spelling |
Nilson Tadeu Ramos NunesLeise Kelli de OliveiraDaniela Augusto de Almeida2019-08-12T20:34:15Z2019-08-12T20:34:15Z2012-06-25http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BVGD7Nos dias atuais a logística é vista como uma ferramenta estratégica nas empresas, pois, com a similaridade dos produtos, ela vem a ser uma atividade que pode criar a diferença na busca pela satisfação do cliente que se tornou mais exigente quanto aos produtos e serviços oferecidos pelas organizações. Questões como disponibilidade, velocidade de resposta e eliminação de custos são consideradas como essenciais para a sustentação de um negócio, sendo a logística responsável por entregar o produto certo e na hora certa em que o cliente deseja. Para tanto, torna-se necessário um ótimo sistema de transporte que disponibilize as mercadorias a outras regiões. Devido à importância da logística nesse contexto, vislumbrou-se a oportunidade de se estudar o sistema de transporte no Brasil em especial o sistema hidroviário de Minas Gerais que apesar de pouco explorado, possui grande potencial de crescimento, tendo em alguns dos seus portos fluviais como o de Iturama (rio Grande) e Santa Vitória (rio Paranaíba), no Triângulo Mineiro, e de Pirapora (São Francisco) opções para o escoamento da produção para uma vasta região e fator de crescimento econômico para áreas de grande potencial de desenvolvimento do agronegócio, como as regiões Norte e Noroeste.Nowadays logistics has been seen as a strategic tool in business, because of the similarity of products. It has to be an activity that can make the difference in the pursuit of customer satisfaction that has become more demanding in the products and services offered by organizations. Issues such as clientele availability, response speed, and cost reduction are considered essential to sustain a business. The logistics are responsible for delivering the right product at the right time, when the customer wants it. Therefore, the necessity of having a great transportable system that delivers the goods to other regions is fundamental. Due to the importance of logistics in this context, it had been seen the opportunity to study the transport system in Brazil in the waterway system, especially in Minas Gerais that although it´s been little explored, it has great potential, taking some of its river ports such as Iturama (Rio Grande), and Santa Vitória (Paranaíba), in Triângulo Mineiro, and Pirapora (São Francisco), offering options for the delivery of products for a wide region, and factors of economic growth to areas of high potential for agribusiness development like the North and Northwest.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHidroviasLogísticaEngenharia de transportesRio São FranciscoEstado de Minas GeraisHidroviaO Rio São Francisco como alternativa de transporte para o estado de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvers_o_final___pdf.pdfapplication/pdf483849https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9BVGD7/1/vers_o_final___pdf.pdfdb1c4bcc46c7d8cfbc6204bb0d269f3aMD51TEXTvers_o_final___pdf.pdf.txtvers_o_final___pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain50860https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9BVGD7/2/vers_o_final___pdf.pdf.txtfa09f041cbaa06f8a367acc3c9620973MD521843/BUOS-9BVGD72019-11-14 19:50:21.901oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9BVGD7Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:50:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|