Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_f8c52739438961838ae0d27ecda74a20
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AREHJK
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Debora D'avila ReisBernardo Jefferson de OliveiraVerona Campos SegantiniNeilia Marcelina Barbosa2019-08-13T08:33:03Z2019-08-13T08:33:03Z2017-02-08http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREHJKO mapeamento e a divulgação das práticas de formação dos mediadores em seis museus de Belo Horizonte é o objetivo central desta investigação. Justifica sua realização, a crescente demanda por profissionais para mediar a relação do público com o patrimônio culturalpreservado em espaços museais, bem como o fortalecimento dos debates pela formação e profissionalização desses trabalhadores nos fóruns, redes e associações de pesquisadores/educadores de museus. A partir da análise documental, observação participante e conversas com profissionais de educação museal foram identificadas as ações de formação inicial e continuada das equipes de mediação promovidas pelas instituições museológicas; selecionadas as práticas que potencialmente podem inspirar a criação de ações formativas e de mediação e compartilhadas no catálogo Coleção de práticas de formação de mediadores em museus.We aim to map the mediator training practices in 6 museums of Belo Horizonte, and also to disseminate them in a catalog, having teachers and museum professionals as target readers. The present work is justified by the growing demand, from museum professionals, for practices that could strengthen the debates about mediators education and professionalization at networks and/or associations of museum researchers / educators. From the documentary analysis, participant observation and conversations with professionals of museum education were identified the actions of initial and continuous training of the mediation teams promoted by the museological institutions. Practices that could inspire the creation of training and mediation actions were selected, described and shared in the catalog "Collection of training practices for museum mediators."Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMuseus Aspectos educacionaisMuseus e escolasEducaçãoPatrimônio cultural EducaçãoPatrimônio cultural Aspectos educacionaisEnsino Meios auxiliaresMuseusMediaçãoPráticasColeção de práticas de formação de mediadores em museusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcole__o_de_pr_ticas_de_forma__o_de_mediadores_em_museus_neilia_vers_o_finalapplication/octet-stream32718273https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AREHJK/1/cole__o_de_pr_ticas_de_forma__o_de_mediadores_em_museus_neilia_vers_o_final197906fe3694890e24b88177d7bf5101MD511843/BUOS-AREHJK2019-08-13 05:33:03.716oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AREHJKRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-13T08:33:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547424271040512