Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Ariadia Ylana FerreiraSolange Faria de Oliveira Costa2019-08-14T18:47:58Z2019-08-14T18:47:58Z2015-08-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGPMO presente trabalho busca atentar para a necessária aproximação entre o discurso de uma gestão democrática e o agir do grupo gestor no ambiente escolar. Deste modo, busca-se discutir as implicações de um determinado modelo de gestão nas relações de trabalho da Escola Estadual Princesa de Minas e como essas impactam no processo de ensino-aprendizagem, por estarem todos estes componentes, direta ou indiretamente, vinculados à qualidade do ensino ministrado na escola estudada. Partindo-se da observação do cotidiano escolar, da análise dos resultados dos alunos no PROEB e da avaliação de desempenho dos professores (ADI) e gestores da escola ficou evidenciado que há uma estreita ligação entre o trabalho desenvolvido pelos atores do processo de ensino-aprendizagem e a postura adotada pela gestão da escola investigada. Constatou-se ainda, uma incongruência entre os resultados da avaliação dos alunos e o resultado da avaliação de desempenho dos professores. Assim, procurou-se definir o papel do gestor escolar como (também) mediador de ações racionalmente adequadas ao princípio da isonomia e da ética como contributo, indubitável, para a garantia da qualidade do ambiente de trabalho e consequentemente do processo de ensino-aprendizagem.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRendimento escolarEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalAlunos AvaliaçãoGestão democráticaAvaliação externa (PROEB)Avaliação de desempenho individual (ADI)Paradoxo entre a avaliação de desempenho do aluno e a avaliação de desempenho do docente à luz de uma gestão "democrática"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsolangefariadeoliveiracostaturma2.pdfapplication/pdf1220338https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCGPM/1/solangefariadeoliveiracostaturma2.pdff29e4c52891458d3360a6f1fc7095985MD51TEXTsolangefariadeoliveiracostaturma2.pdf.txtsolangefariadeoliveiracostaturma2.pdf.txtExtracted texttext/plain119484https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCGPM/2/solangefariadeoliveiracostaturma2.pdf.txt74d320d4399a601b8614dfe7d6d6d083MD521843/BUBD-9ZCGPM2019-11-14 16:19:06.104oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCGPMRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:19:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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