Percepções dos adolescentes sobre a violência em um assentamento rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angela Moreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AW9HBC
Resumo: A dissertação tem como objetivo investigar as percepções dos adolescentes - 10 a 19 anos, em escola, localizada em um Assentamento Rural, no Município de Alto Paraíso de Goiás - GO, a respeito da violência. Para tanto, a parte inicial do trabalho procura aclarar determinados assuntos teóricos: aspectos gerais sobre a violência; conceito de violência; tipologia da violência; natureza da violência; a violência no mundo e no Brasil; e considerações sobre adolescência e a relação da violência com adolescentes. Realizada a descrição da história do Movimento Sem Terra, delimita-se o cenário de pesquisa o Assentamento Sílvio Rodrigues, e faz-se a caracterização da escola localizada no interior deste assentamento rural. Trata-se de uma pesquisa transversal de abordagem metodológica quantitativa e qualitativa acerca das percepções dos adolescentes em relação ao fenômeno violência. No componente quantitativo buscou-se caracterizar o perfil sociodemográfico dos adolescentes em situação de violência e construir um indicador de violência, selecionando-o com características da escola, família, grupos de adolescentes e próprios grupos do assentamento. A população de estudo foi composta de alunos do Educandário Humberto de Campos, que participaram da pesquisa respondendo ao Questionário de Pesquisa sobre Saúde e Prevenção da Violência SAUVI. Os dados de natureza quantitativa foram armazenados e tabulados em bancos de dados, utilizando-se o Programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Realizaram-se análise descritiva com distribuição de frequências, análise bivariada, e análise multivariada utilizando análise de correspondência. Na coleta de dados qualitativos buscou compreender a percepção e os significados dos adolescentes em relação à violência, e as possibilidades de enfrentamento da violência identificadas por eles, por meio de entrevista semiestruturada. Os sujeitos da abordagem qualitativa foram convidados para participarem do estudo, utilizando a amostragem não probabilística. A sistematização e interpretação dos dados qualitativos das entrevistas foram realizadas por intermédio da análise de conteúdo, definida por Bardin. Com relação a análise quantitativa conclui-se que estudos epidemiológicos são importantes para revelar a violência na realidade dos adolescentes e auxiliar a construção de estratégias e articulações interdisciplinares na superação da violência, já que o modo como os adolescentes percebem a violência fornece informações importantes sobre meios de superação da mesma. Os resultados da análise qualitativa permitiram perceber que os adolescentes identificaram diversas formas de violência em seu cotidiano. Os adolescentes perceberam a violência como um problema presente no assentamento. É exercido por diferentes atores (familiares, colegas e desconhecidos) e acomete todas as faixas etárias. Acontece em diversos locais, na rua, na escola, em casa, e apresenta diversas causas como preconceitos raciais, sexuais e sociais. Concluiu-se que a escola e a família são fontes privilegiadas de mediações de conflitos possibilitando uma atuação ampla no campo da prevenção da violência.
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Trata-se de uma pesquisa transversal de abordagem metodológica quantitativa e qualitativa acerca das percepções dos adolescentes em relação ao fenômeno violência. No componente quantitativo buscou-se caracterizar o perfil sociodemográfico dos adolescentes em situação de violência e construir um indicador de violência, selecionando-o com características da escola, família, grupos de adolescentes e próprios grupos do assentamento. A população de estudo foi composta de alunos do Educandário Humberto de Campos, que participaram da pesquisa respondendo ao Questionário de Pesquisa sobre Saúde e Prevenção da Violência SAUVI. Os dados de natureza quantitativa foram armazenados e tabulados em bancos de dados, utilizando-se o Programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Realizaram-se análise descritiva com distribuição de frequências, análise bivariada, e análise multivariada utilizando análise de correspondência. Na coleta de dados qualitativos buscou compreender a percepção e os significados dos adolescentes em relação à violência, e as possibilidades de enfrentamento da violência identificadas por eles, por meio de entrevista semiestruturada. Os sujeitos da abordagem qualitativa foram convidados para participarem do estudo, utilizando a amostragem não probabilística. A sistematização e interpretação dos dados qualitativos das entrevistas foram realizadas por intermédio da análise de conteúdo, definida por Bardin. Com relação a análise quantitativa conclui-se que estudos epidemiológicos são importantes para revelar a violência na realidade dos adolescentes e auxiliar a construção de estratégias e articulações interdisciplinares na superação da violência, já que o modo como os adolescentes percebem a violência fornece informações importantes sobre meios de superação da mesma. Os resultados da análise qualitativa permitiram perceber que os adolescentes identificaram diversas formas de violência em seu cotidiano. Os adolescentes perceberam a violência como um problema presente no assentamento. É exercido por diferentes atores (familiares, colegas e desconhecidos) e acomete todas as faixas etárias. Acontece em diversos locais, na rua, na escola, em casa, e apresenta diversas causas como preconceitos raciais, sexuais e sociais. Concluiu-se que a escola e a família são fontes privilegiadas de mediações de conflitos possibilitando uma atuação ampla no campo da prevenção da violência.The dissertation aims to investigate the perceptions of adolescents - 10 to 19 years old, in a school located in a Rural Settlement, in the city of Alto Paraíso de Goiás / GO - regarding violence. Therefore, the first part of this paper tries to clarify certain theoretical issues: general aspects about violence; the concept of violence; typology of violence; nature of violence; violence in the world and in Brazil; considerations about adolescence and its relationship with violence. Following the description of the history of the Sem Terra Movement, the research scenario - Sílvio Rodrigues Settlement - is established then the school from this rural settlement is introduced and characterized. This is a cross-sectional survey of a quantitative and qualitative methodological approach about adolescents' perceptions regarding the violence phenomenon. The mixed approach involved the collection and analysis of quantitative and qualitative data. The quantitative component sought to characterize the adolescents sociodemographic profile in violence situation and to build a violence indicator, relating it to school, family, group of adolescents and group of the settlement characteristics. The study population was composed of students from Educandário Humberto de Campos, who took part in the research responding to the Survey on Health and Prevention of Violence - SAUVI. The data of a quantitative nature were stored and tabulated in databases, using the SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) Program. Descriptive analysis with frequency distribution, bivariate analysis and multivariate analysis were performed using correspondence analysis. On the collection of qualitative data, it was sought to understand the adolescents perception and significations in relation to violence and the possibilities of coping violence identified by them, through a semi-structured interview. The individuals from the qualitative approach were invited to take part in the study, using non-probabilistic sampling. The systematization and interpretation of the qualitative data of the interviews were carried out through the content analysis defined by Bardin. In regard to the quantitative analysis, it is concluded that epidemiological studies are important to reveal violence in the adolescents reality and help to build interdisciplinary strategies and articulations in overcoming violence, since the way adolescents perceive violence provides important information about the means of overcoming it. And the results of the qualitative analysis made it possible to realize that the adolescents identified several forms of violence in their daily lives. Adolescents perceived violence as a problem present in the settlement carried out by different actors (family members, colleagues and strangers) and in different places, affecting all age groups, occurring in various places, on the street, at school, at home, by various motives, such as racial, sexual and social prejudices. Furthermore, it is concluded that school and family are privileged sources of conflict mediations, allowing a broad action in the field of violence prevention.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAssentamentos ruraisPercepçãoViolênciaMedicinaAdolescenteAssentamentos ruraisPercepçãoViolênciaAdolescentePercepções dos adolescentes sobre a violência em um assentamento ruralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvolume_final_mestrado_angela_moreira_2017.pdfapplication/pdf2167415https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AW9HBC/1/volume_final_mestrado_angela_moreira_2017.pdf124809f5eca54281d69b2fbf1a6a14b8MD51TEXTvolume_final_mestrado_angela_moreira_2017.pdf.txtvolume_final_mestrado_angela_moreira_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain299143https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AW9HBC/2/volume_final_mestrado_angela_moreira_2017.pdf.txt0efb6150bea790389dceab31e11e2ad0MD521843/BUBD-AW9HBC2020-01-30 14:32:40.848oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AW9HBCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-30T17:32:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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