastado da região, candidata-se a prefeito, tendo como plataforma política a construção de um cemitério na cidade. Como não havia cemitério emSucupira, os defuntos eram enterrados na cidade vizinha. Eleito, Odorico constrói o cemitério, porém falta defunto para inaugurá-lo. Para justificar a sua obra e manter sua popularidade, já abalada pelo discurso da oposição, que considerava a obra um desperdício do dinheiro público, Odorico irá utilizar-se dos meios mais inescrupulosos possíveis parainaugurar o cemitério, para manter-se no poder, pois, segundo Odorico, em política: os finalmentes justificam os não obstantes(GOMES, [1961], (2014, p.70). Essa frase resume a noção de política de Odorico, remetendo a um imaginário de que todos os meios são justificáveis para alcançar os objetivos políticos. Com esse imaginário, constrói-se seu ethos de político ardiloso, cheio de malícia.Busca-se também analisar o personagem fictício pela identificação do interdiscurso e constata-se que ele foi inspirado em políticos factuais contemporâneos de Dias Gomes, configurando-se a farsa O Bem Amado uma metáfora do Brasil daquele período. Utiliza-se o quadro teórico da Teoria Semiolinguística de Charaudeau ([1983], 2010), destacando-se principalmente seu quadro comunicacional. Para análise do discurso político e dos imaginários sociodiscursivos, pauta-se em Charaudeau(2008). Sobre a noção de ethos novamente em Charaudeau (2008), Amossy (2008), dentre outros. Apóia-se, também, em referencial teórico literário, considerando a especificidade do objeto analisado. Enfim, resumidamente, pode-se afirmar que o autor Dias Gomes produziu um texto fundamentado nos imaginários sociodiscursivos de um típico político brasileiro, demagogo, teatral.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T01:00:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T01:00:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7PR8Q
url http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7PR8Q
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A7PR8Q/1/disserta__o_vers_o_definitiva_da_definitiva__1__revista_el_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A7PR8Q/2/disserta__o_vers_o_definitiva_da_definitiva__1__revista_el_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 872c4f1648d07804452c8c033e04b51e
0ea313bd29ee6f6d6be9055f87c3a9ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589151039160320