Entre caixa preta e cubo branco: o vídeo nos espaços das artes plásticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adolfo Enrique Cifuentes Porras
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8E3FGQ
Resumo: Esta tese explora vários aspectos relacionados com a transposição da imagem em movimento, da Caixa Preta da sala de cinema, para o Cubo Branco da galeria-museu. Dado o nexo que, por definição, liga a imagem em movimento à sequência temporal, o território natural de pesquisa das suas possibilidades expressivas foi por muito tempo a narrativa cinematográfica. Há várias décadas, porém, a imagem em movimento vem realizando um deslocamento gradual, masdefinitivo, da sala de cinema para a galeria e o museu. Dois regimes de atenção e de disponibilidade do olhar se entrecruzam: o espectador na cadeira do cinema e o observador caminhante da galeria; e também os regimes opostos da imagem fixa e da imagem-tempo.Outras contraposições acontecem nesse deslocamento: a materialidade-espacialidade da escultura, da arquitetura e da pintura, e a transitoriedade narrativa da imagem audiovisual se entrecruzam. Do mesmo modo, a materialidade dos diferentes suportes tecnológicos, próprios da imagem em movimento, entra em diálogo, tanto com a função de preservar a memória, própria do museu, quanto com a presença física e a experiência espacial, associadas ao campotradicional das artes plásticas. São esses múltiplos entrecruzamentos os que estruturam o desenvolvimento desta pesquisa.
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spelling Maria Angelica Melendi de BiasizzoWanda de Paula TofaniStephane Denis Albert Rene HuchetAna Lucia Menezes de AndradeEduardo Antonio de JesusAdolfo Enrique Cifuentes Porras2019-08-09T19:34:34Z2019-08-09T19:34:34Z2010-12-17http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8E3FGQEsta tese explora vários aspectos relacionados com a transposição da imagem em movimento, da Caixa Preta da sala de cinema, para o Cubo Branco da galeria-museu. Dado o nexo que, por definição, liga a imagem em movimento à sequência temporal, o território natural de pesquisa das suas possibilidades expressivas foi por muito tempo a narrativa cinematográfica. Há várias décadas, porém, a imagem em movimento vem realizando um deslocamento gradual, masdefinitivo, da sala de cinema para a galeria e o museu. Dois regimes de atenção e de disponibilidade do olhar se entrecruzam: o espectador na cadeira do cinema e o observador caminhante da galeria; e também os regimes opostos da imagem fixa e da imagem-tempo.Outras contraposições acontecem nesse deslocamento: a materialidade-espacialidade da escultura, da arquitetura e da pintura, e a transitoriedade narrativa da imagem audiovisual se entrecruzam. Do mesmo modo, a materialidade dos diferentes suportes tecnológicos, próprios da imagem em movimento, entra em diálogo, tanto com a função de preservar a memória, própria do museu, quanto com a presença física e a experiência espacial, associadas ao campotradicional das artes plásticas. São esses múltiplos entrecruzamentos os que estruturam o desenvolvimento desta pesquisa.This thesis explores a broad range of aspects related to the transference of the moving image from the Black Box of the movie theater to the White Cube of the museum gallery. Given the fact that (by definition) the moving-image is sequencial in time, the storytelling of cinema was, for a long time, the natural field of exploration of its creative possibilities. However, starting a few decades ago, a steady but definitive shift has been taking place. The moving image is going into the gallery and the museum. Two clearly distinct regimens of attention and gaze overlap each other: the sitting viewer in his seat and the walking visitor in the gallery, as well as the fixed and the time-based image. Several other juxtapositions take place in this relocation: the materialityspatialityof painting, sculpture and architecture with the narrative transitoriness of the audiovisual image. In this manner, the materiality of the different technological supports intrinsically related to the production of the moving image establishes dialogues with the museums function ofpreserving memory. This materiality of the technological supports also dialogues with the physical presence and spatial experience associated with the traditional field of the Fine Arts. These multiple intersections structure this particular research.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGImagem (Filosofia)Arte moderna Séc XXIMuseus de arteArtes plasticasVideoarteArtesCriação (Literária, artística, etc)Comunicação visualMultimídia na arteartes plásticasMuseus de artemultimídia na arteEntre caixa preta e cubo branco: o vídeo nos espaços das artes plásticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALteseadolfo_cifuentes.pdfapplication/pdf2616585https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8E3FGQ/1/teseadolfo_cifuentes.pdf6d45d9363bfd3bcbb79bfeef1ed27f2dMD51TEXTteseadolfo_cifuentes.pdf.txtteseadolfo_cifuentes.pdf.txtExtracted texttext/plain750569https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8E3FGQ/2/teseadolfo_cifuentes.pdf.txtce928b9230102006fababe074a634706MD521843/JSSS-8E3FGQ2019-11-14 06:01:15.094oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8E3FGQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:01:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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