Currículo e educação de surdos/as: processos de subjetivação em duas práticas inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clara Tatiana Dias Amaral
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-84GRML
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar o funcionamento dos currículos de duas modalidades de educação de alunos/as surdos/as da rede municipal de Betim em classe especial e em classe comum na produção de subjetividades surdas particulares. Para a realização das análises, foram utilizados como referencial teórico os EstudosSurdos e as contribuições dos Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista. Foram empregados procedimentos metodológicos inspirados na etnografia e diferentes conceitos como currículo, cultura, poder, subjetividade, dentre outros, para a análise dos modos de subjetivação dos/as surdos/as. O argumento desenvolvido é o de que oscurrículos investigados operam in/exclusões investindo repetidamente sobre as subjetividades surdas por meio de uma divisão binária (surdo/a versus ouvinte) e da marcação da norma (tendo o ouvinte como o referente). Mostro, ao longo da dissertação, como a conduta dos/as surdos/as nas duas classes pesquisadas, classe especial e classe comum, são conduzidas pelo discurso da educação inclusiva e pelodiscurso da educação de surdos/as que circulam na escola pesquisada. Estes discursos, apesar de serem distintos no campo acadêmico, se constituem em uma mesma racionalidade na prática da escola investigada, ambos contribuindo para o processo de subjetivação dos/as surdos/as em termos terapêuticos. Nesse sentido, os discursos aqui investigados são capturados pelas mesmas redes de poder, sob a âncora do poder de normalização instituído nas discussões educacionais em torno dos sujeitos anormais. A análise demonstra que técnicas de comparação, classificação e diferenciação são fundamentais para o funcionamento dos currículos das modalidades de educação de surdos/as investigadas, constituindo um processo de normalização desses/as alunos/as. A ação dessas técnicas não pretende que todos/as alunos/as surdos/as e ouvintes sejam iguais, mas constitui todos/as - surdos e ouvintes - dentro do padrão de normalidade ouvinte, cada um ocupando o seu devido lugar no interior da norma. Por fim, o estudo mostra as divisões operadas nos currículos investigados a fim de demarcar os espaços específicos de aprendizagem de surdos/as e ouvintes. Esses espaços, classe especial e classe comum, se distinguem por produzir significados diferentes sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de seus/as alunos/as, engendrando práticas de compensação do déficit e correção das anormalidades, com estratégias específicas no processo de subjetivação dos/as surdos/as e ouvintes.
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O argumento desenvolvido é o de que oscurrículos investigados operam in/exclusões investindo repetidamente sobre as subjetividades surdas por meio de uma divisão binária (surdo/a versus ouvinte) e da marcação da norma (tendo o ouvinte como o referente). Mostro, ao longo da dissertação, como a conduta dos/as surdos/as nas duas classes pesquisadas, classe especial e classe comum, são conduzidas pelo discurso da educação inclusiva e pelodiscurso da educação de surdos/as que circulam na escola pesquisada. Estes discursos, apesar de serem distintos no campo acadêmico, se constituem em uma mesma racionalidade na prática da escola investigada, ambos contribuindo para o processo de subjetivação dos/as surdos/as em termos terapêuticos. Nesse sentido, os discursos aqui investigados são capturados pelas mesmas redes de poder, sob a âncora do poder de normalização instituído nas discussões educacionais em torno dos sujeitos anormais. 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Esses espaços, classe especial e classe comum, se distinguem por produzir significados diferentes sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de seus/as alunos/as, engendrando práticas de compensação do déficit e correção das anormalidades, com estratégias específicas no processo de subjetivação dos/as surdos/as e ouvintes.The objective of the present research is to investigate the curriculums operation of two education modalities for deaf students in a municipal school in the city of Betim one in a special classroom and the other in a regular classroom and its production of specifics deaf subjectivities. For the analyses achievement, it was used as theoretical reference the Deaf Studies and the contributions of Cultural Studies, based on the poststructuralism approach. As methodological procedures, elements inspired in ethnography were used plus different concepts as curriculum, culture, power, subjectivity and others with the objective to analyze the ways of deaf subjetivation. The argument developed is that the investigated curriculum operates inclusions and exclusions, investing repeatedly on the deaf subjectivities through a binary division (deaf versus listener) and marking the norm (having the listener as the referring one). Throughout this dissertation, it is shown how the deaf students conducts in the two classes researched, the special classroom and the regular classroom, are driven by the Inclusive education discourse and the Deaf education discourse that appears in theinvestigated school. Despite being distinct in academic field, those discourses are part of the same rationality in the investigated school, both contributing for the deaf students subjetivation process in therapeutically terms. In this direction, the discourses here investigated are captured by the same power relations, under the anchor of thenormalization power that was instituted in the educational arguments around the abnormal subjects. The analysis shows that the comparison, classification and differentiation techniques are essential to the curriculums operation of the deaf students education modalities investigated, what constitutes a normalization process of these students. The application of these techniques does not intend to have deaf students and listeners as equals, but constitutes both - deaf and listeners - inside the listener normality standards, each one occupying its had place in the interior of the norm. Finally, the study shows the divisions that occur in the curriculums investigated in order to demarcate the specific learning spaces for deaf and listeners students. Those spaces,special classroom and regular classroom, are distinct for producing different meanings for its students about the reading and the written learning process, engendering deficit compensation practices and abnormalities correction, with specific strategies in the deaf and listeners subjetivation process.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSurdosSurdezCurrículos AvaliaçãoEducaçãoEducação inclusivaSubjetividadeSurdos EducaçãoSurdez Aspectos sociaisSurdezSubjetivacaoEstudos surdosCurriculoCurrículo e educação de surdos/as: processos de subjetivação em duas práticas inclusivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALclara_amaral_disserta__o.pdfapplication/pdf2678081https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-84GRML/1/clara_amaral_disserta__o.pdfad781e5e5f47189500f679d6e57086e3MD51TEXTclara_amaral_disserta__o.pdf.txtclara_amaral_disserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain356079https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-84GRML/2/clara_amaral_disserta__o.pdf.txtb8a5cd7785b94514e14921f7ea51f979MD521843/HJPB-84GRML2019-11-14 16:11:48.689oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-84GRMLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:11:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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